Nashar
Atualmente quando nos deparamos com a palavra Esoterismo, associada à mesma estão uma série de conceitos que absolutamente não lhe dizem respeito. Assim neste "Kaly Yuga" em que ainda vivemos, o esoterismo acaba sendo sinônimo de todo o tipo de "ciências ocultas", adivinhação de futuro, etc.
Muitos são os pretensos mestres que oferecem seus serviços nos meios de comunicação se intitulando "esotéricos", e que acabam por deturpar o verdadeiro sentido da palavra esoterismo.
Esoterismo vem a ser o ASPECTO INTERIOR DAS TRADIÇÕES AUTÊNTICAS. Assim existe um Esoterismo Islâmico ligado à forma exterior do Islamismo, um Esoterismo Judaico ligado à forma exterior do Judaísmo e um Esoterismo Cristão ligado à forma exterior do Cristianismo. Podemos dizer que as formas exteriores comportam um sentido ou interpretação interior ou esotérica que conferem às mesmas o acesso a planos superiores de consciência.
Um exemplo claro é o símbolo da Cruz.Enquanto que para as denominações cristãs ela esta indissoluvelmente associada ao Mestre Jesus e seu sacrifício, para as Ordens Iniciáticas, detentoras do Esoterismo ela é o símbolo dos quatro elementos através dos quais se chega à quintessência ,o Cristo.
O Esoterismo Cristão, embora isto possa parecer contraditório, não se encontra em desarmonia com os demais esoterismos. Existe na verdade uma notável correspondência e analogia entre todos eles, e isto porque fazem parte daquilo que conhecemos como TRADIÇÃO PRIMORDIAL , que é a essência de todas as tradições autênticas.
Pretendemos dar continuidade a estes temas, porque consideramos que a humanidade ingressa atualmente em uma época decisiva para o seu desenvolvimento espiritual. Resgatar o sentido verdadeiro das Ciências Tradicionais é indispensável a fim de que possamos separar "o joio do trigo" como nos determinou o Mestre dos Mestres.