Brazilian Stock Market Report

Relatório do Mercado Acionário Brasileiro

No. 42 - 16/08/1998

Paulo Romero Zanconato Pinto

SEÇÕES DESTA EDIÇÃO

 


Psicologia do Mercado

São justamente durante os períodos de baixa que fica mais fácil reconhecer alguns dos mecanismos que regem as decisões dos agentes e investidores do mercado acionário.

Como dizem os chineses, são nos momentos de crise que adquirimos mais conhecimento e experiência que devemos aproveitar para construir um futuro mais seguro.

O mercado acionário mostra que não compramos ou vendemos simplesmente participações em empresas mas sim negociamos as expectativas que os investidores e agentes têm de retorno ou risco nas suas respetivas carteiras.

São também, nestes momentos de baixa de preços das ações, que alguns passam a ser árduos defensores dos investimentos de longo prazo.

É inegável que para os grandes investidores, que possuem fluxos contínuos de capital e estão sempre com disponibilidade para novas compras, este é o momento de aproveitar os baixos preços para aumentar suas posições. No entanto um falso entendimento do termo Investimento de Longo Prazo pode levar aos pequenos e médios investidores a acreditar que, segurando suas posições compradas, poderão garantir lucros no futuro. Na verdade a chance de alavancagem (crescimento rápido) do capital depende fundamentalmente do timing (momento) das compras e das vendas. Decorrente do fato de não possuirem fluxos contínuos de capitais para investimentos e também por estarem a margem das fontes de informação, os pequenos investidores ficam aparentemente condenados ao prejuízo ou aos pequenos ganhos. As alternativas que restam aos pequenos são os fundos de ações e administração de terceiros ou adotar definitivamente a Análise Técnica como ferramenta de decisão e estudar os mecanismos de diagnose da psicologia das massas.

A eterna luta entre a ganância e o medo norteiam as atitudes dos investidores. A diversidade dos tipos de investidores e seus respectivos pesos num determinado mercado são elementos que determinam os movimentos dos preços dos papeis. Outro elemento de fundo psicológico é a memória dos preços que costumam criar barreiras temporárias para os movimentos de queda e posteriormente de alta e são conhecidas com níveis de suporte ou resistência de preços. Estes e outros elementos formam as bases do desenvolvimento da análise técnica.


RECOMENDAÇÃO

Quem ainda não vendeu aguarde. Os preços deverão, no mínimo, sofrer uma correção técnica nesta próxima semana. O que não é possível é prever se já foi atingido o ponto mínimo dos preços.

A partir da próxima semana estaremos oferecendo indicações de papéis para posicionamentos por diferentes prazos para todos os tipos de investidores.

 


FIM.



HOME