CLICK HERE TO VISIT THE World 1000

 

GARMENT SAGRADOS OU VESTES SAGRADAS


Um dos símbolos mais sagrados que o homem recebeu do Senhor é o Santo Garment.

Antes de Adão e Eva serem expulsos do Jardim do Éden, Deus proveu-lhes vestes feitas de pele de animal. Para a maior parte do mundo, o significado desta roupa é subestimado e muito mal compreendido. Foi esta roupa que proveu-lhes a proteção dos assaltos do Diabo. Mais do que isto, proveu-lhes também as chaves para sua própria salvação, cujas chaves se relacionam com todas as ordenanças necessárias para se tornarem exaltados no Reino de Deus. E estas chaves fazem parte do sacerdócio, que é o poder de Deus, e o sacerdócio está ligado ao uso de garments especiais.

A maioria dos cristãos não acredita que a Bíblia ensine essas coisas, mas observaremos algumas escrituras e analisaremos o importante significado que a roupa especial simboliza.

Lemos em Gênesis 3:21, "O Senhor fez túnicas de peles para Adão e sua esposa E os vestiu. "Isto foi no Éden e foi o último presente que Ele lhes deu antes de serem expulsos. Satanás pensou que havia frustrado os desígnios de Deus, mas isso tudo ia de acordo com seu plano. Como sabemos disto? Por diversas razões.

Foi Eva que admitiu que havia sido enganada por Satanás (Gen. 3:13) O apóstolo Paulo confirmou isto quando disse em Timóteo 2:14: "Adão não foi enganado, mas a mulher sendo enganada caiu em transgressão" Sim, Eva comeu o fruto proibido mas ela o faz sem ignorá-lo. Ela fora enganada. Ao comer do fruto recebeu conhecimento do Bem e do Mal. (Gênesis 3:15).

Isto significa que, Antes de comer o fruto, ela não tinha o conceito do Bem e do mal. As escrituras ensinam claramente que foi só depois de terem comido o fruto que os olhos deles se abriram". (versículo 7)

Todos os pais compreendem este tipo de situação. Quando uma criança desobedece, não compreende o que está fazendo e tampouco Eva até depois de ter transgredido, então como pode ter realmente pecado?

Outra maneira pela qual sabemos que Deus não se zangou devido a sua reação à transgressão deles (Adão e Eva). Uma cuidadosa leitura mostrará que Deus não os amaldiçoou. O Senhor disse a Adão:..."Com dor comerás dela todos os dias de tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerá a erva do campo; no suor de teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra, porque dela foste formado (Versículos 17-19)." Isto foi maldição? Não. A maldição foi sobre o solo (a terra), não sobre Adão.

Mas note que o solo foi amaldiçoado por causa de Adão (Gên. 3:17). Em outras palavras, a terra foi amaldiçoada para o bem de Adão! Era bom para Adão que estivesse pesaroso. Era bom que fosse afligido com espinhos e cardos. Era bom que tivesse que trabalhar com o suor de seu rosto.

E quanto a Eva? Ela foi amaldiçoada. A Bíblia apenas declara: "Multiplicarei grandemente tua dor, e a tua concepção. Com dor terás filhos; e o teu desejo será para teu marido, e ele te dominará."(Versículo 16) Alguns consideram isto uma maldição, mas nenhuma maldição foi mencionada. Se foi bom para Adão viver em mágoa, não foi bom também para Eva?

Mas não houve nenhuma outra maldição com esta história, e essa é sobre a serpente, que foi a causa de toda essa dificuldade. Foi quem instigou a situação em primeiro lugar. Sem seu engodo e sem seu engano, nada disso teria jamais acontecido. Portanto a verdadeira maldição foi sobre a serpente, Não sobre Adão e Eva.

Então houve uma túnica de peles que Deus fez para eles. Por que Ele faria tal coisa compassiva se estivesse verdadeiramente zangado com eles? Em comparação, será que Deus realizou algo compassivo em relação à serpente? Se o fez não se menciona na Bíblia, assim foi-nos deixado a impressão que não se fez.

Portanto, na realidade, a expulsão do Jardim do Éden foi uma bênção, não uma maldição. E o maravilhoso presente de um casaco de peles foi uma ato de amor, não de ódio. Mas por que fez isto? Qual foi o propósito de Deus cobrindo o homem e a mulher? Deus parecia não se importar com sua nudez antes da transgressão, desta forma, não poderia Ter sido por Ter ficado aborrecido por esta visão. Então, se não foi por Sua causa que os cobriu, então deve ter sido por causa deles.

Antes de examinarmos esta questão, Precisamos considerar algo mais. Não se discute que Deus seja SANTO. Visto que Deus fez tudo, há alguma coisa que ele tenha feito que não seja santa? Não faria sentido para uma pessoa santa fazer algo não santo, exceto como uma maldição. Quando Deus fez a Terra, ela era pura e santa porque não havia pecado nela. Quando Deus fez Adão e depois Eva, e também eram puros e inocentes. Então que tal os casacos de pele que Deus faz para Adão e Eva? Se foram feitos por Deus, então devem também Ter sido feitos santos até a vez que o homem e a mulher os desonraram e os tornaram profanos. Portanto os casacos de pele que Deus proveu para sua criação antes de os enviar a um mundo de dor e mágoa eram vestes sagradas.

