“Nossa riqueza gerou sempre a nossa pobreza para alimentar a prosperidade dos outros... Perdemos; outros ganharam. Mas aqueles que ganharam, ganharam graças ao que nós perdemos.”


Eduardo Galeano

Os alunos realizaram ,em grupos, trabalhos sobre os continentes , para que ficasse claro a localização dos países e para onde vai o dinheiro para o pagamento da Dívida Externa.
Saiba que há 180 milhões de anos existia um único continente que deu origem aos continentes como são hoje. Seu nome era Pangéia.


CONTINENTE AFRICANO

Origem: África é uma deusa que segura um escorpião em uma mão e um chifre em outra.

É um grande território que se estende por todos os hemisférios. Com uma área territorial de pouco mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, o continente africano é o terceiro em extensão. Cortam a África três dos principais paralelos terrestres: Equador, Trópico de Câncer e o Trópico de Capricòrnio além do Meridiano de Greenwich. Há cinco diferentes fusos horários. Estendendo-se 37 graus de latitude norte a 34 graus de latitude sul e de 18 graus de longitude oeste a 5l graus de longitude leste, o território africano distribui-se pelos quatro hemisfério do planeta. Dentre os acidentes geográficos litorâneos merecem destaque os golfos da Guiné, no Oceano Atlântico e os de Sidra e de Gales, no Mediterâneo, além do estreito de Gibraltar, junto da Península Ibérica, na Europa, Há ainda, no leste do continente, a Península da Somália chamada também de chifre da África, e o Golfo Ádem formada por águas do Oceano Índico e limitado pela Penísnula Arábica, que pertence a Ásia. Ao sul encontra-se o Cabo da Boa Esperança. A África não possui muitas ilhas ao seu redor. No atlântico, localizou-se algumas. Formadas por picos submarinos, como as Ilhas Canárias e a Ilha da Madeira, bem como os Arquipélagos de São Tomé e Príncipe e de cabo Verde. No Oceno Índico encontra-se uma grande ilha, a de Madagascar e outras de extensão reduzidas, entre os quais Comores, Maurício e seychelles.

Hidrografia escassa, mas rios extensos e volumosos. Além do Nilo, outros rios importantes para a África são o Congo, o Níger e o Zambeze. Menos extensos, mas de igual relevância são o Senegal, o Orauge, o Limpapo e o Zaire. No que se refere aos lagos, a África possui alguns muitos extensos e profundos, a maioria situados no leste do continente, como o Vitória, o Niassa, o Rodolfo e o Tanganica. Este último , com quase 1500 metros de profundidade evidencia com mais ênfase a grande falha geológica na qual se alojaram os lagos. O maior lago situado na região Centro-Oeste é o Chade.

Um continente dominado por altas temperaturas. O Equador divide a África em duas partes distintas: o norte é bastante extenso no sentido leste-oeste, o sul mais estreito, afunila-se onde as águas do Índico se encontram com as águas do Atlântico. Quase três quartos do continente estão situados na zona intertropical da terra, apresentando, por isso, altas temperaturas com pequenas variações anuais. Distingue-se na África os climas equatoriais, tropical, desértico e mediterrâneo.

O CONTINENTE NEGRO

Os limites é o maciço continente situado na porção sudoeste do velho mundo. É o único continente que de maneira contínua, estende-se pelos hemisférios norte, sul leste e oeste. O extremo norte de África encontra-se na Tunísia. A África é banhada ao norte pelo Mar Mediterrâneo, a oeste pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Oceano Índico e ao sul pelas águas do Atlântico e do Índico . A maior ilha da África, Madagascar, encontra-se separada do continente pelo canal de Moçambique. Ainda no Índico existem pequenos arquipélagos, formado pelas ilhas Seychelles, Comores, Maurício e outras.A África está separada da Europa pelo mar Mediterâneo e pelo estrito de Gibraltar. O Mar vermelho e o canal de Suez separam a África da Ásia. A península africana de maior destaque é a da Somália, situada na porção oriental em frente ao Mar Vermelho e o golfo da Guiné na porção ocidental, no lado do Atlântico. A África tem também um enorme potencial hidrelétrico graças a seus rios e lagos caudalosos. A represa de Assuiã, no rio Nilo quando passa pelo Egito, constitui a obra de infra-estrutura mais importante do continente.

