ðHgeocities.com/Baja/Mesa/7068/Cultura_Cult_nos_tempos.htmgeocities.com/Baja/Mesa/7068/Cultura_Cult_nos_tempos.htm.delayedxŠVÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈðoùrOKtext/html€çhrÿÿÿÿb‰.HSat, 29 May 1999 02:07:51 GMTÞ%Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *ŠVÔJr Cultura nos Tempos
 
Cultura nos Tempos
 
CULTURA NA COLÔNIA
 
       Na época do Brasil colônia a cultura se dividia em dois distintos lados diferentes de um lado os jesuítas tentando implantar a sua cultura nos índios que já habitavam aqui no Brasil.
       Do outro lado os índios que já possuíam a sua própria cultura e que tentavam manter suas tradições.
CULTURA NO IMPÉRIO
 
       A grande massa da população seguia um ecletismo religioso, misturando o catolicismo às crenças indígenas e dos escravos negros. Os membros das elites eram católicos devido à tradição e ao prestígio. As correntes filosóficas seguidas pela Igreja não tiveram muita importância nem alcance intelectual no Brasil.  
CULTURA NA REPÚBLICA
  
      Na república, as artes e a literatura brasileira finalmente se libertam das influências culturais européias. Nasceram, neste século, uma arte e uma literatura verdadeiramente e nacionais, se bem que ainda persista em alguns setores da nossa sociedade a idéia de que "o melhor é o que vem de fora".
       A cultura brasileira começou a sofrer algumas alterações devido ao crescimento econômico e social da colônia, em consequência da mineração e devido as influências culturais francesas, que começaram a marcar as nossas idéias e a nossa literatura.
       Esse novo impulso cultural brasileiro deveu-se ao fato de o Brasil ter-se transformado em sede do governo Português, a reforma promovida por D. João sexto e a chegada ao Brasil da missão Artística francesa que influenciou ou profundamente as artes e os artistas do Brasil.