Acelere seu Win98


Uma coisa que eu aprendi com a evolução dos PCs é que, gostando ou não, eles demoram muito mais tempo hoje para escrever uma carta de duas páginas do que levavam 15 anos atrás. Por que, por exemplo, nós precisamos de um processador de texto que seja compatível com clipes de vídeo? E por que a Microsoft acha que um sistema operacional com um navegador Web integrado e meio megabyte de clipes de som facilitará nossas vidas? Tudo que os especialistas de marketing da Microsoft pensam em vender para você junto com o novo SO pode tornar seu PC mais lento e complicado de usar. Eu lhe mostrarei o que você deve fazer para tornar seu Win98 mais rápido, e o que é melhor - sem gastar um centavo com programas adicionais.

SEJA UM BOM OUVINTE Comece ouvindo a reinicialização do seu Windows. Silêncio - significa que o disco rígido ainda não pôde ser acessado - provavelmente porque um driver de hardware está sendo inicializado. Caso possua um cartão de rede ou outro dispositivo instalado que você não usa, experimente removê-lo ou desativar seus drivers usando o Gerenciador de Dispositivos. No Painel de Controle, dê um clique duplo no ícone Sistema e localize o dispositivo desejado. Dê um clique duplo nele e selecione a opção "Disable in this hardware profile".

Por outro lado, longos períodos de ruído no disco rígido podem significar que está havendo uma "faxina" na casa. Executar o ScanDisk e o Desfragmentador de Disco regularmente ajuda a manter o disco rígido enxuto. E se você gosta de automatização, use o Maintenance Wizard, um novo utilitário do Win98 que caminha você pelo processo de programação do ScanDisk e do Desfragmentador de Disco para serem executados em horários predefinidos. Como o programa procura aplicativos desnecessários e arquivos não utilizados no disco rígido que podem tornar o sistema mais lento, é importante usá-lo apenas para obter espaço em disco.

Se um computador congela freqüentemente durante alguns segundos, a culpa provavelmente é de um arquivo de troca mal configurada. Como regra prática, se um sistema tem pelo menos 16MB de RAM, ele se beneficiará caso você sobrescreva as configurações do arquivo de troca padrão. Para fazer isso, dê um clique duplo no ícone Sistema do Painel de Controle e escolha a guia Desempenho. Selecione o botão Memória Virtual e depois clique na opção "Especificar minha próprias configurações de memória virtual". Por padrão, o Windows define um tamanho mínimo para o arquivo de troca como 0 (zero) e o máximo como o total de espaço livre em disco. Se você não limitar esses números, o Windows simplesmente continuará limitando o tamanho do arquivo de troca, além de desperdiçar seu tempo.

Especifique o mesmo valor tanto para o mínimo quanto para o máximo, que deve ser aproximadamente quatro vezes a quantidade de RAM instalada (por exemplo, para 32MB, o arquivo de troca deve ser de 128MB). É claro que você está limitado pela quantidade de espaço livro no disco rígido, então, use outro disco caso isso seja possível. Você pode tentar encontrar as melhores configurações. Finalmente, desfragmente o arquivo de troca. A menos que você tenha o Norton Utilities, você terá de fazer isso do modo mais complicado (veja o quadro "Memória Real Virtualmente").

TEMPO DE INOPERÂNCIA DO WINDOWS Programas que são carregados automaticamente enquanto o Windows é inicializado também podem reduzir a velocidade do sistema. Não só aqueles que demoram para carregar, eles reduzem a velocidade de um sistema quando são executados em segundo plano - e podem até mesmo causar conflitos com os aplicativos que você usa.

Comece desabilitando alguns desses programas mais distintos. Por exemplo, se você não usa o Active Desktop, a pasta Tarefas Agendadas, e o Monitor de Sistema, desative-os. Os programas de segundo plano mais prejudiciais são aqueles que você não vê. Ao instalar um novo software, se você escolhe a opção Instalação Express em vez de Personalizada, sempre há algum software sendo executado nos bastidores.

