7 - Pontos Positivos e negativos
O Linux é sem dúvida a melhor opção de Unix para PC, pois possui todas as características de um UNIX moderno, tais como : multitarefa real, multiusuário, memória virtual, biblioteca compartilhada, interface gráfica (X Windows) etc. O Linux possui centenas de comandos embutidos, chamado utilitários e ferramentas, cada ferramenta é um programa distinto, destinado a fazer um tarefa específica de forma rápida e segura. O fato de ser um sistema aberto é extremamente flexível (usuário tem acesso a fonte do sistema) é outro ponto positivo.
O preço é outro atrativo US$ 44,00 no Brasil, US$ 22,00 nos E.U.A, incluem 6 CDs do Linux Developers Resourses CD-ROM, distribuido pela InfoMagic.
Diversos grupos de estudo do Linux no mundo inteiro garante atualizações do software praticamente mensais. Aliado a isto, cada nova versão incorpora dispositivos periféricos que são lançado no mercado, trazendo a seu usuário suporte as mais recentes conquista da indústria do hardware.
O Linux tem excelente mercado a nível acadêmico, o que nos faz crer constantes melhoras no software, pois grande parte dos melhores professores/pesquisadores de sistemas operacionais colaboram para o seu desenvolvimento tecnológico.
A documentação é detalhada e completa (em inglês), em português é bastante escassa (ponto negativo). Toda a documentação pode ser facilmente acessada pela internet em diversos sites ou na documentação que acompanha o software.
O suporte técnico é um dos pontos fracos do sistema, é feito basicamente através da internet, não existe nenhuma empresa no Brasil especializada no suporte ao Linux.
O número de aplicativos é limitado e não existe a curto prazo perspectiva de entrada de grandes software house desenvolvendo aplicativos para Linux, sem aplicativos não há como um sistema se tornar popular no mundo dos PCs.
O sistema de arquivos varia de um distribuidor a outro, tornando difícil a vida do administrador de sistema, que muitas vezes tem dificuldade de descobrir o que essencial em cada subdiretório, limpar, criar, preparar, verificar, encontrar e montar outros sistemas de arquivos (possivelmente em máquinas remotas), todas estas tarefas podem ser dificultadas se não encontrarmos os arquivos aonde esperamos.
A administração e a operação de um modo geral é bem mais complexa em um ambiente Unix, inclusive o Linux, do que no ambiente DOS/Windows, o que dificulta sua popularização.
A Interface Gráfica X-Windows, Xfree86 versão 3.2, ainda precisa ser melhorada, principalmente os aplicativos que são desenvolvidos para a mesma, ainda muito pobres comparada com a GUI do Windows95.
VOLTAR