O que lemos a seguir no livro de Gênesis é que Caim e Abel ofereceram um sacrifício ao Senhor. Não é razoável presumir que eles ofereciam sacrifícios e Adão e Eva não o faziam? Acho que não.

Com isto em mente, êxodo 28:2 lemos, "Farás vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e ornamento." E qual o propósito destes vestidos santos?

"...as vestes finamente tecidas, para o uso no ministério no lugar santo, as vestes sagradas de Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio." (Êxodo 35:19

Assim vemos que estes santos vestidos faziam parte da vestimenta que Aarão e seus filhos deveriam usar enquanto realizavam seus deveres como sacerdotes. Vemos pois que as vestes sagradas e a realização de ordenanças do sacerdócio foram destinadas a estarem juntas.

Será que as vestes sagradas estavam de algum modo relacionadas aos deveres de um sacerdote? No primeiro relance parece que não há conexão, mas a um olhar mais profundo das escrituras, encontramos algo interessante. Sabemos Aarão e seus filhos realizavam ordenanças no tabernáculo, mas quais eram essas ordenanças? Em primeiro lugar havia uma oferta contra o pecado. Em Levítico 4:35 aprendemos: "Tirará toda a gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico e a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim o sacerdote fará por ele expiação do pecado que cometeu, e ele será perdoado."

Em Gênesis 4:4, lemos: "Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta"

Note que Abel ofereceu a mesma espécie de oferta que Aarão foi instruído a fezer como ordenança para expiação dos pecados. Sabe-se que Aarão teve que realizar esta cerimônia vestido com uma roupa especial sagrada. Isto também foi verdadeiro para Abel? Se dissermos "não" então devemos perguntar-nos porque Deus mudaria seus requisitos para esta ordenança no tempo de Abel ao de Moisés. Portanto, a menos que possamos justificar Deus mudando seus requisitos, somos forçados a admitir que deve Ter realizado sua oferta como sacerdote que estava usado uma espécie de santo Garment (vestimenta sagrada). Além disso, se Abel estava fazendo uma oferta, não é razoável pensar que Adão não é razoável admitir que Adão fez ele mesmo uma oferta, do contrário, como Abel saberia fazer uma oferta? E, sabemos que Adão recebeu uma veste (Garment) sagrada quando deixou o Jardim do Éden.

O símbolo do Garment (veste) é bem antigo. Representa várias vezes "autoridade". Sabemos que os reis usavam vestes cerimoniais como símbolo de seu poder. Mas existe evidência Bíblica que o Garment também representa autoridade espiritual?

Em 2Reis 2: 9-15 lemos, "Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito. Respondeu Elias: Coisa difícil pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. E, indo eles caminhando e conversando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai! o carro de Israel, e seus cavaleiros! E não o viu mais. Pegou então nas suas vestes e as rasgou em duas partes; tomou a capa de Elias, que dele caíra, voltou e parou à beira do Jordão. Então, pegando da capa de Elias, que dele caíra, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Quando feriu as águas, estas se dividiram de uma à outra banda, e Eliseu passou. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte dele em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vindo ao seu encontro, inclinaram-se em terra diante dele." O manto que Elias usava foi passado para Eliseu. Apesar de ser apenas um pedaço de roupa sem poder em si mesmo, ainda assim representava que o poder de Deus estava com a pessoa que o usava.

Em Mateus 21: 6-8, lemos: " Indo, pois, os discípulos e fazendo como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram os seus mantos, e Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu os seus mantos pelo caminho; e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho."

Há muito simbolismo nisto. Primeiro, entrar em Jerusalém, a capital de Israel, num jumento, que é símbolo de um conquistador pacífico (O oposto seria um conquistador cavalgando sobre um majestoso corcel, todo ornamentado para batalha, para representar toda sua poderosa autoridade sobre eles.) Jesus veio pacificamente, montado em um humilde asno. Ele não exigiu sua lealdade, ainda assim eles o saudaram como seu rei. Segundo, "e muitíssima gente estendia suas vestes pelo caminho." Em outras palavras, atirando suas vestes a Seus pés estavam simbolicamente atirando no chão sua própria autoridade pessoal diante dele, e por esse meio voluntariamente submetendo-se a Sua Lei.

Os sacerdotes e os escribas e os funcionários do templo todos usavam vestes cerimoniais que representam sua autoridade poder. Rasgar estas vestes significavam grande aflição, sendo uma profanação a Deus. Considere a história encontrada em Mateus 26: 63-65: " E o sumo sacerdote disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho do Deus. Respondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que agora acabais de ouvir a sua blasfêmia."

