Brazilian Stock Market Report

Relatório do Mercado de Ações Brasileiro

No. 9 - 01/6/1997

Paulo Romero Zanconato Pinto


SEÇÕES DESTA EDIÇÃO

Veja os relatórios anteriores em : http://www.oocities.org/WallStreet/2500/przprelp.htm

NOTÍCIAS:

Telerj será privatizada no ano que vem

O Globo
Monica Torres Maia
Correspondente

- Utilizando expressões como "droga" e "vergonha nacional" para classificar a Telerj, o ministro das Comunicações, Sérgio Motta, anunciou ontem que a companhia fluminense será privatizada no próximo ano juntamente com as demais telefônicas estaduais. Segundo o ministro, as teles de todo o país - com exceção da Telesp, que será privatizada em separado ainda a partir deste ano - serão aglutinadas em quatro holdings, com sede na capital federal para evitar polêmicas inúteis.

- A Telerj será privatizada no bojo das regionais, todas com sede em Brasília para não haver discussão. Depois de privatizadas, cada vencedor das concorrências fará o que quiser com as empresas - afirmou Motta, acrescentando que ainda não há data marcada para lançamento dos editais de privatização.

O ministro avisou que só definirá os critérios de criação das holdings depois da aprovação pelo Congresso da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), que deverá acontecer no início de julho.

A Telerj serviu como exemplo no discurso de Motta, que exaltou o pretensioso programa de privatizações do Governo e atacou o antigo regime militar.

- O Estado autoritário criou um Estado que organizava o capital. Então, o capitalista brasileiro é ineficiente. Por isso, tivemos que tirar os esqueletos do armário. Nós temos um verdadeiro cemitério deixado por um regime autoritário que pouco se preocupou com o povo.

Sobre a Telerj, Motta foi taxativo:

- A Telerj é uma droga, uma vergonha nacional, tem centrais com 80 anos de vida.
Até o fim do ano, a empresa já estará com outra cara. Motta repetiu que o Governo está investindo US$ 4 bilhões na Telerj - o maior investimento da História do Rio - para trocar a planta dos telefones.

Motta anunciou também que, a partir desta semana, sairão as regras de regulamentação do sistema DTH e que, num prazo de 15 dias, o Ministério abrirá a lista de inscrição para as empresas dispostas a se habilitar às concessões de exploração. A candidata terá que provar que já possui contratos de utilização de satélite para operar o sistema de TV. Motta disse que o Ministério também autorizará a entrada no mercado de DTH de empresas que não desejem ser concessionárias, sendo prestadoras de serviço. Motta informou que, na tarde do dia em que for assinada a LGT, ele colocará a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em funcionamento.

Sobre a privatização da banda B de telefonia celular, cujo resultado da habilitação técnica será anunciado no dia 4, o ministro afirmou que está disposto a acelerar o processo de licitação:

Se no dia da abertura estiverem presentes todos os representantes legais de todos os consórcios, e eles quiserem abrir mão de recursos judiciais, posso abrir na mesma hora as propostas financeiras. Seria uma boa. Mas sei que, se houver consórcios inabilitados, vai ser duro.
Depois do julgamento dos critérios técnicos, há um prazo para que os consórcios entrem com recursos. Ao fim deste prazo, serão abertas as propostas de preço para a licitação e tarifas para os usuários. Quinze grupos disputam dez áreas de operação.

Comentários:


SITES:

Nesta seção indicaremos alguns sites interessantes para visitar:

http://www.mc.gov.br : Ministério das Comunicações. Informações sobre todas as Teles e sobre a legislação e privatização do setor de telecomunicações.



CORREIO

> Date: Thu, 22 May 1997 12:40:45 -0300
> From: Paulo Eduardo Cesar da Rocha Bueno <pauloe@fee.unicamp.br>
> Subject: MME

> No relatorio de numero 7, foi definida a MME(media movel exponencial)
> como sendo:
>
> MME de hoje=[Cotação de Hoje]*Percentual+[MME de ontem]*(1-Percentual)
>
>
> Como é mais confortável para os analistas entender médias móveis em >períodos temporais > costuma-se adotar uma função que converte o "Percentual" em um número de dias.
>
> Percentual = 2/(Período+1).
>
> Gostaria de confirmar se o primeiro valor para MME e' igual `a cotação
> do primeiro dia.
>

No primeiro dia costuma-se considerar a MME igual a cotação.
Assim uma MME de 9 dias seria calculada da seguinte forma:

MME(P1) = P1
MME(P2) = P2 * 0,2 + MME(P1) * 0,8
MME(P3) = P3 * 0,2 + MME(P2) * 0,8
...


RECOMENDAÇÕES

CURTÍSSIMO PRAZO: (1 A 7 DIAS) e CURTO PRAZO: (DE 1 A 2 MESES)

MÉDIO PRAZO: (DE 3 A 12 MESES)


FIM

HOME