ðHgeocities.com/anpuhmg/Boletim1.htmgeocities.com/anpuhmg/Boletim1.htm.delayedxœ„ÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈ _®“1OKtext/htmlßøÛQ“1ÿÿÿÿb‰.HThu, 28 Feb 2002 02:06:33 GMT3"Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *›„ÔJ“1 XII Encontro Regional de História / ANPUH-MG

XIII Encontro Regional de História

ANPUH – MINAS GERAIS

Associação Nacional de História – Núcleo Minas Gerais

“História: O saber produzido e o saber difundido”

Belo Horizonte, 14 a 19 de julho de 2002

UNI-BH, Campus da Diamantina

 

INFORMATIVO N.º 1                             Diretoria da ANPUH-MG - Fevereiro de 2002

 

Apresentação

Com o Informativo n.º 1 sobre o XIII Encontro Regional de História, a Diretoria da ANPUH-MG dá início ao período de divulgação e inscrições de nosso Encontro. Informamos aos associados e às instituições dedicadas à pesquisa histórica sobre a organização e realização do Evento e como os interessados poderão inscrever-se, apresentar trabalhos e participar do mesmo, na cidade de Belo Horizonte (MG), no período de 14 a 19 de julho de 2002.

Esperamos, com este número e os posteriores, fornecer a todos os interessados as informações necessárias para participarem do XIII Encontro Regional de História, cujo tema será: “História: O saber produzido e o saber difundido”

Esse tema propicia articular diversos debates. Um primeiro problema a ser discutido é a articulação entre produção e difusão do saber no ensino. Há ou devem existir espaços de produção e difusão do saber separados, ficando para a Universidade o papel de produzir conhecimento e para as escolas o de difundir esse conhecimento ou escola e Universidade são indistintamente espaços de produção do saber histórico? Um segundo problema se refere a quem produz história e os espaços de sua difusão. Pesquisadores sem formação específica na área de História têm alguma legitimidade para escrever livros de história, dar aulas de história, falar de história, ou não? Jornalistas e profissionais com formação de outras áreas das Ciências Humanas estariam invadindo a nossa área ou estariam trazendo contribuições legítimas e bem vindas? Por outro lado, o que pensar e como pensar a qualidade da divulgação histórica feita por livros didáticos e paradidáticos? Um terceiro problema se refere à capacidade preditiva da História. Em que medida ainda é possível pensar a “História como mestra da vida” ou “um profeta com os olhos voltados para trás”?  A História tem alguma capacidade para refletir sobre cenários em conjunturas contemporâneas e, se tem, qual a capacidade particular que o historiador teria para fazê-lo frente a outras áreas como a economia ou a sociologia? Em outros palavras, os historiadores estão capacitados a produzir e difundir um saber especulativo sobre cenários futuros das sociedades? Um quinto problema se refere à capacidade de articulação dos historiadores em grupos de pesquisa e na construção de espaços institucionais que otimizem sua capacidade de produzir saber e de torná-lo conhecido de um público externo. Minas Gerais tem assistido um crescimento em programas de pós-graduação e formação de núcleos de pesquisas e consolidação de periódicos. Qual a importância desse fenômeno? É importante intensificar essa tendência? Como fazê-lo? Um quarto problema se refere à relevância social do saber produzido pelos historiadores. Essa discussão é necessária? Quais os critérios para arbitrar essa relevância? Há alguma relação que deve nos preocupar entre a relevância social do saber que produzimos e o espaço institucional e político que ocupamos nos campos científico e cultural? Enfim, o tema propicia os mais diversos debates e serve para aprofundar o debate proposto em nosso encontro passado, cujo título foi “História e política: Compromissos do historiador”.

