Polícia

CADÊ A POLÍCIA FEDERAL ?

todo mundo critica a pm e policia civil, e a policia federal? sera que sao todos bonzinhos? infelizmente alguns deles denigrem a imagem da pf, que deveria ser uma policia de elite, tipo fbi. e o caso de entrada de estrangeiros com vistos falsos (chineses) no rio de janeiro. o brasil restringe bastante a entrada destes, no entanto todos eles vem com este tipo de visto, e so verificar. ou sera que so e.u.a. barram os brasileiros? existe corregedoria da policia federal? se existe, ninguem sabe.

SOLUÇÃO: melhorar os vistos pra impedir a falsificacao, e um controle maior dos estrangeiros temporarios no pais, e responsabilizar os agentes da entrada de estrangeiros

?
Sao Paulo, 03/mai/97

ALEGRIA DE ASSALTANTES

NÓS DO BAIRRO BAETA NEVES EM SÃO BERNARDO DO CAMPO- SÃO PAULO ESTAMOS VIVENDO UM PERÍODO DE MEDO CONSTANTE POIS, ESTAMOS TENDO ASSALTOS A TRANSEUNTES E A RESIDENCIAS TODOS OS DIAS. NÃO EXISTE POLÍCIA QUE RESOLVA POIS, TANTO A POLÍCIA CIVIL QUANTO A MILITAR JÁ FORAM ACIONADAS DIVERSAS VEZES E, NENHUMA AÇÃO FOI TOMADA PARA A ALEGRIA DOS ASSALTANTES. ISTO É UMA VERGONHA E UM DESRESPEITO COM O CONTRIBUINTE.

SOLUÇÃO: EXISTIR UM PATRULHAMENTO CONSTANTE E EFETIVO PARA COIBIR A AÇÃO DOS MELIANTES. A ALGUM TEMPO ATRÁS ISTO OCORRIA PORÉM, DEVIDO A 'N'MOTIVOS ALEGADO PELOS POLÍTICOS, O MESMO FOI SUSPENSO. DEVE HAVER A VOLTA URGENTE!!!!!!!!!

?
SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP, 01/mai/97

OS DOIS LADOS DA POLICIA BRASILEIRA

A violência policial dentro da sociedade brasileira esta aumentado de forma incontrolável. A formação e a educação recebida na infância são algumas das causas e em consequência podemos dizer que a polícia esta divididaem dois grupos: os policiais violentos e os que protegem a população. Se pararmos p/ analisar a educação tomada na infância podemos afirmar que essa mesma tem uma grande influência na formação do indivídio. Um policial que viveuem em meio a violência enquanto criançaforma uma personalidade revoltadaque se manifesta na vida adulta. Muitas vezes, não tendo consciência de seus atos, espanca e atira em cidadões inocentes. Por outro lado temos so policiais que tiveram uma boa educação formando sua personalidade longe da violência. São esses oa policiais que protegem a população. Um exemplo disso foi a explosão do shopping de Osasco, onde policiais arriscaram a própria vida p/ salvar vidas desconhecidas.

SOLUÇÃO: Dessa maneira, percebemos que uma série de fatores ja vivenciados influi no comportamento das pessoas induzindo-as a cometer certos crimes. A justiça precisa ser feita, porém antes de tudo é preciso investigar as condições psicológicas que induz um policiala perpetuar erros barbáros. Isso se faz necessário para que o cidadão sinta-se protegido por essa instituição criada p/ protegê-lo.

Vivian
Concordia-SC, 29/abr/97

OPINIÃO DE LEIGO ÀS VEZES ATRAPALHA.

