Brazilian Stock Market Report
Relatório do Mercado Acionário Brasileiro
No. 41 - 02/08/1998
Paulo Romero Zanconato Pinto
SEÇÕES DESTA EDIÇÃO
Análise do Leilão da TELEBRAS
Surpreendente ! É sem dúvida a primeira impressão. Ágio acima das expectativas no preço e a aligidade do leilão não poderiam ter sido maiores. O que explica a euforia do day-after.
Agora com os olhos para o futuro, próximo e longínquo, muitos analistas já questionam o preços de algumas empresas tais como a TELESP fixa e celular e a Embratel que estariam sobrevalorizadas.
Por outro lado, apesar do ágio elevado, algumas celulares ainda tem bastante espaço para valorização.
Outro fato que tem preocupado o mercado é a capacidade do consórcio formado pela Andrade Gutierrez, que adquiriu a TELEMAR (Tele-Norte-Leste) com apenas 1% de ágio, de liquidar o valor proposto sem um financiamento especial do BNDES. Fala-se também da ausência de um sócio da setor de telecomunicações para a Andrade Gutierrez. Na verdade deste consórcio, participa a INEPAR que pode ser o elo perdido desta história.
Ficou claro também que não estamos livres dos tremores externos, principalmente se vierem de NY. Na verdade estamos ainda mais dependentes dos movimentos do mercado norte-americano. Com relação ao futuro das ADRs, provisoriamente convertidas em ADRHs. A SEC pode levar ainda muito tempo para se decidir sobre a homologação das ADRs das novas holdings. Isto pode levar até um ano. Por isso talvez os tramites da CVM também tenham de ser retardados, aguardando decisão da SEC americana. Podemos, portanto, contar com a TELEBRAS, na forma de RCTBs, dominando a tendência de nosso mercado ainda por um bom tempo.
Moedas e Bolsas Mundiais no mês e Julho/98
Na forma de planilha:
Bolmoe7.zipFIM.