Hgeocities.com/Baja/Mesa/7068/Descobrim_primexp.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/7068/Descobrim_primexp.htmldelayedxVJoOKtext/htmlhb.HSat, 29 May 1999 02:17:57 GMT%Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *VJ As Primeiras Expedições ao Brasil
 
 As Primeiras Expedições ao Brasil

      1.501 - Primeira expedição exploradora: Composta por três navios, essa expedição partiu de Lisboa, em maio de 1.501. Seu comandante, ao que se sabe, foi o navegador Gaspar de Lemos. Participava da tripulação o experiente navegador Florentino Américo Vespúcio, que verificou a existência de grande quantidade de pau-brasil em longas faixas do litoral, o que provocou  contentamento em diversos comerciantes. Essa expedição, ao percorrer o litoral brasileiro, deu nome aos principais acidentes geográficos que foi encontrado, conforme o santo de cada dia e as festas religiosas comemoradas na época. Assim, surgiram nomes como Ilha de São Vicente, Cabo de São Roque, rio São Francisco, Ilha de São Sebastião, etc.
      1.503 Segunda expedição exploradora: Composta de seis navios, essa expedição partiu de Lisboa, em junho de 1.503. Comandada por Gonçalo Coelho, também contou com a ajuda de Américo Vespúcio. Foi organizada em função de um contrato assinado entre o rei de Portugal e um grupo de comerciantes de Lisboa, entre os quais se destacava o rico Fernão de Noronha. O contrato permitia aos comerciantes extraí o pau-brasil, mediante o pagamento de tributos à Coroa Portuguesa e o compromisso de:

1.  enviar seis navios anualmente ao Brasil para  explorar até trezentas léguas do seu litoral;
2.  construir feitorias destinadas à proteção do litoral, mantendo-as pelo prazo de três anos.
 
      1516 e 1526 expediões guarda-costa: Durante o século XVI, franceses e portugueses tiveram vários confrontos disputando o comércio do pau-brasil, madeira cobiçada pela indústria têxtil européia. Para conter o intenso contrabando francês do pau-brasil, foram organizadas as expedições guarda-costa. Essas expedições foram comandadas por Cristovão Jacques e tinham um caráter basicamente militar, pois sua missão era aprisionar os navios franceses e sem pagar tributos à Coroa Portuguesa, retiravam enormes quantidades de pau-brasil do nosso litoral. O resultado alcançado  por essas expedições foi pouco significativo. A grande extensão da costa brasileira tornava impossível policiá-la integralmente e impedir o tráfico ilícito dos contrabandistas.