Arquivos catarinenses: história, memória, documento


Fontes para a história de Santa Catarina: acervos arquivísticos em Florianópolis


Arquivo do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina

Tipo documental: Resumos históricos

Tipo documental

Datas-limite

Volume

Observações

Livro histórico

1935-1948

1 v.

Livro de registro de grande formato
(28 x 30 cm).

1949-1955

1 v.

Livro de registro de grande formato
(44 x 31 cm).

1955-1963

1 v.

Livro de registro de grande formato
(44 x 28 cm).

1964-1972

1 v.

Livro de registro de grande formato
(48 x 33 cm). Em relação a 1972, há registros referentes apenas a janeiro.

Resumo histórico

1972

2 v.

______

1973

2 v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 1v.

1974

1 v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 1v.

1975

2 v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 1v.

1976

2 v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 2v.

1977

2 v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 2v.

1978

2 v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 2v.

1979

2v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 2v.

1980

2v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 2v.

1981

2 v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 2v.

1983

2 v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 2v.

1984

2v.

Há duplicata (cópia eletrostática): 2v.

Dados gerais sobre o tipo documental:

- Em 14 de maio de 1935 foi aberto e rubbricado, pelo próprio comandante da Força Pública, livro de registro destinado "ao histórico militar" da corporação. Outros três livros deram seqüência ao primeiro, até janeiro de 1972, com registros feitos a mão. Daí em diante, os registros passaram a ser encadernados em volumes menores (quase sempre dois volumes para cada ano) e a ser identificados como "resumos históricos".

- "Livros históricos" e "resumos históricos" são denominações diferentes atribuídas a um mesmo tipo documental. De forma geral, transcrevem informações sobre a corporação extraídas de outros documentos (ofícios, circulares, leis, decretos e, sobretudo, boletins do comando geral).

- Os registros, grosso modo, referem-se:
. a agradecimentos, cumprimentos, elogios e homenagens feitos à corporação;
. a visitas feitas à corporação;
. a nomeações, promoções, alterações, concessão de gratificações, classificação e reforma de oficiais;
. à aquisição de bens ou construção e/ou reforma de instalações;
. ao andamento de cursos para oficiais;
. a alterações na estrutura ou no funcionamento da corporação;
. à participação da corporação em eventos esportivos e culturais;
. a datas comemorativas, que foram freqüentemente objeto de discursos do comandante geral ou mesmo de eventos comemorativos mais extensos por parte da corporação (aniversário da corporação, em 5 de maio; aniversário do Corpo de Bombeiros, em 26 de setembro; Dia de Tiradentes - e também Dia das Polícias Civis e Militares, a partir de 1946 -, em 21 de abril; Dia da Independência, em 7 de setembro; Dia do Aviador, em 23 de outubro; Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro; Dia da Bandeira, em 19 de novembro; Dia do Marinheiro, em 13 de dezembro; Dia do Reservista, em 16 de dezembro; Natal; Ano Novo).

- Na primeira metade da década de 1950 os registros são, na sua maioria, transcrições de leis e decretos;

- São raras as alusões a crises políticas e momentos de particular tensão no cenário local, estadual, nacional ou mesmo mundial, mas elas existem, embora sejam freqüentemente indiretas. A fala do comandante geral no 101o. aniversário da corporação, em 1936, indica: "A hora que passa sobre todos nós é de indiscutível preocupação. As idéias mal orientadas, as pregações demagógicas e subversivas ameaçam as velhas civilizações, a dialética materialista abala o nosso edifício moral, fundado que está no espiritualismo e na família como bases da sociedade em que vivemos e cuja estabilidade depende exclusivamente da segurança das nossas atitudes, da certeza do nosso propósito de conservar e manter ileso aquilo que nos legaram os nossos maiores." (Livro histórico de 1935-48, p. 19v). Em julho de 1946, mensagem do comandante geral refere-se à "hora tumultuária, neste tempestuoso após-guerra", em que deveria "aflorar ao nosso pensamento a idéia de melhor servir à Pátria e garantir a sua integridade tão ameaçada nos seus seculares alicerces." (Livro histórico de 1935-48, p. 150v). Transcrição do boletim de 14 de abril de 1964 destaca que o General de Brigada Dário Coelho, em visita à Polícia Militar de Santa Catarina, "agradeceu a colaboração dos oficiais e praças desta Corporação nos últimos acontecimentos que abalaram a situação nacional." (Livro histórico de 1964-72, p.24). A instalação de um Destacamento do Esquadrão de Rádio-Patrulha em Joinville, na primeira quinzena de dezembro de 1968, ofereceu ocasião para que o comandante geral comentasse: "Quem, como nós, acompanha diariamente o envenenamento sutil das massas, pela desconfiança, pelo ódio e pela subversão, assiste à ofensiva desfechada pelos que pregam falsas ideologias nos meios operários e estudantis - sabe que omitir-se hoje é crime contra a Pátria."

 

 

Obs.:
- Não foram localizados "resumos históricos" referentes ao ano de 1982;
- A denominação "livro hisstórico" é utilizada apenas no período 1935-1972;
- A documentação encontra--se atualmente na "sala das cartilhas" do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Os "livros históricos" foram protegidos com embalagens de papelão. Os "resumos históricos" de 1972 a 1984 foram acondicionados em ordem cronológica em 5 caixas-arquivo de plástico, azuis (as caixas dispõem de etiquetas identificando o tipo documental, o código do tipo - "ResHis" -, o período abrangido pelos documentos nelas contidos e a numeração das caixas). As duplicatas localizadas, cobrindo o período 1973-1984, foram acondicionadas em caixas de papelão.
- Nos armários consultados pela eequipe do projeto de extensão "Organização do Arquivo da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (Quartel do Comando Geral)" não foram levantados outros exemplares de "livros históricos" ou "resumos históricos".

Fonte das informações:

- A própria documentação.

Responsável pelo levantamento: Janice Gonçalves

Período em que foi realizado o levantamento: maio e junho de 2002.

 

 

 

 

Página atualizada em 31 de julho de 2002.

Retorno à página com a descrição do arquivo da Polícia Militar