A África Central é a zona mais pobre do continente. Países como Níger, Zâmbia, Quênia, Moçambique, Etiópia, Somália, Sudão, Chade ou Mali têm renda per capita inferior a 400 dólares anuais. Uma ampla camada da população sofre de graves doenças. Nas zonas tropicais a malária causa danos aos habitantes.
A África luta, ainda, com outros grandes "inimigos": a Aids e a fome, que atingem parte da população, e as lutas tribais e guerras civis que desestruturam a economia já frágil de seus países.

O sul da África é a região economicamente mais avançada, principalmente a República da África do Sul, que desenvolveu uma intensa atividade comercial em torno dos minerais(diamantes, ouro, carvão). Os países produtores de petróleo realizaram enormes esforços de modernização e de melhoria das infra-estruturas, que começam a dar resultados. Outros países da África mediterrânea, como Marrocos, Egito ou Tunísia, estão sendo favorecidos por investimentos estrangeiros.

 

CONTINENTE ASIÁTICO

Origem: Filha do deus oceano, Ásia é a mãe das fontes e rios

A Ásia, com aproximadamente 44 milhões de quilômetros quadrados é ao maior continente do mundo. Ocupando a maior parte da Eurásia.

Limita-se ao norte com o Oceano Glacial Ártico, ao sul com o Oceano Índico, a leste com o Oceano pacífico a oeste com o Mar Vermelho que a separa da África, e com o mar mediterrâneo e sos Montes Urais, que a separam da Europa. Quanto a posição geográfica da Ásia pode-se dizer que:

DIVISÃO REGIONAL: Devido a grande extensão de seu território, onde vivem cerca de 60% da população mundial, a Ásia apresenta acentuada diversidade de paisagens naturais e de características humanas. Tais diversidades individualizam quatro grandes regiões do continente:

Oriente Médio: A parte do sudoeste da Ásia corresponde `a região do Oriente Médio. Quase toda a península Arábica, entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico é desértica. No norte ficou os ricos vales dos rios Tigre e Eufrates e a leste as montanhas do Irã e do Afeganistão. A maior parte da população é Árabe. Calcula-se que metade das jazidas de petróleo estejam nos territórios da Península Arábica, no Irã e no Iraque. Aí também está a maior produção mundial de petróleo ( cerca de 1,4 bilhões de toneladas e de um total mundial de 3,2 bilhões de toneladas).

Mares e Oceanos da Ásia: Mar Negro, Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar Cáspio, Oceano Índico e Oceano Pacífico.

 

Monte Evereste: A cadeia montanhosa do Himalaia corre ao longo da fronteira do Tibet, a sudeste do sistema de Panuir. Este é um conjunto de picos e valales inóspitos, chamado de “Teto do Mundo” , o ponto mais elevado do Himalaia e de todo o mundo é o monte Everest.

Relevo e Hidrografia:

Continente variado: com montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Planícies: da mesopotâmia no Iraque, onde se destacam os rios Tigre e Eugrates.

Planície Chinesa: região da China, área cortada pelos rios Yang-Tse-, Kiang,Hong-Ho. É coberto pelo “Loess”, solo de cor amarela e de grande fertilidade.

Planaltos: Planalto de Pamir “O telhado do Mundo”, com cerca de 4000 metros de altitude encontrado no Taquidistão.

Cordilheira do Himalaia: situada na fronteira do Tibet com o Nepal é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, apresentando como ponto culminante o Everest com 8848 metros de altitude. Além do Evereste há mais de 70 picos superiores à 700metros de altitude.

Depressão do Mar Morto: localizada à 395 metros abaixo do nível do mar. Nele desemboca o Rio Jordão cujas águas são importantes para Israel e Jordânia.

Áreas Desérticas: A paisagem desértica ocupa quatro grandes extensões na Ásia: o Planalto de Gobi, na Ásia Central , que forma um dos maiores desertos do mundo, a seguir o deserto Chinês de Takla Makan, o Arábico entre o Paquistão e a Índia. A região plana de karaKu Turcamenistão., apresenta uma extensão semidesértica e areias negras.



OCEANIA

ORIGEM: oceano é o deus dos rios e dá o nome a este continente.

