№Hgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_salvador.htmgeocities.com/Baja/Mesa/7068/tur_salvador.htm.delayedxНVдJџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџШаюљРOKtext/htmlp0iРџџџџb‰.HSat, 29 May 1999 03:06:23 GMTh&Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *НVдJР Salvador
 
Salvador
       Sede de duas universidades, a Federal da Bahia (UFB) e a Católica de Salvador, Salvador viu nascer o primeiro centro de estudos médicos criado no país, a Faculdade de Medicina, hoje integrada à UFB.
        Um dos maiores centros turísticos do país, Salvador se beneficia de características muito específicas. Tem clima quente e ensolarado o ano todo; a beleza natural de praias, como Ondina, Arembepe, Farol da Barra, Amaralina, e de lagoas, como a do Abaeté; as manifestações variadas da cultura negra, como culinária rica e exótica, música, ritmos quentes, sincretismo religioso, terreiros de candomblé e exibições de capoeira; as festas como as do Senhor do Bonfim e o carnaval, com seus trios elétricos; e um cenário magnífico de arquitetura histórica.   
Lagoa do Abaeté
 
        É um grande centro cultural, com museus, igrejas, monumentos de arte e históricos e conjuntos arquitetônicos singulares como o Pelourinho, tombado pela UNESCO em 1983 e considerado patrimônio histórico da humanidade. Esse núcleo colonial, situado na Cidade Alta, é o mais antigo centro histórico da cidade, com construções dos séculos XVII e XVIII. No fim do século XX, foi recuperada a paisagem do Pelourinho, até    
Pelourinho
então composto de prédios em ruínas ou em franca decadência, e devolveu a beleza a mais de cem de seus quase mil casarões seculares.
       Entre os monumentos históricos da cidade se incluem diversas igrejas, como a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de estilo barroco, que faz parte do conjunto do Pelourinho; a catedral-basílica (1572-1657); a igreja da Ordem Terceira, cujo convento foi transformado em hotel; a igreja de São Francisco, revestida com talha de ouro; a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia; a abadia de São Bento; a igreja e convento de Nossa Senhora do Carmo; a igreja do Bonfim, cuja festa tradicional ocorre no mês de janeiro; e a do Desterro. Destacam-se também fortes da antiga linha de defesa da costa, como os de São Marcelo, Santo Antônio da Barra, Monte Serrat, São Pedro e Santa Maria.
      Entre os museus, são famosos o Museu de Arte Sacra -- com um acervo que reúne mais de 1.500 peças, entre imagens, esculturas, azulejos, alfaias, painéis, objetos de ouro, prata, pedra-sabão e barro cozido -- e o Museu Carlos Costa Pinto (prataria e mobília), conhecido como Museu da Prata, e o Museu de Arte da Bahia. A Cidade Baixa tem ainda como atrações o Mercado Modelo, com lojas de artesanato, restaurantes e bares, o solar do Ferrão, o solar do Unhão, totalmente restaurado, e a feira de Água dos Meninos, ponto de afluência dos saveiros típicos que levam produtos do recôncavo para Salvador.