№Hgeocities.com/Baja/Mesa/7068/revoltas_masc.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/7068/revoltas_masc.htmldelayedxЖVдJџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџШаюљСOKtext/htmlp0iСџџџџb‰.HSat, 29 May 1999 02:53:46 GMTS&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *ЕVдJС Pedro\Homes\Revoltas, Macates
 
Guerra dos Mascates 1709 - 1710
     Movimento colonial que recebeu o nome de Guerra dos Mascates opôs os senhores de engenho que habitavam Olinda aos comerciantes portugueses, conhecidos por Mascates que moravam em Recife.
     Foi um movimento de caráter regionalista cujos principais fatores foram:       Recife dependia administrativamente de Olinda, pois a Câmara Municipal de Olinda legislava por Recife. Os cargos da Câmara eram privativos dos grandes proprietários rurais, os comerciantes recifenses não conseguiam participar como vereadores, por isso apelaram às autoridades coloniais.
      As autoridades coloniais permitiram que os comerciantes recifenses se candidatassem como vereadores da Câmara de Olinda. Porém, a situação nada mudou para os comerciantes de Recife, pois a aristocracia olindense controlava as eleições.
Passo seguinte foi pedirem a elevação de Recife à categoria de Vila, e a criação de uma Câmara Municipal, tornando - a independente de Olinda, o que ocorreu em 19 de Novembro de 1.709.
      Os aristocratas de Olinda se revoltaram e semanas depois invadiram Recife. O governador fugiu para a Bahia. A rebelião foi vencida, e os principais implicados foram punidos. Recife foi mantida na categoria de Vila independente de Olinda.