RPG ? O Que é RPG ? ?

 RPG quer dizer jogo de interpretação de personagens (Role-Playing-Game) e é
basicamente isso.
           

     Esta sessão é dirigida a jogadores novatos e a pessoas que nunca ouviram falar em RPG, não se surpreenda se o que você lê parecer familiar. Jogos existem em uma grande gama de tipos: Jogos de tabuleiro, jogos de cartas, jogos de palavras, jogos com figuras, jogos de miniatura. Mesmo estas categorias, se subdividem em outras subcategorias. Jogos de tabuleiro, por exemplo, podem ser divididos em jogos de trilhas (caminhos), jogos de simulação militar, jogos de estratégia abstrata, jogos de mistério, e uma variedade enorme de outros. Ainda assim, nessa massa de jogos, os RPGs são únicos. Eles formam uma categoria própria que não se aproxima de nenhuma outra. Por esta razão os RPGs são difíceis de descrever. Comparações não funcionam pois não há nada com o que compara-los. Ao menos não sem forçar sua imaginação além do limite normal da sua extensão cotidiana. Mas RPGs são exatamente forçar sua imaginação além do limite cotidiano. Então vamos tentar uma analogia. Imagine que você está jogando um jogo simples de tabuleiro, chamado Escadas e Escorregadeiras. Seu objetivo é chagar da parte de baixo do tabuleiro ao topo antes dos outros jogadores. Ao longo do caminho existem armadilhas que podem enviar você escorregando de volta à posição inicial. Existem também escadas que o ajudam a subir, e chegar mais perto do objetivo final. Até aqui é simples e bem padronizado. Agora vamos mudar algumas coisas. Ao invés de um tabuleiro plano e sem características com um caminho sinuoso que vai de um lado para o outro, tenhamos um labirinto. Você está de pé em sua entrada e sabe que há uma saída em algum lugar, mas não sabe onde. Você tem que encontra-la. Ao invés de escadas e escorregadeiras, coloquemos portas ocultas e passagens secretas. Não jogue um dado para saber quão longe você pode ir. Mova-se quanto quiser. Ande corredor abaixo até a intercessão. Você pode ir em frente, dobrar à direita, à esquerda ou voltar por onde veio. Ou enquanto você está lá você pode procurar por uma porta secreta. Caso você ache uma ela pode abrir passagem para um novo corredor que poderá leva-lo direto para a saída ou a uma armadilha mortal. A única maneira de descobrir é entrar e começar a andar. É Claro que dado um certo tempo você eventualmente achará a saída. Para manter o jogo interessante vamos colocar outras coisas no labirinto com você. Coisas pavorosas como morcegos-vampiros, ogros, zumbis ou soldados imperiais, ou cowboys ou dinossauros ou PMs armados e mau pagos. É claro que lhe daremos um escudo e uma espada, ou uma winchester, ou um tacape, ou uma arma lazer ou um 38. Você sabe usar estas armas, não ? E há outros jogadores no labirinto também. Eles também tem espadas e escudos. Como você acha que eles reagiriam ao lhe encontrar ? Eles podem
 atacar, mas podem também oferecer ajuda. Afinal de contas até mesmo um ogro pensa duas vezes antes de enfrentar duas pessoas carregando espadas afiadas e escudos brilhantes. Finalmente vamos por o tabuleiro em um lugar onde você não possa vê-lo. Vamos dá-lo a um dos jogadores e torna-lo um arbitro.
     Ao invés de olhar o tabuleiro você ouve o arbitro enquanto ele descreve o que você pode ver de sua posição no labirinto. Você diz a ele o que quer fazer e ele modifica o jogo de acordo. Enquanto o arbitro descreve as redondezas tente visualiza-las mentalmente. Feche os olhos e construa as paredes do labirinto   ao redor de si mesmo. Imagine enquanto e arbitro descreve, os zumbis, grunindo e cambaleando pelo corredor em sua direção. Agora imagine como você reagiria nesta situação e diga ao arbitro o que você vai fazer sobre ela. Mais importante : Quem é você ? Ou que é seu personagem ? O que ele está fazendo neste labirinto ? Onde ele vive ? O que vai fazer quando e se sair deste labirinto ? Ele é rabugento ou alto-astral ? Um guerreiro, um mago, um agente do FBI ou o melhor amigo do Flash Gordon ? Nós acabamos de construir um simples RPG. Não é um jogo sofisticado, mas possui todos os componentes de
um RPG: O jogador é colocado em meio a uma situação desconhecida e/ou perigosa e deve trabalhar como sair dela. Este é o coração de um RPG.O jogador cria um personagem e então interpreta o papel deste personagem guiando-o durante a aventura. O jogador toma decisões, interage com outros
 personagens e outros jogadores, e essencialmente finge ser este personagem no decorrer do jogo. Isto não quer dizer que o jogador deva pular, abaixar-se , correr ou gritar e agir como seu personagem. Significa entretanto que quando o personagem tiver que fazer algo ou tomar uma decisão, o jogador deve fingir estar nessa situação e escolher o caminho apropriado para a ação. Fisicamente os jogadores estarão sentados confortavelmente em uma mesa com o arbitro à cabeceira. Os jogadores vão precisar de bastante papel, lápis, bebidas e lanches. O arbitro necessita de espaço extra para suas anotações, dados, mapas ... Objetivo : Outra diferença básica entre os RPGs e outros jogos é o objetivo final. Todos assumem que em um jogo deva haver um início e um fim e que o fim chega quando alguém ganha. Isto não se aplica ao RPGs porque ninguém ganha em um RPG.O objetivo não é vencer mas se divertir e socializar. As aventuras geralmente tem um objetivo, como proteger a vila dos monstros ou resgatar o presidente seqüestrado por aliens. Normalmente este objetivo pode ser atingido em algum tempo de jogo: quatro a oito horas é o padrão. Isso pode exigir que os jogadores se reunam uma, duas ou até mesmo três sessões para atingir o seu objetivos completar a aventura. Mas o jogo não acaba quando a aventura acaba.
  Os mesmos personagens podem ir em novas aventuras. Tal série de aventuras é chamada Campanha.
   Existem casos relatados de campanhas que já duram décadas, com jogadores que vão, que voltam e novos jogadores também podem se juntar aos primeiros.