Leigos Cristãos Vivendo a Espiritualidade Inaciana

 

 

O que são as Comunidades de Vida Cristã – CVX?

 

 

As comunidades de Vida Cristã – CVX são formadas por homens e mulheres, cristãos católicos, adultos e jovens, de todas as classes sociais, que se reúnem periodicamente em comunidade para discernirem os apelos de Deus em suas vidas, buscando, através da oração, do apostolado e da partilha fraterna de vida, servir ao Senhor que nos chama e envia para testemunharmos seu amor a todos.

 

 Nossa fonte de inspiração está nos Exercícios Espirituais (EE. EE.) de Santo Inácio de Loyola , que são uma metodologia - ou espiritualidade como costumamos dizer – que constitui um itinerário de vida espiritual que Santo Inácio, antes de escrever, vivenciou profundamente e nos deixou como legado.  A espiritualidade de Santo Inácio – ou inaciana – é profundamente marcada por um desejo de seguir Jesus Cristo mais de perto, trabalhando com Ele na construção do Reino de Deus.   É também uma espiritualidade enraizada na realidade da vida dos membros que a praticam e na realidade do ambiente em que vivem.

 

 

Vivendo em comunidade

       Hoje em dia, sentimo-nos, como cristãos, cada dia mais desafiados pelo mundo que nos envolve.  Sabemos o quanto difícil é manter a coerência de nossa vivência cristã e dar testemunho da Missão de Jesus num mundo cada vez mais avesso aos valores do Evangelho como solidariedade, justiça e paz.

      Assim, a fim de preparar mais eficazmente nossos membros para um testemunho e um serviço apostólicos, especialmente em nosso ambiente cotidiano, reunimos em comunidade pessoas que sentem uma necessidade mais urgente de unir sua vida humana, em todas as suas dimensões, com a plenitude de sua fé cristã, de acordo com nosso carisma.  Desta forma, a vida comunitária de uma CVX é fundamental.  É no ambiente da comunidade, geralmente de 8 a 12 pessoas, que a vida da CVX se processa.  Como nosso próprio nome indica, não queremos ser apenas um grupo, queremos mais. Queremos ser comunidade de irmãos, que juntos caminham e partilham esse caminhar e que se tornam verdadeiros amigos no senhor.

 

Nosso apostolado

 O campo da missão da CVX não conhece limites: estende-se à Igreja como ao mundo, a fim de levar a Evangelho da salvação a todos e servir às pessoas e à sociedade, abrindo os corações à conversão e lutando para transformar as estruturas opressoras. 

a)     Cada um de nós recebe de Deus um chamado para fazer Cristo e sua ação salvífica presentes em nosso ambiente. Este apostolado pessoal é indispensável para estender o Evangelho de uma maneira duradoura e penetrante entre a grande diversidade de pessoas, lugares e situações.

 b)     Ao mesmo tempo, exercitamos um apostolado corporativo ou grupal em uma grande variedade de formas, seja através da ação de grupo iniciada ou sustentada pela Comunidade através de estruturas adequadas, seja através do envolvimento de membros em organizações e esforços seculares e religiosos já existentes.  

c)     A Comunidade nos ajuda a viver este compromisso apostólico em suas diferentes dimensões e a ser sempre abertos ao que é mais urgente e universal particularmente através da "Revisão de Vida” e do discernimento pessoal e comunitário. Procuramos dar um sentido apostólico até mesmo às mais humildes realidades da vida cotidiana.  

d)    A Comunidade nos impele a proclamar a Palavra de Deus e a trabalhar pela reforma das estruturas da sociedade, participando dos esforços de libertação das vítimas de toda sorte de discriminação e, sobretudo, para abolir as diferenças entre ricos e pobres. Queremos contribuir para a evangelização das culturas a partir de dentro. Desejamos fazer tudo isto com um espírito ecumênico, prontos a colaborar com aquelas iniciativas que trabalhem pela unidade dos cristãos. Nossa vida encontra a sua permanente inspiração no Evangelho do Cristo pobre e humilde.

 

Como eu entro para a CVX?

 

A princípio cada pessoa interessada pode ingressar na CVX de duas maneiras: ou entrando para um grupo já iniciado ou reunindo outras pessoas - sob o assessoramento de um “assessor CVX” – e fundando uma Pré-CVX.  A pré CVX é o nome que damos para aqueles grupos que estão tendo os primeiros contatos com a CVX e seu estilo de vida.  É um tempo de experimentação, que pode variar de 1 a 3 anos, no qual seus membros discernem se desejam realmente seguir a espiritualidade inaciana através das Comunidades de Vida Cristã.    

 

 

Saiba como surgiram as Comunidades CVX no Mundo e no Brasil 

 

 

 

Visite nossa seção de Fotos, clicando aqui

 

 

Se você quiser conhecer melhor a CVX, clique aqui

 

 

COMUNIDADES DE VIDA CRISTÃ CVX DO BRASIL
Rua Bambina 115 - Botafogo - 20251-050 - Rio de Janeiro - Brasil
Tel/fax: 55(21)539-0499 - E-mail: cvxbrasil@provceleste.com.br

WEBMASTER: anavirgilio@uol.com.br

 

1