Caríssimo Sr. "quero-ser-cidadão":
Relacione-me os países em que existe inquérito policial como o nosso, capaz de gerar tanta corrupção e tortura e sem finalidade alguma, pois é totalmente refeito na Justiça! Outra coisa: polícias militarizadas existem nas melhores democracias européias e algumas pertencem às forças armadas, caro insipiente. Para esclarecê-lo melhor (a você: provavelmente um medíocre delegado de polícia que nunca saiu do país), os bombeiros da França são militares e ligados às forças armadas. Não sou policial mas conheço o mundo, não tenho procuração de ninguém mas sinto-me no dever de esclarecer os visitantes deste site sobre algumas asneiras que aqui são escritas. Quando afirmo que as guardas civis, as polícias e forças públicas de determinados países são militares é porque tenho conhecimento de causa! Inquérito policial como tem aqui no Brasil, se existir em outro ponto do mundo, só se for em país da África e de origem lusitana. Para finalizar, meu caro "quero-ser-cidadão", da próxima vez, já que quer ficar na clandestinidade, disfarce melhor, pois ficou clara sua condição de delegado de polícia, com opiniões fracas baseadas em puro corporativismo. Agora, quanto à sua solução de acabar com as polícias militares e fortalecer sua instituição policial civil, com certeza não terá apoio algum da sociedade que, no fundo, reconhece a podridão que ocorre nos porões dos distritos policiais e no caos em que se afundaria nosso país. Caia na real, meu irmão!

SOLUÇÃO: Que antes de escrever alguma coisa neste muro, pesquise melhor e evite colocar argumentos infundados e ridículos. Ou seja, "em boca fechada , não entra mosquito!"

Dr. Fernando - OAB/PR,
fern@321.com.br
Curitiba-PR, 23/abr/97

POLICIAIS DE DIADEMA

Eles sao pessoas muito queridas da sociedade aqui de diadema, e gostariamos que esta ma publicidade se tornasse em boa, para que o nome da cidade e o destes policiais voltassem a ser como eram antes bons e confiaveis. obrigado.

SOLUÇÃO: que a imprensa pudesse pedir desculpa para os bons policiais de diadema e mostrassem o lado bom da carreira destes bons homens.

?
22/abr/97

POLÍCIA MILITAR É MESMO UM ABSURDO!

Sinto muito, Mariano, mas você está enganado. Claro que existem inquéritos policiais em vários outros países. Mas essa sua de que polícia militar existe em Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e França é demais!!! A polícia desses países NÃO é militar, Mário. É separada do controle do exército, das Forças Armadas. Ao menos, é o que eu vi. E mesmo se houver alguma polícia militar decente em algum lugar, isso vai ser exceção absoluta. Todos os países democráticos desenvolvidos tem uma clara separação entre forças armadas (militares) e polícia civil. Os países onde o nível e qualidade de democracia é mais avançado, melhor, são todos assim, Mariano. É um fato incontestável que o Terceiro Mundo é cheio de Policia Militar, de ditaduras, de golpes militares fascistas (chamados de "revoluções" pelos fascistas imbecis, pra esconder a baixeza dos seus atos). É só separar os militares de qualquer interferencia no poder político [como é o caso mesmo na França, Bélgica e Itália, que você cit! ou - e, hoje em dia, mesmo na Espanha e Portugal, depois de decadas de Fascismo (Franco e Salazar, lembra-se?)] que o país fica mais estável e menos corrupto e menos violador de direitos humanos, Mariano. Você é que está confundindo as coisas. Mesmo para uma polícia ser enérgica e respeitada, ela não é (e nem tem cabimento ser) militar. Pense a respeito disso. Vá visitar esses países que você mencionou. E aproveite para visitar o norte da Europa, a Inglaterra, a Irlanda, Escócia, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia... Um abraço.

SOLUÇÃO: ACABAR COM A POLÍCIA MILITAR. FORTALECER A POLÍCIA CIVÍL, COM UM MELHOR SALÁRIO E MELHOR TREINAMENTO. E COM UMA DISCIPLINA QUE EXPULSE QUALQUER POLICIAL TORTURADOR OU CORRUPTO. A COMEÇAR PELOS DE CIMA, PELOS DIRETORES E CHEFES.

Quero-ser-cidadão!
SP, 16/mar/97

ATITUDE!!!

O povo está tão revoltado e assustado que sobrepõe que todos os policiais são cruéis e sanguinários. É claro que tem muitos que deviam estar na cadeia, que abusam da autoridade e se acham os donos das ruas. Mas não podemos generalizar. Também há gente que está nas ruas para proteger a população. Os jovens de hoje em dia estão tão assustados que não podem ver uma viatura na rua que já se desesperam.

SOLUÇÃO: O criação de uma CPI popular para o julgamento dos casos, um a um, com definição de pena pela mesma.