O evento se realizará nas dependências da UNI-BH, campus Diamantina, em Belo Horizonte. Em função da greve das Universidades Federais, ocorrida em 2001, e da efetivação do calendário de reposição ao longo desse ano de 2002, as instalações do ICHS-UFOP estarão comprometidas com as atividades normais do semestre no mês de julho. A Diretoria da ANPUH-MG, em comum acordo com o Conselho de Representantes, consideraram fundamental manter o evento no mês de julho, como é tradicional. Essa data facilita a participação de professores do Ensino Fundamental e Médio e das faculdades particulares, que encontram maiores obstáculos para conseguir liberação para participar de eventos acadêmicos. Para preservar o encontro em julho e ter condições melhores de infra-estrutura, portanto, foi fundamental a acolhida da UNI-BH, que financiará também os impressos do evento: folders, cartaz e cadernos de resumo.

 

Cronograma Executivo do XIII Encontro Regional de História

·       05 de abril de 2002: Data limite para inscrição de trabalhos: Conferências, Mesas-Redondas, Cursos Comunicações Coordenadas e programação dos GTs.

·       19 de abril de 2002: Envio, pela Comissão Organizadora, dos aceites dos trabalhos inscritos.

·       03 de junho de 2002: Informativo nº 02: informações sobre transporte e hospedagem e programação parcial do Congresso (conferências, mesas redondas e cursos).

·       17 de junho a 14 de julho de 2002: Prazo de Inscrição para os cursos e dos participantes sem apresentação de trabalhos.

Congresso

·       14 de julho de 2002: Abertura do XIII Encontro Regional de História

·       14 a 19 de julho de 2002: Realização do Congresso

·       19 de julho de 2002: Sessão de Encerramento

 

Atividades Científicas

As atividades científicas constituirão a parte principal do XIII Encontro Regional de História, podendo contemplar questões teórico-metodológicas, divulgação de resultados de pesquisa, discussão sobre a formação dos profissionais e sua atuação e, especialmente, as reflexões sobre o tema do Congresso. Segue-se uma descrição breve de sua composição e estrutura:

Mesas Redondas As mesas redondas têm por objetivo apresentar e discutir, de maneira aprofundada, na perspectiva de profissionais qualificados, temas de alta relevância para o conhecimento. As mesas redondas terão três participantes, sendo um deles o coordenador. A duração prevista é de duas horas, sendo 30 minutos para os debates.

Cursos Os cursos terão carga horária de 4 (quatro) horas/aula, distribuídas em quatro sessões diárias de 1 hora. Seu objetivo é atender à demanda dos participantes interessados em complementar sua formação. O programa dos cursos deve ser adequado à carga horária. No caso de curso com dois ou mais professores, só será possível o financiamento para um deles.

Comunicações Coordenadas São trabalhos agrupados que visam a apresentação de resultados de estudos e/ou pesquisas versando sobre um mesmo tema, ou que possuam eixo temático comum. A proposta dessa atividade deverá ser encaminhada por um dos proponentes, que responderá pela coordenação da atividade junto à Comissão Organizadora do Congresso. A comunicação coordenada deverá ter no mínimo três e no máximo quatro expositores, incluindo o coordenador da comunicação. Cada sessão de comunicação coordenada terá duração de 2 horas, sendo 20 minutos para cada expositor e 40 minutos para os debates.

 

Inscrição e participação dos GT’s no Simpósio

As propostas dos GT’s para conferências, mesas redondas e cursos seguirão as mesmas normas e datas que as indicações dos demais associados. As demais atividades de GT’s poderão ser organizadas segundo critérios de seleção e organização estabelecidos internamente. As programações de GTs terão um horário específico durante o Encontro. Lembramos os Coordenadores de GT’s que espera-se a apresentação de um relatório das atividades a ser divulgado entre os associados. Os GT’s devem enviar até 05 de abril de 2002 a programação de suas atividades, devendo ocupar no máximo quatro dias de todo o Simpósio, num total de duas horas por dia.

