O IMPÉRIO DO MAL



Antes de falar sobre o gibi, eu queria fazer um pequeno comentário sobre a tradução. O Império...do mal? Levando em conta que o nome original é Dark Empire ( Império Negro), não sei quem que traduziu Dark como Mal!!! Tá bom que aqui Dark está no sentido do Lado Negro da Força, que é o lado mal, mas porque não deixar o nome certo!? Pensando bem a Abril tem um sério problema com a palavra Dark. Por exemplo, eles traduziram Batman:The Dark Knight returns (Batman: O Cavaleiro Negro retorna) como Batman: O Cavaleiro da Trevas. Até que nào ficou mal, mas de novo eu pergunto porque não traduzir Dark como negro? Ainda mais aqui, onde Dark Knight era uma alusão ao Cavaleiro Negro das histórias medievais. Afinal, o nome do gibi não é The Knight from the darkness, nem The Darkness' Knight! Bom, voltando a StarWars, fora a ridícula tradução de C3PO para Pezero, o resto da tradução tá legal!

O mine-série em 3 edições se passa logo após aos acontecimentos da Trilogia Herdeiros do Império. Um Imperador Ressucitado volta a comandar o Império, e começa a colocar em uso seus temidos Devastadores de Mundo. Luke não vendo outro jeito de vencer o lado negro da Força se entrega ao Imperador para aprender os segredos do lado negro e derrotá-lo.(Parece que foi isso que Anakin Skywalker tentou fazer, mas acabou consumido pelo lado negro e acabou virando Darth Vader.).

Uma coisa legal desse gibi, é enorme quantidade de novos equipamentos que surgiram por causa da guerra, como o Asa-E e Ties pilotados por andróides.

Mas não espere encontrar uma história tão boa como nos filmes e nos livros, afinal isso é um gibi, simplesmente não há espaço para se explorar melhor a história. Outro problema, que tb se encontra nos livros é o mal desenvolvimento de Luke e Chewbacca.Tá bom que o Chewbacca tem uma divida de vida com o Han, mas ele não tem vida própria não?Quando o Han não era casado e eles eram contrabandistas voando pelo espaço, beleza sempre estarem junto, mas agora que o Han é casado? Ele fica lá de vela? O Chewbacca parece mais um cachorrinho de estimação grande! E o Luke, apesar de ser o mais poderoso Jedi da galáxia nào agarra ninguem! Pô, já se passaram 9 anos desde Starwars I e ele não teve nem uma namorada? Timothy Zahn até fez rolar um clima entre ele e a Mara Jade mas não deu em nada e parece que esqueceram dela aqui!Mas no geral a mine-série vai agradar os os fãs, eu particularmente gostei muito do segundo do número, o mais emocionante pra mim.

Agora os defeitos: o Desenho! Não que o cara desenhe mal, é que o estilo dele não tem muito a ver com Guerra nas Estrelas (eu particularmente não gosto) ainda mais com as cores surrealistas que eles colocaram! Me chamem pra desenhar o próximo gibi! Eu desenho muito melhor!

Mas pode comprar que vale a pena. Custa 3,50 reais cada um. Apesar de ser um absurdo um gibi custar isso, a maioria custa isso. Mas mesmo assim é mais barato que comprar a edição americana com os 3 volumes encardenados, que custa cerca de 25 dólares aqui.

Clique na Millenium Falcon para voltar para página principal