ðHgeocities.com/Baja/Mesa/7068/Esportes_Basq.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/7068/Esportes_Basq.htmldelayedx“VÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈPˆùºOKtext/htmlp0iºÿÿÿÿb‰.HSat, 29 May 1999 02:20:38 GMTõ%Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *’VÔJº Esportes, Basquete
 
Basquete
 
  Um dos mais populares esportes em todo o mundo, o basquetebol (nome reduzido no Brasil, com freqüência, para basquete), é originário dos Estados Unidos e tem um idealizador, ao contrário
dos outros esportes, derivados de jogos e passatempos cujas origens se perdem na antiguidade. 
        Esporte criado especialmente para recinto fechado, o basquetebol nasceu da necessidade de exercitar estudantes em Springfield, Massachusetts (Estados Unidos), durante o inverno, quando não podiam praticar a maioria dos esportes ao ar livre. Foi o canadense James Naismith, professor de educação física, quem o lançou naquela cidade, em 1891, e logo o basquetebol propagou-se pelo mundo. É atualmente um dos esportes mais difundidos e ampliou-se de tal forma que as competições já não se limitam aos ginásios esportivos, sendo infinitamente superior o número de quadras ao ar livre. 
         Por volta de 1896, o professor Augusto Shaw introduziu o basquetebol no 
 
Magic Paula
Mackenzie College, de São Paulo, entusiasmando seus alunos. A implantação definitiva do esporte, todavia, só ocorreu a partir de 1912, sob o impulso de campanha desenvolvida pela Associação Cristã de Moços. Por iniciativa da ACM, em 1915 realizou-se um primeiro campeonato.
         Em 1925, disputou-se o primeiro certame brasileiro, reunindo o antigo Distrito Federal e São Paulo, com a vitória dos cariocas, numa promoção da Confederação Brasileira de Desportos, que dirigiu o basquetebol até 1933, ano em que foi fundada a Federação Brasileira de Basquetebol, nome modificado em 1941 para Confederação Brasileira de Basquetebol. 
         Deve-se ao técnico americano Fred Brown muito do que é o basquetebol brasileiro no presente. Trouxe-o para o Rio de Janeiro o Fluminense Futebol Clube, em 1920. Experimentado técnico de campo e de gabinete, Fred Brown radicou-se no Brasil, lançou as bases de melhor organização e impulsionou o esporte. Foi decisiva sua atuação à frente das equipes e seleções e na direção de 
 
Oscar, o mão santa
cursos de técnicos, durante três anos, na Liga Carioca de Basquetebol, em esforço que precedeu a criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos.
     Os sucessos de suas equipes no exterior firmaram o basquetebol brasileiro no conceito internacional. Desde 1948, quando obteve o terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, a seleção masculina tem-se classificado entre as seis primeiras em quase todas as competições de que participou.