Os GTs organizados no âmbito da ANPUH-MG e seus coordenadores, até o momento, são os seguintes:

GT Ensino de História – Profa Lana Mara de Castro Siman E-mail: lmcsiman@fae.ufmg.br

GT História Antiga – Prof. Alexandre Galvão Carvalho E-mail: xande@uesb.br

GT História da Saúde e das Doenças – Profa Anny Jackeline Torres Silveira. E-mail: anejack@gold.com.br

GT História e Linguagens – Profa Dra Rosângela Patriota. E-mail: rpatriota@triang.com.br

GT História Política – Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Mota. E-mail: samotta@dedalus.lcc.ufmg.br

GT História Quantitativa e Serial – Prof. Adriano S. Lopes da Gama Cerqueira. E-mail: adriano@gamacerqueira.com

                       A proposição de novos GTs deve ser feita até 05 de abril de 2002. A proposta deve indicar o coordenador do GT, seus membros, os seus objetivos e programação futura (explicitando atividades de serão desenvolvidas além da atuação no Encontro Regional da ANPUH). Os GTs, a exemplo dos já existentes, devem se propor à discussão de temas amplos e procurar congregar pesquisadores com produção anterior na área de estudo.

 

Reuniões

Durante o XIII Encontro Regional de História, a ANPUH-MG realizará uma série de reuniões de trabalho sobre assuntos administrativos:

q      reunião do Conselho Consultivo da ANPUH-MG;

q      Assembléia Ordinária da ANPUH-MG;

q      reuniões administrativas dos GTs.

A realização de reuniões de entidades que congreguem historiadores ao longo do evento deverá ser agendada antecipadamente com a Comissão Organizadora, para que seja programada e devidamente divulgada entre os participantes do evento. Para tanto, solicitamos aos interessados que enviem correspondência à Comissão Organizadora solicitando o agendamento, bem como apresentando a finalidade da reunião e qual entidade e associado é responsável pela proposição. A data limite para tais solicitações é o dia 05 de abril de 2002.

 

Financiamento

Serão consideradas para financiamento as propostas de conferências, mesas redondas e cursos selecionadas pela Comissão Científica. Espera-se dos participantes financiados que, além da atividade específica, contribuam com as demais sessões, participando dos debates ao longo do Congresso.

A Comissão Científica fará uma seleção das propostas, uma vez que a estrutura do Congresso comporta um número limitado de mesas redondas e cursos. Para efetuar a seleção que se fizer necessária, a Comissão se baseará nos critérios elencados abaixo. Destacamos que não há limitação numérica para a aceitação de comunicações coordenadas.

 

Critérios de Seleção

As propostas de mesas redondas e cursos serão avaliadas e selecionadas, pela Comissão Científica, de acordo com os seguintes critérios:

a)      qualidade e relevância acadêmica da proposta;

b)      curriculum resumido (enfatizando a titulação e a produção acadêmica) de cada proponente;

c)       afinidade da proposta com o tema do Encontro;

d)      diversidade de vínculo institucional (é interessante que os proponentes sejam de instituições diferentes);

e)      existência de um "eixo" temático comum, envolvendo efetivamente os trabalhos de todos os membros.

Obs: No caso de Cursos, não se aplicam as alíneas d) e e).

 

Grade de programação preliminar do XIII Encontro Regional de História

Conforme se afigure necessário, a grade de programação abaixo poderá sofrer pequenas modificações em função da demanda que se apresente com relação às modalidades ainda em aberto.

Datas

Horários

Domingo–14/07

Segunda–15/07

Terça – 16/07

Quarta – 17/07

Quinta – 18/07

Sexta – 19/07

8:00 – 9:00

Livre

Livre

Cursos

9:00 – 10:00

Conferência 2

Conferência 3

Conferência 4

Assembléia da ANPUH-MG

Conferência 5

10:00 – 12:00

Mesas Redondas

Mesas Redondas

Mesas Redondas

Mesas Redondas

14:00 – 16:00

Distribuição de material do Congresso

Sessões de Comunicações Coordenadas e GTs

16:00 – 18:00

Sessões de Comunicações Coordenadas e GTs

18:00 – 19:00

Solenidade e conferência de abertura

Livre

Solenidade e conferência de Encerramento

 

Fichas de Inscrição de Trabalhos

Para cada modalidade de trabalho a ser inscrito no XIII Encontro Regional de História, foi instituído um tipo específico de ficha de inscrição. São os seguintes:

