Dicas para Windows 98
  
 
Como identificar quem está "logado" na máquina com o Windows 98 ?
Agora é simples:
1. clique no botão Start
2. Olhe no menu Log Off.
3. O nome do usuário estará ao lado. 
   
 
O que acontece com o meu antivirus se eu converter o disco para FAT32 ?
Quando você converte o seu disco para FAT32, o setor de boot é modificado. Se você utiliza um antivirus, ele deve tentar interceptar qualquer alteração que tente atualizar o setor de boot e deve perguntar se essa ação pode ser executada. Você deve responder que SIM. Quando você rebootar a máquina depois da conversão o antivirus vai notar que houve alteração e (se ele funciona : ) ) deve perguntar se você quer que ele acerte esta alteração. Responda que não e bom trabalho (ou boa diversão).
   
 
Em termos de arquitetura, o Windows 98 se assemelha mais a qual sistema operacional ?
Para o desenvolvedor de software, o Windows 98 e o Windows NT são idênticos em quase tudo. As diferenças costumam aparecer somente quando fazemos referência aos serviços que são mais desenvolvidos no NT como a parte de segurança. Assim sendo podemos encarar o Windows 98 como sendo um NT eternamente rodando em uma máquina de uma única CPU.
   
 
Para que serve o Task Manager no 98 ?
O Task Manager quando chamado, responde ao usuário exibindo uma janela com a lista de todos as aplicações que estejam rodando no sistema naquele momento.
   
 
O Task Manager roda com qual prioridade no Windows 98?
O Task Manager do Windows 98 é uma aplicação de prioridade alta. Na maior parte do tempo, o thread do Task Manager está suspenso esperando ser acordado pelo usuário. Enquanto suspenso, o thread do Task Manager não recebe qualquer fatia de tempo de CPU, o que permite que threads de baixa prioridade sejam executados. Quando o Task Mananger é chamado pelo usuário, o Windows 98 interrompe a execução de qualquer thread de menor prioridade que esteja ativo e permite que o gerenciador assuma a CPU.
   
 
O DUN (Dial up networking) do Windows 98 está diferente do 95 ?
O Windows 98 traz consigo melhoras significativas em relação ao Dial-Up Networking do Windows 95. O upgrade de versão oferece suporte para: 
  • uma única conexão PPTP, 
  • adaptadores ISDN internos, 
  • capacidade "multilink", 
  • automação de logons através de scripts, 
e está mais estável e eficiente.
   
 
Qual é a diferença entre a FAT e a FAT32 ?
Basicamente o que a FAT32 faz é expandir o número de clusters em um disco lógico. Isto resolve dois problemas de uma única vez:
  • O tamanho máximo das partições: uma vez que o número de clusters por partição não tem mais o limite máximo de 65.526, não existe mais limite para o tamanho da partição. 
  • O slack space: Como os clusters ficaram menores, pequenos arquivos não necessitarão mais de uma grande quantidade de espaço para serem armazenados (espaço este que era perdido – slack space). 
  •    
     
    A FAT32 pode trazer problemas para PCs que utilizam software mais antigos ?
    Na verdade a grande maioria dos programas não terão qualquer problema. Os únicos softwares afetados são os anti-virus, utilitários de disco, alguns compactadores e sistemas de segurança que acessam diretamente ao disco.
       
     
    Existe algum bom motivo para eu utilizar a FAT32 ?
    Sim ! O tamanho do cluster se tornou mínimo: 4 KB para partições de até 8 GB. Este corte no tamanho do cluster (em comparação aos 32 KB da FAT16) nos economiza muito espaço no disco.
       
     
    Eu posso utilizar dual boot com a FAT32 ?
    Cuidado com Dual Boots. Depois de converter o seu drive C: para FAT32, não conseguirá mais fazer dual boot com Windows NT, Windows 95 (versão 4.00.950). Apenas o Windows 95 OSR2 reconhecerá este drive.
       
     
    O que é a toolbar Quick Launch ?
    É a barra de ferramentas que se posiciona ao lado do botão Start e permite o acesso ao Internet Explorer, Outlook Express, Desktop, Canais e o que mais você colocar lá, com um simples clique do mouse.
       
     
    Como transformo o meu desktop em ativo ?
    Clique com o botão direito do mouse em qualquer área vazia do seu desktop e selecione o menu Active Destop e depois clique em View As Web Page ou ainda, clicando no botão Start, selecionando Settings, depois Active Desktop e por último View As Web Page.
       