Axl Rose
axl@iqsc.sc.usp.br
São Carlos-SP, 15/abr/97

FAÇAMOS JUSTIÇA

Disque 192 (PRONTO-SOCORRO) e peça uma ambulância. Você certamente desistirá e terá que ligar 190 a PM o atenderá e enviará uma viatura para socorrer o doente.
Disque 147 (POLÍCIA CIVIL) e informe um crime em an-damento. Fatalmente eles mandarão você discar 190
Agora, se você realmente quer ver um governo eficiente, DISQUE PIZZA, que ela chegará quentinha em minhutos…
Sejamos justos e vamos parar de massacrar a única coi-sa que funciona neste país, porra!!!!

SOLUÇÃO: Façam vocês mesmo o teste e verão...

Pixador Profissional
São Paulo-SP, 14/abr/97

POLÍCIA MILITAR NÃO É SÓ COISA DE TERCEIRO MUNDO

Existem polícias militares em muitos lugares do primeiro mundo, e são enérgicas e respeitadíssimas em seus países, pro-víncias ou municípios.
Inúmeros brasileiros e boa parte da população do mundo co-nhecem polícias verdadeiramente militares (agentes com investi-dura militar) tais como: a guarda civil espanhola, a polícia belga, a guarda republicana portuguesa, a carabinieri italiana e a gendar-meire francesa. Nota-se que a polícia fardada tem sua formação baseada na hierarquia e disciplina de seus integrantes, fatores ti-dos como militares, mas visíveis em inúmeras empresas e indis-pensáveis para o aperfeiçoamento de seus integrantes.
É o inquérito policial que é coisa de 3º mundo! Só no Brasil é que ele existe e leva a casos como da "Escola Base" e o "Bodega", além da conhecida tortura e corrupção existentes nos porões dos distritos policiais.

SOLUÇÃO: Colegas, parem de falar bobagem sem conhecimento de causa. Vocês apenas confundem mais...

Mariano da Silva
mariosilva@.com.br
São Paulo-SP, 14/abr/97

TIRANDO A "ROSQUINHA" DA RETA !!!

