ðHgeocities.com/Baja/Mesa/8329/DarioPereyra.htmlgeocities.com/Baja/Mesa/8329/DarioPereyra.htmldelayedxóWÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈ\ø[ OKtext/html€çh[ ÿÿÿÿb‰.HSat, 08 May 1999 22:25:01 GMTð(Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *óWÔJ[

Darío Pereyra


Com apenas 21 anos, Darío Afonso Pereyra Bueno era o capitão da seleção uruguaia. Ele tinha um vigor fora do comum. Foi contratado pelo São Paulo em 1977, ano de ouro do tricolor, quando o time de Rubens Minelli, enfretando o favorito Atlético num Minerão superlotado, venceu nos pênaltis e se sagrou campeão brasileiro pela primeira vez em sua história. No começo, Darío Pereyra teve problemas de adptação. Não conhecia a capital paulista e estranhava o esquema de jogo praticado pelo tricolor. Era escalado no meio-campo e não conseguia o mesmo dos tempos do Nacional e da Seleção de seu país. A torcida que o havia recebido no aeroporto com Rei Darío, parecia conhecer o problema e estava paciente. Afinal, 7 anos antes um outro uruguaio, Pedro Rocha, tido como um dos melhores jogadores do mundo, demorava quase um ano para se adptar totalmente ao clube. Mas Darío não demorou tanto. Numa emergência, Minelli colocou-o para jogar como quarto-zagueiro. Darío estranhou, mas tentou.

Estraçalhou e não saiu mais da posição. A torcida fez a festa e o elegeu um dos "deuses da raça" do Morumbi. Quando Oscar chegou, contratado ao Cosmos de Nova York, formou com ele a melhor dupla de zagueiros do país. Muita gente até lamentava que Darío fosse estrangeiro e não pudesse defender a seleção brasileira. Darío ainda não tinha sentido o gosto de um título paulista, mas não precisou esperar muito. Em 1980, ele comandara o time até a torcida gritar "é campeão". E no ano seguinte, repetia a dose. Darío foi de fato, uma peça fundamental da equipe e não apenas nesses títulos. Em 1986, ele foi uma das principais figuras da conquista do segundo Campeonato Brasileiro do São Paulo. Com a garra de sempre.

Nome: Alfonso Dario Pereyra Bueno Apelido: Dario Pereyra Jogos Disputados pelo SPFC: 402 Data de entrada no clube: 07/12/77 Data de saída: 20/10/88 Gols Marcados no SPFC: 39 Nascimento: 20/10/56, em Montevidéu, Uruguai Títulos Conquistados no SPFC: campeão Brasileiro de 77 e 86, campeão paulista de 80, 81, 85 e 87 Outros Clubes em que atuou: Nacional de Montevidéu (antes do SPFC) e, após receber passe livre, Palmeiras e Osaka do Japão.




Andrei