A saga de Guerra nas Estrelas se passa "muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante...", um tanto vago não? Para aqueles que sempre quiseram saber como o Imperador tomou o poder, aqui vai um resumo da história da galáxia:
A REPÚBLICA:
A Velha Republica governou a galáxia com paz e prosperidade por quase tanto tempo quanto existem registros históricos. A República é tão velha que sua origem está fadada quase a obscuridade e mitos.,dando a ela uma presença histórica e atemporal.
Sua origem nos remete a uma época quando o universo parecia mais magico e romantico.Partindo daqueles que mais tarde seriam conhecidos como Mundos Centrais (Core Worlds), A Republica abraçou quase um milhão de mundos membros e incontáveis colônias e protetorados.
Humanos se juntaram a quase-humanos e alienígenas em uma memorável unidade de paz e amizade. No auge do seu poder, os mais distintos e honrados indivíduos da galáxia serviram como senadores da Republica. Através das maravilhosas tecnologias do hiperdrivee da Holonet foram unidos para formar uma dinâmica e diversificada sociedade.
Os Guardiões da Paz:
A República raramente tinha que usar a força para manter o poder, entretanto, estava bem protegida. Ela mantinha um exercito e uma frota espacial completa, mas não era isso que mantinha a República unida.
A verdadeira proteção da Republica era a antiga ordem dos Cavaleiros Jedi, mestres da força. Eles protegiam e cuidavam da Republica e de todos seus cidadãos contra aqueles que pudessem fazer o mal.
O DECLÍNIO:
Apesar dos incontáveis anos de paz, a República começou a vacilar. Senador virou-se contra senador. Senadores gananciosos e corporações corruptas acharam falhas no sistema e as usaram para ganhos próprios. Um grande mal havia se instalado no coração da República.
A corrupção continuou. Senador se virou contra senador. Governadores e senadores estabeleceram seus próprios domínios agindo acima da lei. Valores como honestidade, honra e decência não importavam mais. O declínio da Republica havia começado.
A ASCENSÃO DE PALPATINE:
Palpatine era um dos novos senadores que haviam chegado a Republica. Muito trabalhador e promissor, apesar de incapaz de fazer mudanças significativas. Não tinha inimigos e era agradável com quase todas as facções do Senado. Sua reputação aumentava a cada dia. Os senadores honestos sabiam que era hora de uma mudança. Sena dores corruptos também desejavam mudanças -- eles queriam uma pessoa fraca, que desse uma falsa impressão de estabilidade e que eles pudessem controlar.Então Palpatine foi nomeado Presidente da República.
Palpatine parecia ser o candidato certo, se não espetacular, satisfatório, e apto para preencher a necessidade de liderança.
O Presidente Palpatine implementou a "Nova Ordem". Ele recomeçou o governo do zero e mostrou ser um grande líder. Quanto mais Palpatine se tornava poderoso, mais ganancioso ele ficava. Ele escondia sua ganância cultivando a imagem de um líder responsavel.Quando ele sentiu que não tinha adversários ele se declarou Imperador.
O IMPÉRIO
A mudança da República para o Império foi súbita. Palpatine prometia as pessoas que ele levaria o Império a glórias muito maiores do que a República conheceu. Haviam aqueles que não aceitavam a imagem de um imperador, mas confiavam em Palpatine, aceitando assim, a atitude do uma vez presidente como um passo tem- porario e necessário.
Quando os senadores se deram conta do que Palpatine fizera já era tarde demais. Os militares haviam jurado lealdade a ele. Corporações o apoiavam em troca de favores.
Palpatine acabou com seus inimigos silenciosamente. A história é vaga em detalhes, mas é sabido que o Imperador orquestrou a exterminação dos Cavaleiros Jedi. Palpatine implementou uma política de controle total da Galáxia. O mal e a tirania lentamente se alastraram pela galáxia.
A ERA DA REBELIÃO:
Apesar do destino da galáxia parecer estar para sempre nas mãos do Imperador, ouve aqueles que tiveram vontade para resistir. Vários sistemas se declararam em rebelião - e foram massacrados imediatamente. Entretanto eles inspiraram muitos a continuar sua luta.
Nesses primeiros anos, as atividades da Aliança Rebelde foram silenciosas, lentamente construindo suporte para a guerra e evitando chamar atenção do Império. Vários mundos e pessoas secretamente se uniram a rebelião sabendo que o conflito era inevitável.
A Era da Rebelião começou logo após a batalha de Yavin (mostrada em Guerra nas Estrelas-parte 4: uma nova esperança), onde a Aliança Rebelde foi quase destruída. A batalha de Yavin marcou o começo do conflito aberto entre o Império e a Aliança Rebelde.
CONTINUA...
Depois disso ocorrem os acontecimentos mostrados nos três filmes. Na próxima atualização e vou colocar uma descrição da galáxia e os acontecimentos posteriores como a Nova República, a ascensão do Grande Almirante Thrawn e outras coisas legais! Que a força esteja com você, sempre!
Clique na Millenium Falcon para voltar para página principal