ðHgeocities.com/Baja/Mesa/7068/imperio_regtrinperm.htmgeocities.com/Baja/Mesa/7068/imperio_regtrinperm.htm.delayedxŸVÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈ°žù OKtext/htmlp0i ÿÿÿÿb‰.HWed, 09 Jun 1999 00:17:31 GMT&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *ŸVÔJ A Regência Trina Permanente  
A Regência Trina Permanente

     Após reunir deputados e senadores do país, a Assembléia Geral a Regência Trina Permanente, no dia 17 de Junho de 1831.
    De modo geral, essa regência representava o grupo dos moderados. A ela se opunham os liberais exaltados e os restauradores.
    Uma das figuras de maior destaque da Regência Trina Permanente foi o padre Diogo Antônio Feijó, nomeado para o cargo de ministro da Justiça. Sua principal preocupação era garantir a ordem a ordem pública, que interessava aos moderados. Para isso era preciso acabar com as agitações populares e revoltas militares que ameaçavam o governo.
    Para importar a ordem, o governo precisava de uma força militar que lhe fosse fiel. O exército não era confiável, pois parte da tropa, composta de pessoas pobres, sempre se controla a favor dos que protestavam contra o governo.
    A solução proposta pelos políticos moderados foi a criação da Guarda Nacional: uma política de confiança do governo e das classes dominantes agrárias.
 

(Bibliografia: Texto: História & Conciência do Brasil)