     
    O que é o desktop ativo?
    O Desktop ativo integra o browser Internet Explorer com o desktop padrão do Windows dando "movimento" e "vida" a ele. Você pode por exemplo colocar o seu site favorito na sua tela sem a necessidade de abrir o browser para visualizá-lo.
       
     
    Como retorno o meu desktop ativo para o padrão ?
    Clique com o botão direito do mouse em qualquer área vazia do seu desktop e selecione o menu Active Destop e depois clique em View As Web Page.
       
     
    Quais são os pré-requisitos para rodar o Windows 98?
    Seu computador deve ter: 
    • 486DX / 66 MHz ou acima. 
    • 16 MB de memória; quanto mais...melhor, melhora a performance. 
    • A instalação típica requer aproximadamente 195 MB de espaço livre no seu HD, e varia em torno de120 MB e 295 MB, dependendo do que você escolher instalar. 
    • Drive de CD-ROM ou DVD-ROM (disquetes 3.5" estarão disponíveis para compra, mas você pagará uma taxa extra para recebê-los). 
    • Monitor VGA ou acima. 
    • Mouse 
       
     
    Quais são as principais características da arquitetura de rede do Windows 98 ?
  • Virtual Device Drivers (VxDs) de 32-bits. Os componentes de rede do Windows 98 são VxDs de 32-bits e são carregados dinamicamente pelo sistema quando necessário. Como o sistema e os VxDs estão sendo executados em modo protegido, não existe o tempo de troca de contexto entre modo real e protegido. Isto faz com que os componentes de rede tenham uma alta performance de I/O de rede. Uma outra grande vantagem do VxD é que ele não consome memória convencional. 
  • Projeto modular e aberto. A arquitetura de rede do Windows 98 é altamente modular e inclui um Network Provider Interface (NPI), uma interface de Installable File System (IFS) e uma versão 4.1 de NDIS (Network Driver Interface Specification). Esta versão foi atualizada para suporte a Plug-and-Play. 
  • Plug-and-Play. Todos os componentes de rede do Windows 98 são projetados para operação dinâmica de plug-and-play. Por exemplo, quando um cartão PCMCIA de rede é instalado o driver NDIS 4.1 de rede é automaticamente carregado e o suporte de rede passa a estar ativo. E a operação contrária é verdadeira também. Quando um cartão PCMCIA é removido de um notebook, o Windows 98 notifica todas as aplicações que a rede não estará mais disponível e descarrega os drivers de rede. 
  •    
     
    Quais são as principais características de rede do Windows 98 ?
  • Uma arquitetura de rede robusta, aberta e de alta-performance, com software cliente de 32-bits, software para compartilhamento de arquivos e impressoras de 32-bits e protocolos de rede de 32-bits. 
  • Suporte a utilização de vários redirecionadores, vários protocolos e várias placas de rede a fim de facilitar a integração do seu computador a vários tipos de ambientes de rede. 
  • Suporte a padrões de conectividade e de gerência de rede, como TCP/IP, IPX e SNMP. 
  • Integração com Microsoft Windows NT Server e Novell NetWare. 
  • Fácil configuração e coneção a impressoras de rede. 
  •    
     
    Quais os protocolos disponíveis no 98 ?
  • PPP (Point-to-Point Protocol). 
  • O protocolo padrão utilizado para conexões com provedores de acesso à Internet é o PPP, que também pode ser utilizado para conexões com computadores UNIX, Windows NT, Windows 95 e Windows 98.
  • PPTP(Point-to-Point Tunneling Protocol) 
  • A palavra Tunneling do protocolo PPTP quer dizer o processo de encapsulamento de um protocolo em outro. O ambiente de utilização do PPTP seria o de duas redes interligadas por uma terceira que possui um protocolo incompatível ou que possua características provocando uma situação similar.

    Dessa forma você pode utilizar o PPTP por exemplo, para encapsular pacotes do protocolo Point-to-Point Protocol (PPP) em pacotes IP (Internet Protocol) para enviá-los para Internet ou rede IP.