Para encontrar quais carregamentos foram inicializados durante o sistema, verifique em três lugares. O mais óbvio é na pasta Iniciar. Você pode não precisar de alguns utilitários que estão carregando, como o agendador de backup e o software de fax. É fácil remover ícones aqui, mas fique atento ao que está fazendo para não desativar algum recurso.

O próximo lugar para olhar é no Registro. Abra o Editor de Registro digitando regedit na caixa de diálogo Executar, pressione Enter e localize HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\
Windows\CurrentVersion\Run (veja também em RunOnce, RunOnceEx, RunServices, e subkeys de RunServicesOnce).

No painel direito, você verá entradas para vários programas que carregam durante a inicialização. Verifique seus caminhos para descobrir para que servem. Por exemplo, eu encontrei uma entrada para uma porção residente em memória do OmniPage Pro, da Caere, e do novo TV Viewer, da Microsoft (e eu nem mesmo tenho um cartão de TV). Você pode excluir qualquer item que desejar selecionando-o no painel direito (não no esquerdo) e pressionando a tecla Delete. Certifique-se de fazer um backup de qualquer chave antes de excluí-la. Para fazer isso, selecione Exportar Arquivo de Registro no menu Registro do Editor de Registro.

O terceiro lugar para olhar é o arquivo win.ini (digite win.ini na caixa de diálogo Executar e pressione Enter) - especialmente nos sistemas atualizados a partir do Win3.x. Alguns programas mais antigos, como os utilitários para o mouse e o teclado, ainda podem estar deixando suas marcas nas linhas que começam com LOAD= e RUN=. Novamente, faça um backup desses arquivos antes de mandá-los para o espaço.

Quanto mais você usa um computador, mais ele fica repleto de softwares desnecessários, fontes inúteis e recursos não-desejados. Embora a exclusão de tudo isso e a reinstalação de todos os seus aplicativos desde o início certamente poderão revitalizar o Windows 98, essa tarefa não é muito apreciada do ponto de vista prático pela maioria dos usuários. Um pouco de otimização e uma faxina em seu sistema podem mantê-lo funcionando perfeita e harmoniosamente sem o menor esforço.
 
 

Memória Virtualmente Real 
Se você dispõe de algum dinheiro para gastar com uma atualização, a melhor solução para esse problema é comprar mais memória para seu sistema - principalmente se seu micro possui menos do que 32MB de RAM. Quanto mais memória houver disponível para o Windows, menos ele precisa acessar o disco rígido (na forma de arquivos de troca). E, assim, o Windows ficará mais rápido.

Não importa a quantidade de RAM instalada em um sistema, o Windows freqüentemente usa um arquivo de troca. Caso tenha seguido os passos do quadro principal para limitar o tamanho do arquivo de troca, você se beneficiará com sua defragmentação, pois ele consome um espaço contíguo do disco rígido. O Desfragmentador de Disco não pode fazer isso, mas o Norton Speed-Disk (que vem com o Norton Utilities) pode.

Se você não tem o Norton Utilities, precisará fazer isso do modo mais difícil. Primeiro, desfragmente o disco rígido usando o Desfragmentador de Disco. Depois procure o arquivo win386.swp e decore sua localização (normalmente no diretório-raiz da unidade de inicialização ou na pasta Windows).

Em seguida, reinicie o sistema no modo MS-DOS e digite CD DIRNAME (onde DIRNAME é o nome da pasta que contém o arquivo de troca). Exclua o arquivo de troca digitando ATTRIB -R -S -H WIN386.SWP (com espaços entre cada parâmetro) e depois DEL \WIN386.SWP. Quando o Windows for reinicializado, ele recriará o arquivo de troca na parte maior de espaço contíguo livre que significará que o arquivo não será fragmentado. E como seu tamanho é fixo, nunca mais será fragmentado novamente.