ðHgeocities.com/Baja/Mesa/7068/Esportes_Tenis.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/7068/Esportes_Tenis.htmldelayedx”VÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈPˆùpOKtext/html€çhpÿÿÿÿb‰.HSat, 29 May 1999 02:21:29 GMTø%Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *”VÔJp Esportes, Tenis
 
 
Tênis no Brasil
 
 
        Dois fatores confluíram para a ampla popularização do tênis na segunda metade do século XX: na década de 1960, a abertura dos principais torneios a profissionais e amadores; e, mais tarde, a cobertura pelas redes de televisão desses torneios, muitos dos quais distribuíam aos atletas prêmios astronômicos.  
        Tênis é um esporte disputado sobre uma quadra retangular, na qual dois ou quatro jogadores -- conforme as partidas sejam de simples ou de duplas -- golpeiam uma bola com uma raquete, fazendo-a passar sobre uma rede divisória central. O objetivo do jogo é impulsionar a bola de tal forma que o adversário não consiga alcançá-la ou devolvê-la corretamente.    O tênis é um esporte que exige habilidade, inteligência e apurada concentração.  
        O tênis começou a ser disputado no Brasil na virada do século XX. Com a fundação do Fluminense Futebol Club, 
  
Fernando Meligeni
no Rio de Janeiro, e do Clube Atlético Paulistano, em São Paulo, o esporte se difundiu, embora até a primeira
guerra mundial houvesse pouquíssimos torneios. Somente após a criação das federações regionais, que controlavam o esporte em âmbito estadual, o tênis ganhou maior divulgação. Em nível nacional, coube à Confederação Brasileira de Desportos dirigir o esporte até 1956, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Tênis.  
       Entre os tenistas brasileiros, o nome de maior repercussão mundial foi o de Maria Ester Bueno, três vezes campeã de simples e três vezes de duplas em Wimbledon. Posteriormente, outros tenistas brasileiros de categoria internacional foram Ronald Barnes, Carlos Fernandes, Edson Mandarino, Ivo Ribeiro, Thomas Koch, Mary Habitch, Patrícia Medrado, Carlos Alberto Kirmayr, Marcos Hocevar, Cássio Mota, Luís Mattar, Jaime Oncins, Fernando Meligeni e Guga. 
 
GUGA