ðHgeocities.com/Baja/Mesa/7068/cidade.htmgeocities.com/Baja/Mesa/7068/cidade.htm.delayedx˜VÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈ°žù§OKtext/html€çh§ÿÿÿÿb‰.HSat, 29 May 1999 02:06:01 GMT&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *˜VÔJ§ cidade
 
Cidade de Tiradentes
 

Cidade-monumento pela riqueza do acervo arquitetônico e paisagístico, Tiradentes recebeu os reflexos de fatos políticos relevantes desde os tempos da colônia até os primeiros anos do segundo império.
       Tiradentes localiza-se no sudeste do estado de Minas Gerais, na microrregião de Campos da Mantiqueira, perto da margem direita do rio das Mortes. Com 927m de altitude, dista 214km de Belo Horizonte.
Veios auríferos atraíram para a região desbravadores chefiados por João de Siqueira Afonso.   O assentamento deu origem à povoação que, em 1702, chamava-se Ponta do Morro. O povoado de garimpeiros recebeu sucessivamente as denominações de Arraial Velho e Arraial de Santo Antônio, até ganhar foros de vila em 1718, com o nome de São José do Rio das Mortes. Mais tarde passou a se chamar São José del Rei e 
por fim recebeu o nome atual, Tiradentes, em homenagem ao mártir da independência. O município, criado por volta de 1719, foi suprimido em 1848 e restaurado  em 1849, com território desmembrado do município de São João del Rei. A sede municipal foi elevada à categoria de cidade em 1860.
        As principais atividades econômicas de Tiradentes são o turismo, a extração de cristal de rocha e as indústrias artesanais de móveis e ourivesaria. Entre os monumentos históricos destacam-se as igrejas de Santo Antônio (1710) -- com portada e esculturas do Aleijadinho -- Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (1727) e Nossa Senhora das Mercês (1769), além do chafariz (1749). O Museu Padre Toledo (1710) funciona numa casa onde se reuniam os inconfidentes. A serra de Tiradentes ou de São José é famosa pela pureza de suas águas, ditas Águas Santas, e ali se construiu pequeno balneário que atrai visitantes.