№Hgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_caldas.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_caldas.htmldelayedxЙVдJџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџШаюљy#OKtext/html€чhy#џџџџb‰.HSat, 29 May 1999 03:03:53 GMT]&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *ЙVдJy# Tur, Caldas
 
Caldas Novas
          A origem das águas de Caldas Novas remonta a 600 milhões de anos quando um vulcão, hoje extinto, ainda expelia lavas incandescentes, cinzas e gases. Esteve em atividade por milhares de anos até se extinguir completamente. Com o passar do tempo, a erosão provocada pelas fortes chuvas e pelo vento, foi corroendo as bordas da cratera até aterrá-la completamente.
          O calor e a grande pressão interna dos gases acumulados abriram rachaduras na base da montanha e por elas eram expelidos vapor dagua formando "geisers". Com a diminuição da atividade vulcanica e da pressão dos gases internos, os jatos de vapor também diminuiram e finalmente passaram apenas a jorrar água quente pelas trincas nas rochas em tres locais distintos, distantes alguns quilômetros uns dos outros: Caldas Velhas, Pirapitinga e Caldas Novas.
          Somente em 1722 é que estas águas quentes foram descobertas. Quem as encontrou foi o sertanista Bartolomeu Bueno da Silva, filho do bandeirante Anhanguera, que procurava ouro e pedras preciosas. Não encontrou os tesouros desejados mas descobriu as fontes termais de maior vazão em todo o mundo!
          Hoje, a cratera do vulcão é a Serra de Caldas; Caldas Velhas formam as fontes do município do Rio Quente, compreendendo o complexo turístico da Pousada do Rio Quente; Pirapitinga é onde se encontra a Lagoa Quente e Caldas Novas deu nome à cidade da qual estamos tratando.
          Caldas Novas é um dos mais importantes polos turísticos do estado de Goiás e tende a se tornar um grande polo turístico internacional.
          Sua infra-estrutura hoteleira conta hoje com mais de 80 hotéis, das mais diversas categorias, desde os mais sofisticados até os mais simples, todos dotados de piscinas termais para uso de seus hóspedes.
 
          Além das águas quentes, atração principal da cidade, existem outros pontos turísticos que merecem destaque:   
          O Parque Serra de Caldas, situado entre Caldas Novas e Rio Quente, é uma formação rochosa com o topo em formato eliptico e perfeitamente plano, considerada como a cratera de um vulcão extinto. 
          A Lagoa Quente de Pirapitinga, distante 7 km da cidade (acesso em terra) é o local onde brotam as águas de maior temperatura da região: 51 graus Celsius.
          A Cascatinha, no sopé da Serra de Caldas, próximo da cidade, é uma pequena cascata de águas frias formando uma piscina natural.    
          O acesso é em terra a partir da estrada que vai para Araguari.   
         O complexo turístico da Pousada do Rio Quente. Localiza-se no município de Rio Quente e dista 27 km de Caldas Novas, com acesso em asfalto pela estrada que vai para Morrinhos. 
 
 
PROPRIEDADES DAS ÁGUAS
 
         As águas termais, usadas em banhos ou quando ingeridas, estimulam o metabolismo das glandulas endócrinas, aumentam a diurese e exercem ação sedativa sobre o sistema nervoso. São anti-reumáticas, anti-alérgicas e indicadas no tratamento da gastrite pela sua alcalinidade. Para se obter um melhor efeito terapeutico, as aguas devem ser ingeridas pela manhã, em jejum, e na temperatura em que brotam das fontes. 
          Estudos realizados por F.C. Harrison e W.H.B. Aikins revelam que estas águas termais exercem sobre o organismo as seguintes ações terapeuticas:
1.aumentam a diurese, favorecem a eliminação do ácido úrico e a dissolução de cálculos renais; 2.baixam a pressão arterial;
3.diminuem a viscosidade do sangue;
4.melhoram a digestão, combatem a acidez gástrica, sendo indicadas nas gastrites e prisão de ventre;
5.exercem ação analgésica sobre as afecções reumáticas e nevrites;
6.estimulam as glândulas de secreção interna e a vitalidade sexual;
7.baixam a taxa de glicose dos diabetes;
8.possuem ação anti-alérgica e desintoxicante.