ðHgeocities.com/Baja/Mesa/7068/lit_arcad.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/7068/lit_arcad.htmldelayedx¦VÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈà¼ù+ OKtext/htmlp0i+ ÿÿÿÿb‰.HSat, 29 May 1999 02:31:56 GMT)&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *¦VÔJ+ Arcadismo
 
Arcadismo ou Neoclassicismo
CONTEXTO HISTÓRICO
 
        Corresponde ao período de superação dos conflitos religiosos da época barroca. No século XVIII a fé e a religião perdem importância, e a RAZÃO e a CIÊNCIA passam a explicar o homem e o mundo. O arcadismo coincide com o “SÉCUL0 DAS LUZES” , marcado pelo ILUMINISMO( Rousseau, Montesquieu, Voltaire), pelo EMPIRISMO CIENTÍFICO ( Newton, Lavoisier, Lineu, Locke), pelo ENCICLOPEDISMO ( Diderot) e, no âmbito político, pelo DESPOTISMO ESCLARECIDO.
       No Brasil, corresponde ao apogeu da mineração do ouro em Minas Gerais e à Transferência do centro econômico e cultural da colônia do Norte ( Pernambuco e Bahia) para o Centro e Sudeste ( Minas e Rio de Janeiro). Corresponde também à fase de estabilização de uma sociedade urbana mais complexa e às primeiras rebeliões contra o Estatuto Colonial ( Inconidência Mineira, Revolução dos Alfaiates, etc). A vida literária, já estimulada no final do período Barroco pelo aparecimento das Academias Literárias, ganha novo alento com o surgimento de um público leitor, vale dizer, surgem escritores brasileiros, que escrevem sobre o Brasil, para leitores brasileiros.