№Hgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_rio.htmgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_rio.htm.delayedxНVдJџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџШаюљsOKtext/html€чhsџџџџb‰.HSat, 29 May 1999 03:06:11 GMTg&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *НVдJs Tur, rio
 
Rio de Janeiro
       O Rio de Janeiro constitui o principal centro de atração turística do país. Os pontos mais importantes são: os morros do Pão de Açúcar e Urca, ligados entre si e à praia Vermelha por um teleférico; o morro do Corcovado, com a estátua do Cristo Redentor, ligado à cidade por estrada de rodagem e pequena estrada de ferro de cremalheira; as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca; o parque da floresta da Tijuca; a Quinta da Boa Vista e o Jardim Zoológico; a lagoa Rodrigo de Freitas; a ilha de Paquetá; o Jardim Botânico e os parques Laje, da Cidade e do Flamengo -- com jardins projetados pelo paisagista Burle Marx e onde se encontra o monumento aos mortos na segunda guerra mundial (1957), projeto de Marcos Konder Neto e Hélio Ribas Marinho.
       O Rio de Janeiro oferece a seus visitantes valioso acervo arquitetônico. Nos estilos tradicionais (barroco, império, neoclássico etc.), sobressaem as igrejas de Nossa Senhora da Candelária, de São Francisco da Penitência, do Mosteiro de São Bento (séculos XVI e XVII), do Convento de Santo Antônio (séculos XVII e XVIII), de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora da Glória e de Nossa Senhora da Penha, o pavilhão da Ilha Fiscal, construído em estilo gótico no século XVIII, o aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa), o Paço Imperial, o paço de São Cristóvão, os palácios do Catete e de Laranjeiras e a fortaleza da Conceição.
       Na arquitetura moderna, são célebres, entre muitos outros, o edifício do palácio Gustavo Capanema (projetado por equipe brasileira orientada por Le Corbusier), os edifícios da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e do Instituto de Resseguros do Brasil, dos irmãos M. M. M. Roberto, o conjunto do Museu de Arte Moderna (de Afonso Eduardo Reidy), o edifício-sede da Petrobrás, o edifício-sede do Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj) e a Passarela do Samba (de Oscar Niemeyer), na avenida Marquês de Sapucaí.
         No setor dos desportos, de grande significado na história da cidade, acha-se no Rio um dos maiores estádios do mundo, o Mário Filho (Maracanã), com capacidade para 150.000 pessoas, o ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), com capacidade para cinqüenta mil espectadores, o parque aquático Júlio De Lamare, o hipódromo da Gávea e o 
autódromo Nelson Piquet,  em Jacarepaguá, afora numerosos outros estádios e parques esportivos.
         O grande evento popular do Rio é o carnaval, festejado nos clubes e especialmente nas ruas do centro da cidade. Entre as festas religiosas mais freqüentadas estão a do santuário de Nossa Senhora da Penha, no mês de outubro, e a de Iemanjá, realizada nas praias na noite de 31 de dezembro.
Mais: Blumenal, Ibitinga