ðHgeocities.com/Baja/Mesa/7068/revoltas_conjbai.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/7068/revoltas_conjbai.htmldelayedxµVÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈp¿ù‹ OKtext/htmlp0i‹ ÿÿÿÿb‰.HSat, 29 May 1999 02:52:36 GMTQ&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *µVÔJ‹ Pedro\Homes\Revoltas, Conj Bai
 
A Conjuração Baiana 1798
      A Inconfidência Baiana de 1.798, também chamada Conjuração Baiana, teve características bem diferentes das anteriores, especialmente porque seus participantes pertenciam às camadas pobres da população.
 Os chefes da Inconfidência foram Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens, que eram soldados, João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira, alfaiates. A conspiração é por isso conhecida também como revolta dos alfaiates.
      Inspirados nos ideais da Revolução Francesa ( LIBERTE, FRATERNITE E IGUALITE - Liberdade, Fraternidade e Igualdade), os inconfidentes pretendiam proclamar a República.
      Em 12 de Agosto de 1.798, os conspiradores colocavam nos muros da cidade papéis manuscritos chamando a população à luta e proclamando ideais de Liberdade, Igualdade, Fraternidade e República.
      Em 12 de Agosto de 1.798, os conspiradores colocaram nos muros da cidade papéis manuscritos chamando a população à luta e proclamando idéias de Liberdade, Igualdade, Fraternidade e República. Foram descobertos e presos e, em  8 de novembro de 1.799, enforcados em Salvador.