Brazilian Stock Market Report

Relatório do Mercadode Ações Brasileiro

No. 6 - 27/4/1997

Paulo Romero Zanconato Pinto


SEÇÕES DESTA EDIÇÃO


NOTÍCIAS:


AGENDA:


INDICADORES: Índice de ForçaRelativa

Entre o mais conceituados indicadoresestá o Índice de Força Relativa (IFR)ou Relative Strength Index (RSI ). Ele foi introduzido porJ. Welles Wilder num artigo publicado em junho de 1978 e a descriçãodetalhada dos métodos de cálculo e interpretaçãodo RSI podem ser encontrados no seu livro "New Concepts inTechnical Systems" (1978).

O nome Índice de ForçaRelativa na verdade não compara a força relativaentre dois ativos diferentes mas sim a força interna relativaentre dois momentos de único ativo. O nome mais apropriadopara o indicador seria "Índice de Força Interna".

Sua f'órmula de cálculoé muito simples:

RSI = 100 - [ 100 / ( 1 + U/D ) ]

onde:
U = média das variaçõesde preço para cima (altas)

D = média das variaçõesde preço para baixo (baixas)

Em geral estes valores médiossão calculados num período fixo de tempo. QuandoWlider introduziu o RSI recomendou o uso de 14 dias que foi otimizado para o DJIA.

Para ilustrar as explicaçõesincluimos um gráfico da Vale do Rio Doce onde podemos observaro RSI de 14 dias com alguns elementos para sua interpretação.



A curva em verde no parte superior representao RSI. Repare que são necessários 14 dias para ocálculo do primeiro ponto do indicador. A linha amarelavertical representa o ponto onde o indicador passou a ser calculado.

Na seção inferior temosum gráfico representando o preço na forma de barrasazuis e vermelhas. Cada barra representa o movimento do preçoentre um valor máximo e um mínimo para um dia. Ospontos azuis claros representam os preços de abertura efechamento em cada dia. A cor vermelha representa uma baixa ea cor azul representa uma alta em relação ao fechamentoanterior. As barras verdes representam o volume de açõesnegociadas em cada dia. A curva branca representa uma médiamóvel simples calculada para 14 fechamentos. Repare quea curva branca tem seu início também na (verticalamarela) marca de 14 dias.

A interpretação do Índicede Força Relativa é realizada considerando várioselementos:

  1. Máximos e mínimos.O RSI usualmente forma topos acima de 70 e mínimos abaixode 30. Quando o indicador está acima de 70 dizemos queo mercado está super comprado (overbought) e quando estáabaixo de 30 dizemos que o mercado está super vendido (oversold).
  2. Divergências. Os segmentosde retas amarelas traçados nas duas seçõesdo gráfico representam as divergências entre o movimentodos preços e o movimento do indicador. Uma divergênciabaixista ocorre, por exemplo, quando o preço forma um novomáximo e o indicador não. Isto indica que o mercadopode reverter sua tendência de alta para uma tendênciade baixa.
  3. Suportes e resistências. Pornormalizar as variações entre 0 e 100 o RSI permitedefinir mais facilmente níveis ideais para comprar (linhasde suporte) ou vender (linhas de resistência).
  4. Rupturas. A definiçãomais fácil de canais (entre linhas de suportes e resistências)permite uma detecção mais confiável de rupturasdos níveis de suporte (indicando venda) e resistência(indicando compra).
  5. Formação de padrõesmais facilmente detectáveis de compra e venda por sistemasde reconhecimento (redes neurais).

Observe que as técnicas de suporte/resistênciae de rupturas que aparentemente se contradizem são na verdadecomplementares. Apesar de o que para uma é ponto de compra,para outra é ponto de venda e vice-versa, ambas as técnicasfuncionam quando complementadas por indicadores de tendência.Quando o mercado está sem uma tendência definidautilizamos a técnica de suporte/resistência. Se houveruma ruptura de um destes níveis indica que o mercado podeter assumido uma tendência.

