ðHgeocities.com/Baja/Mesa/7068/revoltas_vilarica.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/7068/revoltas_vilarica.htmldelayedx·VÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈp¿ù- OKtext/html€çh- ÿÿÿÿb‰.HSat, 29 May 1999 02:54:21 GMTW&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *·VÔJ- Pedro\Homes\Revoltas, Vila Rica
 
Revolta de Vila Rica (1720)
      Também chamada de Revolta de Felipe dos Santos, a Revolta de Vila Rica foi determinada pela situação específica da região das Minas e se opunha ao físico português.
      A população das Minas dedicava-se ao contrabando do ouro em pó e sonegava o quinto ao Rei. Afim de conter a evasão do ouro, uma lei de Fevereiro de 1.719 implantou na capitania as casas de fundição.
      A criação das Casas de Fundição foi causa do motim de quase de 2.000 mineiros. O líder da rebelião, o português Felipe dos Santos, era um rancheiro no povoado de Antônio Dias.
      Sem força suficiente para debelar o movimento, o governador Conde de Assumar contemporizou com os revoltosos e prometeu perdoar os amotinados e suspender a  criação das Casas de Fundição. Quando os revoltosos depuseram as armas e se dispersaram o governador mandou prender os lideres e esquartejar Felipe dos Santos.