Grupo dos
Amigos de Olivença

Citações Célebres


             Se Olivença não nos pertencesse pela História, pela Razão, pelo Sentimento e pelo Direito e ainda pelos tratados assinados, não andariam desde 1801 até hoje tantos portugueses de nome, tais como Generais e mais oficiais de várias patentes do Exército, Almirantes, Ministros de Estado, Fidalgos da melhor estirpe, Magistrados, Deputados da Nação, Catedráticos, Engenheiros, Clérigos, Professores, Jornalistas, pugnando pela reversão desse cantinho da nossa Pátria, escrevendo livros, fazendo conferências, publicando artigos em revistas e jornais, pois de contrário isso seria uma teimosia impertinete ou uma brincadeira de mau gosto, imprópria das suas elevadas categorias sociais.

Ricardo Rosa Y Alberty







             Os Espanhóis assinaram um tratado, pelo qual reconhecem os direitos que Portugal tem a Olivença; e não sei qual seja a razão porque eles se supõem isentos de prestar ouvidos a uma tal reclamação da nossa parte, ao mesmo tempo que tão altivamente falam, quando de nós exigem o cumprimento de tratados.

D. Pedro de Sousa Holstein
Duque de Palmela







             O povo espanhol considerou sempre uma vergonha nacional a posse de Gibraltar pelos ingleses e nunca perde a oportunidade de reclamar a sua posse. Será vergonha reclamar Olivença?

Estácio da Veiga







             Olivença, pertence, pois, em corpo e espírito, a Portugal. Procurando firmar bem esse facto, cumprimos um singelo dever de português.

Jaime Cortesão







             Os problemas ibéricos são três, no que respeita a problemas internos: A remodelação do estado espanhol, reavendo-se Gibraltar. A integração do estado português, pela reintegração de Albuquerque e Olivença, e a anexação da Galiza. A Aliança Ibérica, como defesa do comum solo espiritual, invadido culturalmente pela França, e dividido territorialmente pela política da Inglaterra.

Fernando Pessoa







             A Espanha grita a cada passo, e sob todos os regimes, que é muito amiga de Portugal. A melhor prova da sua sinceridade, em tais manifestações, dá-la-ia se nos restituísse o que é nosso: OLIVENÇA.

Alfredo Pimenta







             (A posse de Olivença por Espanha) - insignificante para a grandeza da nação vizinha, mas enorme para a nossa saudade por esse pedaço de terra portuguesa - fere profundamente o brio nacional, pelo direito que nos assistia, e nos assiste, à sua restituição. E esse sentimento, ninguém o compreenderá melhor do que a própria Espanha, que apesar de idênticas razões morais - mas muito menos argumentos legais - tem cravado, no seu flanco, o espinho de Gibraltar.

Queiroz Veloso




     Voltar