No gráfico indicamos de doispontos (setas brancas) um de compra (buy) e outro de venda (sell)resultantes do rompimento das retas de 30 e 70 respectivamentee após respectivas divergências altistas e baixistas(retas amarelas).

Alguns analistas não consideramos níveis de exaustão para interpretar o RSI. Sebaseiam exclusivamente nas divergências ou no fato do indicadorestar acima ou abaixo do nível 50. Assim a interpretaçãoseria simplesmente comprar quando o indicador ficar acima de 50e vender quando o indicador estiver abaixo de 50.

Existem entretanto momentos em que nãopodemos determinar perfeitamente a operação maisadequada o que nos obriga a complementar a análise comoutros indicadores.

O ponto marcado com uma interrogação(?) não satisfaz aos critérios de compra se nosbasearmos apenas no RSI mas, outros indicadores indicam o mesmoponto com sendo um ponto de compra como veremos futuramente.

É claro que dependendo do ativoque está sendo analisado o número de dias idealpara o cálculo do RSI pode ser maior ou menor que 14 diase os níveis de atuação diferentes de 30 e70. Recomendamos a otimização para cada ativo analisadoe uma periódica reavaliação com o objetivode maximizar o retorno em sua aplicação.


REVISÃO: GAP

Para ilustrar as afirmaçõesdo artigo sobre GAP (Relatório 4 de 6/4/97) estamos anexandoum gráfico da TELEBRAS PN até 25/4/97 onde ilustramosos referidos GAPs e demonstramos que todos foram fechados apósum período curto de tempo.


GLOSSÁRIO:

BULL- Touro. No mercado financeiro indica uma especulador otimista,que acredita na alta dos preços de um ativo ou de mercado.

BULLISH- Movimento do touro. Altista. Esta expressão passou arepresentar o movimento de alta provavelmente pela analogia como movimento de ataque do touro que é um movimento de baixopara cima.

BEAR- Urso. No mercado financeiro indica uma pessoa pessimista, queacredita na baixa dos preços de um ativo ou mercado.

BEARISH- Movimento do urso. Baixista. Provavelmente devido ao movimentode ataque do urso ser de cima para baixo.

Em nossa home page colocamos uma ilustraçãoindicando nossa expectativa para o mercado de médio e longoprazo. Um touro indica o mercado em alta e um urso indica o mercadoem tendência de baixa.

Confira: http://www.oocities.org/WallStreet/2500/


CORREIO:

> Date: Mon, 15 Jul 1996 12:38:56-0700

> From: LINEU FERNANDES SILVEIRA<grell@wceterp.ceterp.com.br>

> Organization USP

> Subject: Paranapanema

> Gostaria de saber se vocêstem informações sobre a Empresa Paranapanema e
> se as açoes da mesma seriamrecomendadas para compra.

A Paranapanema tem hoje suas atividadesconcentradas na construção civil e serviçosde empreiteira. Seu principal cliente é o governo e devidoàs medidas de cortes orçamentários no setorde obras, acreditamos que a empresa não deve sofrer grandesvalorizações no médio prazo.

Nesta última semana suas açõesatingiram um dos seus suportes e em seguida sofreu uma pequenarecuperação. Por ser um papel operado por especuladoressua volatilidade é alta o que significa um risco elevado.Especulativamente recomendamos o seu acompanhamento e eventuaiscompras abaixo de R$ 8,00. No momento não existem indicadoresfavoráveis para sua compra.


RECOMENDAÇÕES e PREVISÕES

Observação: Cadaprevisão é seguida de uma chance (%) que representaa probabilidade da mesma previsão ocorrer, indicando assima ocorrência mais provável em nossa opinião.Este percentual é obtido a partir de um modelo que combinadiversos indicadores técnicos com seu respectivos pesosde forma a se obter um índice entre 0 e 100.

CURTÍSSIMO PRAZO:(1 A 7 DIAS)

CURTO PRAZO:(DE 1 A 2 MESES)

MÉDIO PRAZO:(DE 3 A 12 MESES)


FIM.



HOME