STAR WARS: O RPG

Se você é fã de Guerra nas Estrelas, com certeza já pensou como seria viver no universo de StarWars, ser um Jedi, um contrabandista, um piloto rebelde ou até mesmo um StormTrooper. Um dos jeitos de vc ter um pouco desse gostinho é jogando os jogos da LucasArts. Mas apesar de serem ótimos, jogos de computador e videogame são um tanto quanto limitados quanto o que vc pode fazer, afinal vc não tem liberdade para fazer o que quiser.Se vc realmente quer ser o astro de seu próprio filme StarWars, o negócio é jogar StarWars- The RPG

Para quem não sabe, RPG quer dizer Role Playing Game (Jogo de Interpretação de Papéis). É uma espécie de mistura de teatro, jogo de estratégia e brincadeira de faz-de-conta, onde vc interpreta algum personagem, que aqui no caso seriam personagens de StarWars. Te garanto que isso é o mais próximo que vc pode chegar de participar de um filme de StarWars. Quem começa a jogar dificilmente para.

StarWars- The RPG é simplesmente um tesão! Pra vc ter uma idéia eu comprei esse livro em 94, mas eu não sabia quase nada de inglês! Tive que aprender na marra! Como diz o Mestre Yoda faça ou não faça!

O RPG oficial de Guerra nas Estrelas é publicado pela West End Games, é atualmente está em sua segunda edição expandida e revisada, que foi lançada esses tempos agora. Eu tenho a segunda edição normal, então é ela que eu vou comentar, porque fora a visual muito melhor não a muita diferença entre as duas edições.

Para manter o clima dos filmes o jogo possui regras fáceis e simples que mantém o jogo em um ritmo bem rápido, como nos filmes. O jogador lança um quantidade de dados (de 6 faces) iguais ao numero de seu atributo e perícia contra uma dificuldade determinada pelo mestre. O sistema de combate segue o mesmo jeito, e é bastante abrangente, indo de combates mano a mano, até combates espaciais, que ao contrário do que uma certa revista publicou são bem simples e fáceis de resolver.

Uma das coisas mais originais do jogo são o Dado Selvagem e os Pontos de Força e Personagem. O Dado Selvagem é um dado de cor diferente, que ao tirar um 6 deve ser jogado outra vez. Os pontos de Força são manifestações da Força, cada vez que for usado dobra seu numero de dados. E finalmente os pontos de personagem são como os pts. de experiência de outros Rpg's, mas aqui eles podem ser usados no meio do jogo aumentando o numero de dados da jogada. Graças a essas regras, é possível acontecer aquelas pirações dos filmes, tipo ficar no meio de um tiroteio e não levar nem um arranhão, fugir de um Destróier com um cargueiro todo fudido e coisas do tipo. Vc's não tem idéia das loucuras que já aconteceram nas minhas aventuras...

Quanto a ambientação o livro é bastante informativo, contando que vc tenha assistido Guerra nas Estrelas várias vezes. Mas se vc não assistiu, porque vc compraria esse jogo?!? O livro trás bastante informações sobre a galáxia, tecnologia, situação política, para aventuras situadas durante os filmes ou durante a trilogia Herdeiros do Império (altamente recomendável vc ler!), raças alienígenas, descrição dos Cavaleiros Jedis e seus poderes.

O livro básico é suficiente para jogar até não querer mais. Mas fã que é fã nunca fica satisfeito, por isso existem uma cambada de manuais e suplementos. Essencial é o GameMaster Screen, que trás um ótimo escudo para o Mestre (com uma ilustração animal do BubbaFett!!), alem de um livreto com um resumo das regras, arquétipos de personagens, lista de personagens, veículos e naves (com ilustrações) para uso nas aventuras (é um monte de coisa mesmo!), informação sobre as leis imperiais (e as punições por quebra-las), procedimentos para decolagem e pouso das naves, formulários p/ criar naves, planetas e setores; logos das principais empresas do universo SW, The AureBesh- o alfabeto de StarWars, e uma cambada de outras coisas! Vc não tem idéia de como esse livrinho ajuda na hora de Mestrar uma aventura (principalmente se vc tá inventando na hora) alem de dar um colorido especial ao jogo com os formulários, logos e o alfabeto.

Bom tudo isso é muito bom para mim e para aqueles que falam inglês, mas é p/ quem só entende português? Aí o negócio é vc usar algum dos sistemas existentes em português e adaptar para Guerra nas Estrelas. Se vc é criativo não vai ter problema nenhum em fazer isso, mas se vc é preguiçoso vc ainda tem algumas opções. Vc pode usar a adaptação feita para o Storyteller e Gurps pela DragãoBrasil (NerdãoBrasil), mas como quase tudo que eles fazem a adaptação ficou meio torta. Ou então usar a adaptação para Gurps feita pelo João Carlos von Hohendorff, cuja as partes da ambientação ficam por minha conta. De uma olhada na página do Gurps StarWars clicando no StormTrooper:

GURPS- StarWars

Clique na Millenium Falcon para voltar para página principal