A Polícia Civil de São Paulo, através do delegado-geral de polícia, ANTONIO CARLOS DE CASTRO MACHADO, está divulgando uma nota em seu site na Internet, onde repudia de forma veemente a atuação de indivíduos que ousaram desrespeitar os direitos humanos e envergonhar a população. A nota contém, ainda, uma foto extraída do vídeo produzido pelo cinegrafista amador Francisco Romeu, o tal de Pica-Pau, no dia 5 de março de 1997, à 1:02 hora da madrugada, na favela Naval (ou bairro pobre, entendam como quiserem), em Diadema. Foi essa a fita exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, como sobremesa no jantar de um determinado dia, há algumas semanas, e que detonou todo um processo de caça às bruxas no país. De caçadores, os PMs viraram caça. E, de todos os lados, não param de chegar novos vídeos sobre torturas e outros atos "simpáticos" praticados pelas PMs de todo o Brasil.
Então, o delegado-geral da polícia de São Paulo, o doutor CASTRO MACHADO, também aproveita, molha o cotonete no álcool e põe sobre a ferida, para arder ainda mais. Afinal de contas, é a PM que está sendo julgada pelo povo e pela imprensa! Afinal de contas, é a PM que cometeu as barbáries... afinal de contas, foi a PM que levantou os índices de audiência do Jornal Nacional, que estava já caindo pelas tabelas... Em outras palavras, o doutor CASTRO MACHADO aproveitou a onda e, na esperança de faturar algum por conta para a corporação que dirige, simplesmente tenta tirar a "rosquinha" da reta...
Oras bolas, doutor CASTRO MACHADO!!! Deixe de ser hipócrita e abandone essa desfaçatez tão comum aos homens públicos dessa republiqueta de bananas chamada Brasil.
Em um trecho da nota assinada pelo novo rei da desfaçatez, CASTRO MACHADO afirma que: "Seguindo a linha de conduta e atuação imposta pelo Excelentíssimo Senhor Secretário da Segurança Pública (?) do Estado de São Paulo, a Polícia Civil tem exigido de seus funcionários o respeito aos direitos humanos e a (sic) defesa da população, punindo severa e exemplarmente aqueles que se desviam desta orientação"... (o sinal de interrogação após Segurança Pública é de minha autoria, para expressar a minha dúvida quanto ao real significado da expressão Segurança Pública).
Ahhhh, entendi!!! Quer dizer que a Polícia Civil de São Paulo - e a de outros estados brasileiros - não tortura ninguém? Quer dizer que eu - e a população que nos assiste - vai ter que dormir com mais esta, ainda? Quer dizer, doutor CASTRO MACHADO, que a sua Polícia Civil é um exemplo de eficiência e eficácia? É isso que o doutor pretende que nós, simples mortais e pagadores de impostos, acreditemos?
Doutor CASTRO MACHADO, ou o senhor é muito ingênuo ou é muito arrogante. Ou, então, acredita que todos os brasileiros são burros. Aliás, acredito que a terceira opção é a mais exata. É fato mais do que conhecido que a Polícia Civil de São Paulo é um antro de corrupção ativa e passiva. Assim como os maltrapilhos e mal preparados soldados da PM, os agentes da Polícia Civil são um exemplo daquilo que há de mais nocivo em matéria de funcionalismo público. A grande diferença é que os soldados da PM vestem fardas... encardidas, mas pelo menos podem ser identificados de longe, por qualquer câmara, e os políciais civis passam desapercebidos pela população, à paisana. Essa é a grande é única diferença.
Enquanto o comando da PM executa as famosas blitz, acuando cidadãos honestos, como se estivessem em algum país da África, os policiais civis se utilizam de outra estratégia para extorquir dinheiro da população. São dois lados de uma mesma moeda: a corrupção na polícia, seja ela militar ou civil. É fato mais que sabido, amplamente mostrado por câmeras de tevê, o tráfico de drogas executados por policiais civis, utilizando, para isso, as próprias viaturas dos departamentos. É fato também que, possuidores de um salário miserável, ostentam uma riqueza que não é compatível com o seu contra-cheque mensal. A grande pergunta é: onde estão os agentes do serviço reservado que não olham essas coisas? Será que são coniventes ou também recebem o deles por fora, para calar a boca e fazer vista grossa? É fácil identificar alguns investigadores, que mal ganham para possuir um carro, circulando com carros do ano, até importados. O senhor, doutor CASTRO MACHADO, também deve conhecer, e se não conhece é porque não é competente para exercer o cargo que exerce, determinados delegados que moram em mansões em bairros nobres de São Paulo, com salários que mal chegam para morar em quarto-e-sala de periferia. É do conhecimento geral que investigadores extorquem dinheiro de bandidos recém-aprisionados, e depois os soltam, mantendo-os como escravos. Enquanto trazem dinheiro, permanecem soltos. Quando param de alimentar o policial que os encobre, daí, sim, vão parar na cadeia. O senhor não sabia disso? E a gangue de policiais, com delegados envolvidos, que controla o roubo de automóveis e desmanche de carros em São Paulo? Quer dizer que o senhor, doutor CASTRO MACHADO, nunca ouviu falar disso? E aqueles policiais vagabundos, que circulam na esfera do serviço de trânsito, roubando descaradamente o cidadão que simplesmente deseja licenciar um veículo e tem que contribuir com a maldita caixinha do Detran? O senhor por acaso já tomou conhecimento das falcatruas deles? E aqueles inocentes que foram torturados para confessar um crime que não cometeram, o crime do Bar Bodega? Pelo que se sabe, ali não tinha nenhum policial militar envolvido. Eram todos policiais civis. E, até hoje, ninguém foi condenado a nada. A equipe que participou da sessão de torturas, continua soltinha por aí, procurando por mais inocentes para torturar. E aquela aberração da Escola de Base, quando um delegadozinho de merda, em busca de fazer carreira rapidamente, prendeu, julgou e condenou um grupo de pessoas a nunca mais refazer suas vidas? Ali também não tinha nenhum policial militar envolvido. Eram todos membros de sua "quadrilha", doutor CASTRO MACHADO, a "gloriosa" Polícia Civil de São Paulo. E o senhor, doutor CASTRO MACHADO, nunca fez nada para coibir este tipo de coisa.
E agora, doutor CASTRO MACHADO, o senhor vem a público, divulgando uma nota via Internet, querendo tirar a sua "rosquinha" da reta, querendo mostrar a corporação que dirige como uma ilha de eficiência e eficácia a serviço da população? Ora, doutor CASTRO MACHADO, VÁ PENTEAR MACACOS... ENXERGUE-SE!!!

