ðHgeocities.com/Baja/Mesa/7068/minera.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/7068/minera.htmldelayedx¬VÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈp¿ùÆOKtext/htmlp0iÆÿÿÿÿb‰.HSat, 29 May 1999 02:39:35 GMT9&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *¬VÔJÆ Meus documentos\Mineração
 
O começo do ouro no Brasil
 
      A situação de Portugal no século XVII  não era confortável: o pais estava praticamente falido. Em meio à crise, o Brasil foi lembrado como ‘tábua de salvação’, por isso estimulou-se, de todas as maneiras, a procura de ouro em nossas terras. A descoberta das primeiras jazidas em Minas Gerais provocou verdadeira febre: gente de todo tipo correu desesperadamente em busca de riquezas. Houve conflitos, guerras, mudanças profundas na vida da colônia. Nem por isso o Brasil ficou mais rico. A maior parte do ouro foi arrancada do nosso país. Mas também não ficou com Portugal.
Foi para as mãos dos Ingleses.
 
O OURO E AS MUDANÇAS NA COLÔNIA
 
     Vimos que, ao final do domínio espanhol (1640), Portugal encontrava-se mergulhado em grave recessão econômica. Os preços do açúcar havia caído no mercado internacional devido, em grande parte, à concorrência do açúcar antilhano. Quase desesperado, o governo português buscava novas fontes de riquezas.
      Nesse contexto, o antigo sonho de encontrar ouro no Brasil foi revigorado. Entretanto, só no final do século XVII é que os bandeirantes descobriram as primeiras jazidas desses metais em Minas Gerais.
     O jesuíta Antonil, por volta de 1710, falava dessa corrida: A sede insaciável do ouro estimulou a tanto a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como são as das minas, que dificultosamente se poderá da conta do número de pessoas que lá estão.
     Além da população colonial, a sede do ouro atingiu a população do reino português. Estavam emigrando para o Brasil, anualmente, de 3 a 4 mil portugueses, que vinham para a região das minas.  Em março de 1720, devido ao grande contigente de pessoas que vinha para o Brasil,  a coroa lançou um decreto limitando drasticamente a imigração para o Brasil, permitindo-a tão somente o porte de um passaporte especial fornecido pelo governo.
     Com tanta gente chegado, a região das jazidas sofreu brusca transformação. Nos lugares desertos do sertão, acorrida do ouro fez nascer cidades da noite para o dia.
     Os paulistas, descobridores das jazidas, entraram em choque com os portugueses, surgido um verdadeira guerra pelo controle da região: a Guerra dos Emboabas.