№Hgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_pantan.htmgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_pantan.htm.delayedxМVдJџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџШаюљkOKtext/html€чhkџџџџb‰.HSat, 12 Jun 1999 02:57:33 GMTe&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *МVдJk Tur, Pantanal
 
Pantanal Mato-grossense
        Maior planície inundável do mundo, o pantanal mato-grossense é o habitat de uma fauna de extraordinária riqueza. A exuberância natural atrai milhares de visitantes, e o turismo ecológico tornou-se importante atividade econômica da região.
         Pantanal mato-grossense é uma área de cerca de 200.000km2 que se estende em sua maior parte (cerca de oitenta por cento) pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas atinge também o Paraguai, onde é conhecido como chaco, e a Bolívia. Constitui-se de uma vasta planície sedimentar, ainda em formação, com altitudes inferiores a 200m e contornada pelos planaltos central e meridional brasileiros.
        Por essa baixada correm as águas do rio Paraguai e muitos de seus tributários, como São Lourenço, Cuiabá, Taquari, Negro, Miranda e Aquidabã, em ampla rede hidrográfica acrescida de numerosas lagoas. Na época das chuvas, entre novembro e abril, a região se transforma paulatinamente num vasto lençol d'água. Isso, contudo, não significa que seja formada por pântanos ou brejos, pois na época de estiagem fica inteiramente livre das águas e proporciona excelentes pastagens. A denominação tradicional, portanto, é imprecisa. 
       A superfície do pantanal não é plana e apresenta pequenas elevações isoladas, localmente conhecidas como "trombas" ou "cordilheiras", apesar de sua baixa altitude. Há apenas um maciço importante, a serra do Albuquerque ou maciço de Urucum, com mais de mil metros de altitude, que se ergue abruptamente na região de Corumbá. A vegetação caracteriza-se pelo convívio de espécies típicas do cerrado, com terrenos alagadiços e a floresta amazônica. Belos conjuntos de palmáceas formam os chamados carandazais. O clima assemelha-se ao da região central do Brasil, com temperatura média anual de 24o C e totais de chuvas entre 1.000 e 1.500mm.
       Corumbá, porto no rio Paraguai, é o centro urbano mais importante do pantanal mato-grossense, seguido de Porto Esperança e Porto Murtinho. A pecuária foi introduzida a partir do século XVIII,  quando se formaram enormes fazendas dedicadas à criação de gado bovino, de raça zebu, mas também de raças nacionais, pantaneira, cuiabana e china.  
        Fauna. Ainda está por ser feita uma completa catalogação da fauna pantaneira, onde se concentra a maior variedade de pássaros do mundo, cujo total se estima em 714 espécies. O tuiuiú ou jaburu, ave pescadora dotada
de longo bico preto, tornou-se o símbolo da região, que também abriga 230 espécies de peixes, 89 de mamíferos e 50 de répteis. Muitas estão ameaçadas de extinção, como a ararinha-azul, a ariranha, o tamanduá, a onça pintada, a pantera negra, o cervo pantaneiro e diversas espécies de macacos. A maior ameaça decorre da ação predatória dos caçadores de peles e aves raras.
Mais: Brasília Caldas Novas