№Hgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_onca.htmgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_onca.htm.delayedxМVдJџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџШаюљ“OKtext/htmlp0i“џџџџb‰.HSat, 29 May 1999 03:05:26 GMTd&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *МVдJ“ Tur, Onca
 
Onça Pintada
 
        Exímia caçadora, a onça se move pelo mato com passos leves e lentos para atacar de surpresa suas vítimas: antas, veados, capivaras, porcos-do-mato, aves, peixes e, quando a caça escasseia e a fome aperta,  cabeças de gado e animais domésticos.
       Onça (Leo onca) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, a mesma do tigre, do leão, do leopardo e dos gatos. Maior espécie americana da família, ocorre desde a fronteira entre os Estados Unidos e o México até o sul da Argentina. É mais freqüente na América do Sul.
     Típica habitante das selvas e dos pantanais, é também chamada de onça-pintada, jaguaretê ou jaguar. Tem hábitos noturnos e intensifica suas atividades em especial nas noites de lua cheia. Ao mover-se, demonstra a mesma elasticidade de um gato, apesar do tamanho. Semelhante ao leopardo (Leo pardus), a onça é maior que ele e de compleição mais robusta. O macho, em geral maior que a fêmea, tem setenta a oitenta centímetros de altura, pode pesar de 100 a 160kg e medir de 1,70 a 2,70m de comprimento, incluindo a cauda, que varia de sessenta a noventa centímetros. O padrão mais típico do pêlo é uma sucessão de manchas pretas, mais redondas na cabeça e no pescoço, mais estreitas e alongadas no dorso, que parecem aplicadas sobre um fundo amarelo-avermelhado. Há variações, no entanto, que indicam a existência de subespécies ou raças. A mais óbvia se refere às onças-pretas, cujas manchas cor de café aplicam-se sobre fundo negro.
        No Brasil, a onça é personagem habitual de muitos casos do imaginário sertanejo e de lendas folclóricas que aludem a sua condição de animal retraído, esperto e feroz. Trepa em árvores, atravessa rios a nado e até sabe pescar a seu modo, pondo-se à beira das correntes para tirar peixes da água com patadas certeiras. Apesar dos casos e lendas, a onça normalmente não incomoda pessoas.