A Oceania é o menor entre os continentes. Mas por ter aproximadamente 9 milhões de Km quadrados englobando a Austrália, Nova Guiné e o grupo de ilhas do Pacífico Sul somando cerca de dez mil ilhas, pode ser considerado o maior dos continentes.

A Austrália ocupa a maior parte do continente , 86% da área total com mais de 7 milhões de km quadrados. Há várias ilhas espalhadas. A Micronésia é formada por pequenas ilhas localizadas ao norte e o noroeste da Melanésia e na Polinésia as ilhas estão espalhadas pela área central do oceano Pacífico.

O clima equatorial predomina sem grandes variações nas ilhas da Micronésia e da melanésia, na Polinésia o clima é tropical. O clima da Austrália é seco e quente em 60% do país.

 


CONTINENTE AMERICANO

ORIGEM: A única exceção entre os continentes é o americano , seu nome não tem origem na mitologia. A América vem do nome do explorador Américo Vespúcio( 1454-1512). Como todos os outros continentes já tinham nomes femininos quando ele foi descoberto, Américo virou América.

O Continente Americano se estende do Oceano Glacial Ártico ao Oceano Glacial Antártico e separa os oceanos Atlântico e o Pacífico. O oceano Pacífico é o maior de todos nos separa da Ásia, Austrália e ilhas da Oceania e o oceano Atlântico separa as terras americanas da Europa e da África. O oceano Glacial Ártico e o Pólo Norte separam o norte americano do norte asiático, e o Glacial Antártico nos separam do continente Antártico ou Antártida. A extensão do continente americano é de 42 milhões de quilômetros quadrados, nessas condições, as terras americanas ocupam aproximadamente 8,5% da superfície total do globo e cerca de 28% das terras emersas do globo.

O continente americano é dividido quanto a dois critérios: geográfico e o cultural. Geograficamente as Américas são três: a do norte, a central e a do sul. Culturalmente são apenas duas a Anglo-Saxônica e a Latina.

AMÉRICA DO NORTE

A América do Norte compreende apenas três países independentes: Canadá, estados Unidos e México e mais a ilha da Groelândia que não é independente, mas uma possessão da Dinamarca. A América do norte está inteiramente no hemisfério norte e é cortada pelo círculo polar ártico, ao norte e pelo Trópico de Câncer, em sua porção meridional é banhada pelo Oceano Atlântico, a leste e pelo Pacífico a oeste.

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

Compreende as terras de colonização inglesa que se estende pelas Américas do norte, central e sul, enquanto a América do norte e do sul são macissamente continentais a América central é parcialmente sular.

AMÉRICA CENTRAL

Compreende uma estreita faixa de terras continentais e algumas ilhas: Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. A América central serve de ligação entres os dois blocos maiores do continente americano. Essa ligação foi contemplada na era quaternária com o surgimento da placa do caribe e a formação do istmo centro americano. Podemos reconhecer duas porções bem separadas: o istmo continental e o arco insular. As ilhas são conhecidas como Antilhas ( são divididas Cuba, Porto Rico, Jamaica e outras. As Bahamas formam um conjunto de mais de 700 ilhas ao norte de Cuba. Atravessada pelo trópico de Câncer, a América central está inteiramente na parte intertropical. Os vulcões são uma ameaça constante na América central e devido a sua posição geográfica ( entre o trópico de câncer e equador) tem climas tropicais e sua vegetação típica é a floresta tropical muito devastada.

AMÉRICA DO SUL

É formada por quatorze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad, Tobego, Uruguai, Venezuela. Os dois países centrais sem mar, na América do sul são: Bolívia e Paraguai

O Pico do Aconcágua com 6959 metros de altitude é o ponto culminante situado na Argentina.

O Chile, a Argentina e o Uruguai apresentam os maiores IDH da América do sul e conseqüentemente o melhor padrão de vida do continente, mas por outro lado o Brasil apresenta uma grande concentração de renda: 10% da população concentra 50% da renda do país. As desigualdades regionais têm sido responsáveis pelos deslocamentos populacionais em direção às grandes cidades provocando o abandono e o empobrecimento do campo . A América do sul é banhada ao leste pelo Oceano Atlântico e a oeste pelo Oceano Pacífico.

Voltar