"O Livro do Homem"

Por Louis-Claude de Saint-Martin

( Extraído da obra "Dos Erros e da Verdade", Biblioteca Rosacruz , AMORC, 1994.)

 

Página 1

Trata do Princípio universal , ou do Centro, de onde emanam continuamente todos os Centros

 

Página 2

Trata da Causa ocasional do Universo; da dupla Lei corporal que o sustenta ; da dupla Lei intelectual que age no tempo ; da dupla natureza do homem e , de modo geral , de tudo o que é composto e formado por duas ações.

 

Página 3

Trata da base dos Corpos; de todos os resultados e produções de todos os Gêneros , sendo aí que se encontra o número dos Seres imateriais que não pensam.

 

Página 4

Trata de tudo que é ativo ; do Princípio de todas as Línguas , temporais e atemporais ; da Relegião e do culto do homem,sendo aí que se encontra o número dos Seres imateriais que pensam.

 

Página 5

Trata da Idolatria e da putrefação.

 

Página 6

Trata das Leis da formação do Mundo temporal e da divisão natural do Círculo pelo raio.

 

Página 7

Trata da causa dos Ventos e das Marés; da Escala geográfica do homem; de sua verdadeira Ciência e da fonte de suas produç~es intelectuais ou sensoriais.

 

Página 8

Trata do número temporal daquele que é o único apoio , a única força e esperanç do homem , ou seja, desse Ser real e físico que tem dois nomes e quatro números, sendo ao mesmo tempo ativo e inteligente, com uma açãoque se estende aos quatro Mundos. Ela tratava também da Justiça e de todos os poderes legislativos , que compreendem os direitos dos Soberanos e a autoridadedos Generais e dos Juízes.

 

Página 9

Trata da formação do homem corporal no ventre da mulher e da decomposição do triângulo universal e partícular.

 

Página 10

É o caminho e o complemento das nove anteriores. Era sem dúvida a mais essencial e aquela sem a qual todas as outras não seriam conhecidas , porque dispondo as dez em uma circunferência segundo sua ordem numérica , ela mostra ter mais afinidade com a primeira , da qual tudo emana ; e se quisermos julgar sua importância , que seja sabido que é por ela que o Autor das coisas é invencível, pois é uma barreira que o defende de todas as partes e que nenhum Ser pode ultrapassar.

 

Comentários e sugestões

Retorno à Página dos Artigos.

Retorno à Página Principal.