  • SLIP (Serial Line Internet Protocol) e CSLIP (SPLI com compressão "IP header"). 
  • SLIP e CSLIP é o protocolo menos usado do que o PPP, mas também serve para conectar com alguns computadores UNIX e provedores de acesso à Internet.
  • RAS (Remote Access Server – para Windows NT e Windows for Workgroups 3.11 utilizando NetBEUI assíncrono). 
  • SLIP e CSLIP é o protocolo menos usado do que o PPP, mas também serve para conectar com alguns computadores UNIX e provedores de acesso à Internet.
  • NRN (Novell NetWare Connect). 
  • Para falar com computadores NetWare, o protocolo indicado é o NRN.
       
     
    O Que é o TV Viewer?
    O Windows 98 inclui um utilitário chamado TV Viewer. Este programa combina a tecnologia de broadcast e conteúdo HTML para distribuir programas de televisão. Para a utilização deste utilitário você precisa ter uma placa de video que suporte recepção de TV.
       
     
    Como Instalar o TV Viewer?
    Caso você não tenha instalado o TV Viewer junto com o Windows 98, quando o instalou no seu computador, você pode adicioná-lo agora. Basta abrir o Control Panel e ir ao ícone Add/Remove Programs

    Neste ajudante de instalação de programas, encontramos a instalação também do Windows. Vá à página Windows Setup. Lá você encontrará a indicação de quais itens do Windows 98 estão instalados (com a caixa marcada) e quais não estão – mas podem ainda ser – instalados (com a caixa desmarcada).

    A última opção desta lista é a do TV Viewer. Se você selecioná-lo e apertar o botão Details… você verá uma janela que mostra os componentes que fazem parte do ítem chamado TV Viewer, a saber: 

    • Broadcast Data Services 
    • TV Viewer 
    Para prosseguir com a instalação você deve fechar a janela de detalhes e apertar o botão de OK.
       
     
    Para o que serve DUN (Dial up networking)?
    Você pode utilizar DUN para diversos propósitos. Se você estiver utilizando o micro na sua casa você pode acessar o computador do seu local de trabalho para: rodar programas, copiar e manipular arquivos, buscar e-mails, enviar fax, ser o cliente de aplicações cliente/servidor e até imprimir na impressora do seu chefe ! Além disso, DUN serve para conectá-lo à Internet e à qualquer outro local/rede.
       
     
    O DUN no 98 permite o acesso remoto a redes utilizando NetBEUI ou IPX ?
    O DUN do Windows 98 inclui o arquivo Rnaserv.dll, que já vinha com o Microsoft Plus!. Esse arquivo habilita acesso remoto a redes utilizando os protocolos NetBEUI ou IPX. Se você remover esse arquivo você não poderá mais utilizar os protocolos citados acima.
       
     
    O que faz o Disk Cleanup do Windows 98 ? 
    É uma ferramenta que libera espaço em disco, apagando o que não é necessário. Ele pode inciar automaticamente em certas circunstâncias, por exemplo quando você executa uma ação e não tem espaço em disco para finalizá-la. A idéia é utilizá-lo periodicamente para que não passe pela situação descrita acima. 

    Como utilizo o Cleanup disk ?

    Para iniciá-lo escolha o botão Start e depois Programs/Accessories/System Tools/Disk Cleanup. Se você não conseguir achá-lo, procure na pasta aonde está instalado o Windows98, provavelmente C:\Windows, o aplicativo Cleanmgr.exe

    Existem duas páginas de configuração nas quais você define o que pode ser apagado do seu hard disk: Disk Cleanup e More Options. Na primeira, todas as opções são boas. Temporary Internet Files apaga os arquivos temporários da Internet, sem apagar (se assim você o desejar) os seus cookies, Downloaded Programs files, apaga os progrmas que você descarregou da Internet, se você já os utilizou e não os quer mais, ou já armazenou em outro local, apague-os. A Recycle Bin  deve ser limpa sempre, pois armazena os arquivos apagados e Temporary files, que são arquivos temporários utilizados por aplicações diversas. POde apagá-los sem problema, eles serão recriados quando necessário.

    As opções vistas acima vão liberar espaço mas logo acabam ocupando-o de novo. Em More Options, você encontra opções mais definitivas, no entanto apenas trabalhe com elas se você tiver certeza do que está fazendo. Remover componentes e programas que não utiliza é uma decisão acertada.

    A conversão para FAT32 é um processo delicado, pois se houver a necessidade de recuperar o disco em caso de falha, o procedimento não será dos mais simples, já que os disquetes de boot DOS não a enxergam. Portanto, muita cautela.