SOLUÇÃO: Isso não requer uma solução. É apenas uma análise da postura das "otoridades" brasileiras.

Idilio Gomes da Costa
idicom@ix.netcom.com
Miami, USA, 14/abr/97

UMA CAMÊRA NA MÃO E UMA IDÉIA NA CABEÇA

Bandidos infiltrados na polícia militar envergonharam o Brasil perante o mundo, após a divulgação de uma fita contendo cenas imperdoáveis de violência e corrupção policial.
Após isso, contestou-se a eficácia da Justiça Militar, do processo de formação do profissional de segurança pública e do sistema militarizado de nossa polícia. A imprensa, mediante uma pirotecnia desenfreada, está massacrando a imagem da Polícia Militar, pondo em dúvida a correta e necessária ação de todos os seus integrantes. Não percebe que, assim, está favorecendo apenas o marginal, que passa a ter maior liberdade de ação, frente a uma polícia desmoralizada e desestimulada.
Mas todas essas acusações contra o sistema da PM são pertinentes? Será que é só na polícia militar que tais aberrações ocorrem? E na polícia civil? Não são seus delegados que conduzem os inquéritos da justiça comum? Estariam os policiais civis, então, imunes à lei? Seria confiável esse sistema de apuração? E o corporativismo ali existente? Como fica?
Como é sabido por todos nós, policiais civis torturaram e execraram publicamente um grupo de inocentes (pseudo-autores), no famoso "Caso Bodega" tudo isso almejando auferir dividendos junto à opinião pública. Até o momento, a identidade de qualquer delegado ou investigador (verdadeiros torturadores) não veio a público, bem como não se consegue contabilizar a dimensão da corrupção que lá impera.
Uma câmera escondida naquele porão seria oportuna? Infelizmente, seria esta, atualmente, a única solução contra a impunidade...
assinado: um cidadão que necessita do Estado para a garantia de sua segurança.

SOLUÇÃO: Avaliar bem tudo o que a imprensa divulga. Ser imparcial e julgar desapaixonadamente.

Mário Teixeira - Taxista
São Paulo, 14/abr/97

CONCORDO PLENAMENTE, IDILIO GOMES DA COSTA!

Sendo uma brasileira que também saiu do Brasil, optando por construir uma nova vida no exterior, fiquei orgulhosa de ver que existem brasileiros que tem uma visão tão clara e inteligente sobre o que acontece no Brasil. É uma pena que muitos brasileiros que vivem no Brasil vêem os que moram fora como um bando de fugidos que não entendem o país e que foram procurar uma vida mais fácil e descomprometida. Mas, por ironia da contradição, nós, que estamos fora, conseguimos enxergar melhor do que eles, que lá estão. Gostaria que a sua denúncia, Idílio, fosse lida por milhões de pessoas. Parabéns!

SOLUÇÃO: LEIAM A DENÚNCIA DO IDÍLIO GOMES DA COSTA.

Maria-contra-as-outras
São Paulo, 13/abr/97

POLÍCIA MILITAR É COISA DE TERCEIRO MUNDO!!!!!!

Se o Brasil quer ser um país que se preze, onde existam verdadeiros cidadãos, é essencial acabar com as violações dos direitos humanos básicos. Ao invés de lamber a bunda dos militares por temer um golpe militar, o governo deveria por os militares no seu devido lugar, ou seja, o de defensores da soberania nacional E NADA MAIS QUE ISSO. Se houver alguma guerra com algum outro país, então os militares devem ser acionados e tem o dever de organizar a defesa do país. Caso contrário, lugar de militar é quartel. Polícia tem que ser uma só, CIVIL. E ministros militaresé coisa de país sub-desenvolvido que caga nas calças com medo de golpe militar. Militar de Alto Comando deve voltar e permanecer em quartel. Não há lugar pra militar em governo de qualquer país que se preze (a não ser, em casos especiais, em áreas de defesa e segurança, como Ministério da Defesa: UM ministro, não vários!). Vamos fazer deste país um país sério e justo?

SOLUÇÃO: MILITARES NOS QUARTÉIS E CIVÍS NA POLÍCIA!

Quero ser cidadão!!!!!
São Paulo-SP, 13/abr/97