Está claro em todos estes exemplos que a veste por alguém usada representa sua autoridade.

Mas existe algumas vestes especiais senão outras que não sejam a dos sacerdotes, que SÃO sagradas e possui o poder de Deus?

No terceiro capítulo de Daniel lemos sobre três rapazes judeus pelos nomes de Sadraque, Mesaque e Abdenego que foram lançados na fornalha sob as ordens do rei Nabucodonosor. Começando no verso 20, lemos "e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente. Então estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas túnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lançados na fornalha de fogo ardente."

Sabemos que em lugar de serem queimados, o rei olhou para dentro da fornalha e disse: "Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses. Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Logo Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. E os sátrapas, os prefeitos, os governadores, e os conselheiros do rei, estando reunidos, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os corpos destes homens, nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem sofreram mudança os seus mantos, nem sobre eles tinha passado o cheiro de fogo."

Note que diz o versículo: "nem sofreram mudança os seus mantos". Entretanto no versículo 21 foi declarado que estes homens também usavam vestidos (garments - vestes), além de suas capas, tais como chapéus e seus calções. Então porque só os mantos forma especificamente mencionados e não os outros artigos de vestir que estavam usando? Poderia ser que houvesse qualquer coisa de sagrado sobre estas capas?

Uma outra pista importante encontra-se na parábola das Bodas, os convidados como encontra-se registrado em Mateus 22: 11-14: "Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." Deve ser lembrado que esta uma parábola referente ao Reino dos Céus. As bodas nesta parábola se referem aos que são convidados para o reino de Deus. Mas note que Jesus faz referência a "veste nupcial" como sendo necessária para se entrar no reino. Depois Ele falou sobre alguém que tentou entrar no reino sem a devida roupa nupcial. Obviamente esta pessoa queria entrar na graça de Deus, mas cuidadosamente nota que a despeito de seu desejo, ele permaneceu ainda do lado de fora por não usar vestes apropriadas.

Em Apocalipse 7: 13 - 15, lemos:" E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles. Vigiai, eu venho como um ladrão. Bem-aventurado é o que vigia e conserva seus vestidos para que não ande nu e vejam sua vergonha."

Por que Deus deu a Adão e Eva uma capa de pele antes de serem expulsos do Jardim do Éden? Não foi para esconder sua nudez a fim de não se envergonharam? A idéia de que aqueles que herdam o reino de Deus também usam Garment (vestes) é freqüentemente mencionada na Bíblia. Mas por quê?

Considere isto "Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados," (Hebreus 5:1) O dever do sacerdote é oferecer tanto dons como sacrifícios. Na lei de Moisés, o sacerdote realizava seu dever enquanto usava um Garment (uma veste) sagrado. "Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus," (Hebreus 3:1)

"Ora, ninguém toma para si esta honra, senão quando é chamado por Deus, como o foi Arão. Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei; como também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque."(Hebreus 5: 4-6)

Jesus Cristo é um sumo sacerdote e Ele não só se ofereceu mas ofereceu orações em nosso favor (Hebreus 5:7). Ele usava um Garment sagrado? A resposta imediata é "não", simplesmente devido as escrituras não especificamente dizerem que Ele o fez. Mas pode ser que não esteja correto. A respeito dos que herdam o reino de Deus, Apocalipse 5:10 declara: E para o nosso Deus NOS fizestes reis e sacerdotes, e eles reinarão sobre a Terra" (ênfases acrescentadas).

Aqueles que forem salvos em glória se tornarão SACERDOTES (deve ser lembrado que a fim de ser um sacerdote deve-se ser portador do sacerdócio) E como já vimos, eles estarão usando vestes brancas. Portanto mais uma vez vimos garments ou roupas sagradas associadas com o sacerdócio. É razoável achar que Jesus Cristo, nosso sumo sacerdote, estará desnudo?

Em Apocalipse 3:21, lemos: "Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono." Jesus não é apenas um sacerdote, mas ele é o Rei. Mas do que isto, ele prometeu que aqueles que vencerem as provações da vida, tal como ele o fez, esses também se tornarão, não só sacerdotes mas reis e se sentarão no trono de Cristo com Ele, como Ele se senta agora com seu Pai no Seu trono.

Os reis trajam vestes especiais que representam seu poder e autoridade. Não é razoável pensar que nós usaremos coroas e mantos de tecido branco enquanto Jesus e Seu Pai nada usam para representar sua autoridade de sacerdotes e reis. Quando viermos a compreender melhor a importância dos garments sagrados veremos que significação especial eles acrescentam ao Plano de Salvação de Deus.


Traduzido por Tereza Cristina P. Costa - Ala Indaiatuba - Estaca Itu - Brasil


 

 

Sign My Guestbook Guestbook by GuestWorld View My Guestbook

E-mail       

Por favor escreva no meu Guest Book

This LDS WebRing site is owned by

Massimo.

Want to join the LDS Webring?
[Home] [Skip Prev] [Prev] [Next] [Skip Next] [Random] [Next 5] [List Sites]

1

1

1