Ø     Ficha Modelo A: Inscrição de Mesa Redonda

Ø     Ficha Modelo B: Inscrição de Comunicação Coordenada

Ø     Ficha Modelo C: Inscrição de proposta de Curso

Ø     Ficha Modelo D: Inscrição de proposta de Conferência

Estamos encaminhando os modelos de fichas de inscrição aos sócios da ANPUH-MG e a todos os centros de pesquisa cadastrados na mala direta da ANPUH-MG. Além disso, cópias desse Boletim e dos próximos, bem como as fichas de inscrição poderão ser obtidas no endereço http://www.anpuhmg.cjb.net ou através de solicitação junto à secretaria do Congresso, por correio convencional.

 

Observações:

O pagamento da taxa de inscrição para apresentação de trabalhos no XIII Encontro Regional de História deve ser efetuado através do envio de cheque nominal ou de depósito bancário: Banco do Brasil Ag. 2279-9 - c/c 7007-6.

É indispensável enviar, junto com a inscrição, o(s) cheque(s) e/ou o(s) recibo(s) do depósito(s). Do contrário, a inscrição não será aceita.

A inscrição de trabalhos implica inscrição automática nas atividades do XIII Encontro Regional de História. Contudo, a inscrição de trabalho não dá direito à inscrição em curso. Esta deverá ser efetuada, posteriormente, com a Ficha de Inscrição Modelo "E", a partir de 17 de junho de 2002.

Só serão aceitas inscrições de trabalho com taxas referentes à categoria associado da ANPUH-MG de sócios quites com a anuidade de 2002.

As pessoas que inscreverem trabalhos devem manter consigo cópia das fichas de inscrições.

As fichas podem ser reproduzidas.

Não serão aceitas inscrições Via Internet

 

Resumos

Para facilitar a edição do Caderno de Resumos do XIII Encontro Regional de História, os resumos deverão ter o seguinte formato: no máximo 15 linhas, espaço simples, letra 11, Arial, gravado em Word for Windows.

Observação importante: Os trabalhos serão divulgados sem serem editados ou revisados.

 

Taxas de Inscrição de trabalhos no XIII Encontro Regional de História

ü     R$ 20,00 – Estudante de Graduação

ü     R$ 35,00 – Associado da ANPUH-MG

ü     R$ 100,00 – Profissional (não associado da ANPUH-MG)

 

Endereço para envio das inscrições e obtenção de informações:

Comissão Organizadora do XIII Encontro Regional de História

Rua do Seminário, s/n.

Mariana-MG

35420-000

(31)35571322

faversan@ichs.ufop.br

http://www.anpuhmg.cjb.net

 

 

Diretoria da ANPUH-MG (2000-2002):

Fábio Faversani (UFOP) – Diretor

Andréa Lisly Gonçalves (UFOP) – Secretária

Adriano Sérgio Lopes da Gama Cerqueira (UFOP) – Tesoureiro

 

Conselho Consultivo da ANPUH-MG (2000-2002)

 

Alberto Tibaji (Funrei)

Fábio Faria Mendes (UFV)

Maraliz V. Christo (UFJF)

Rodrigo Pato Sá Motta (UFMG)

Tarcísio Botelho (PUC-MG)

Thaïs Nívea L. Fonseca (Unicentro)

Wenceslau Gonçalves Neto (UFU)

 

Comissão Científica do XIII Encontro Regional de Históra da ANPUH-MG:

 

Adriano Sérgio Lopes da Gama Cerqueira (UFOP)

Alberto Tibaji (Funrei)

Andréa Lisly Gonçalves (UFOP)

Fábio Faria Mendes (UFV)

Fábio Faversani (UFOP)

Maraliz V. Christo (UFJF)

Rodrigo Pato Sá Motta (UFMG)

Tarcísio Botelho (PUC-MG)

Thaïs Nívia L. Fonseca (Unicentro)

Wellington de Oliveira (UNI-BH)

Wenceslau Gonçalves Neto (UFU)