Igreja Batista da Fé

Mensagem

VIDA APÓS A MORTE

 

TEXTO:  JOÃO 14.1-3: “1  Não se turbe o vosso coração; credes em Deus,  crede  também  em   mim.  2  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se  não  fosse  assim,  eu  vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.  3  E, se eu for e vos preparar lugar, virei  outra   vez,   e   vos  tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”

 

INTRODUÇÃO:  Esta é uma pergunta que todas as pessoas tem feito no decorrer dos séculos.  Muitos, por motivo de fuga, preferem acreditar que quando alguém morre tudo acaba.  Outros acreditam em verdadeiras fábulas sobre a vida do outro lado.  Vejamos algumas crenças que tem sido muito comuns:

 

 1ª Purgatório -  Crença inventada pela igreja católica que ensina que após a morte as pessoas vão para um lugar para serem purificadas dos pecados que ainda restam na sua vida.  O quê a Bíblia diz sobre isso?

 

EFÉSIOS 1.7: Em quem temos a redenção  pelo  seu   sangue,  a  redenção   dos   nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça,

 

COLOCENSSES 1.14: “em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados”

 

HEBREUS 9.22: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue;   e sem derramamento de sangue não há remissão”.

 

2ª Reencarnação -  Ensinamento propagando principalmente pelo espiritismo. Segundo a crença reencarnacionista as pessoas têm muitas outras chances de voltar a esta terra para expiarem os pecados que cometeram em outras vidas afim de alcançarem o estado de perfeição e poderem ir para a presença de Deus.  O quê a Bíblia diz sobre isso?

 

ECLESIASTES 9.5:  “ Pois os vivos  sabem que morrerão, mas  os  mortos   não   sabem  coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa;  porque  a sua memória ficou entregue ao esquecimento. 6  Tanto  o  seu   amor  como o seu ódio  e   a   sua   inveja      pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre  em  coisa alguma   do que se faz debaixo do sol”.

 

HEBREUS 9.27: “ E, como aos homens está ordenado  morrerem  uma    vez,  vindo   depois disso o juízo”

 

3ª Não existe vida após a morte. – Doutrina propagada pelos “Testemunhas de Jeová”.

Eles ensinam que o homem não tem vida espiritual só vida física.  Portanto, quando morre, fica num estado de inconsciência até o dia da ressurreição, quando, ao ressuscitarem aqueles que pertencem a essa crença, viverão para sempre aqui na terra. Nisto também crêem os adventistas do sétimo dia.  Para quem não sabe, Charles Taze Russel, fundador da religião “Testemunhas de Jeová” foi adventista do sétimo dia.

Por isso é que estas duas religiões tem tanta coisa em comum.

 

Posição bíblica: 

LUCAS 23. 43: “Respondeu-lhe  Jesus:  Em  verdade  te  digo  que  hoje  estarás   comigo no paraíso”.

 

II CORÍNTIOS 12. 2-4:   Conheço um homem  em Cristo que há catorze anos (se no corpo não  sei, se fora do corpo não  sei;  Deus  o   sabe)  foi  arrebatado  até  o   terceiro céu.   3  Sim, conheço  o  tal  homem  (se no corpo, se fora do corpo, não   sei: Deus o sabe),  4  que foi  arrebatado  ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis,  as   quais não é lícito ao homem referir.

 

FILIPENSES 1.23:  “ Mas de ambos os lados  estou  em   aperto,   tendo   desejo   de   partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”.

 

 4ª Hades  Acreditam alguns que quando a pessoa morre vai para o Hades. O Hades era um lugar divido em duas partes. Uma era chamada Seio de Abraão.  A outra parte era chamada Lugar de Tormento. Essas duas partes eram divididas por um grande abismo.

 

LUCAS 16. 22.26: “Veio  a  morrer  o mendigo, e foi  levado  pelos  anjos  para  o  seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.  23  No Hades, ergueu os olhos,  estando  em   tormentos,  e  viu  ao   longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.  26  E além disso, entre  nós e  vós está posto um grande abismo,  de   sorte que os que quisessem passar daqui  para  vós  não  poderiam, nem os   de lá passar para nós”.

 

De fato, antes de Jesus vir, os justos, quando morriam, ficavam retidos no Hades, no Seio de Abraão. Isto porque Jesus ainda não havia vencido a morte.

EFÉSIOS 4.8-10: “8  Por  isso  foi  dito:  Subindo  ao   alto,   levou    cativo   o  cativeiro, e deu dons aos homens.  9  Ora, isto  -  ele subiu  - que é, senão  que  também  desceu  às   partes mais baixas da terra?       10  Aquele que desceu é também o mesmo que   subiu  muito  acima  de  todos os céus, para cumprir todas as coisas.

 

 5ª A porta da ignorância -  Há os que acreditam que existe uma chance para aqueles que nunca ouviram falar de Jesus e, estando na ignorância vão para o céu.  Mas nós não podemos nos prender a argumentos humanos destituídos da verdade. A Bíblia diz:

II TESSALONISENCES 1 .8: “ e tomar vingança  dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao  evangelho  de   nosso   Senhor  Jesus”.

 

 6ª O quê acontece quando alguém morre?    Vamos analisar esta questão do ponto de vista bíblico.

a)    Sem Cristo -  Quando alguém parte desta vida sem ter nascido de novo vai direto para o inferno.  MATEUS 8.11.12:  “11  Também vos digo que muitos virão do oriente  e  do  ocidente,  e  reclinar-se-ão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus;  12  mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali   haverá choro e ranger de dentes.

 

 MATEUS 18.8: “Se, pois, a tua mão ou o teu pé  te  fizer  tropeçar,   corta-o,  lança-o de ti;  melhor te é entrar na vida aleijado,  ou  coxo,  do  que,   tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno”.

 

MATEUS 25.41: “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos   de mim,  malditos,  para o fogo eterno,  preparado para o  Diabo  e  seus   anjos”.

 

MARCOS 9.43.47: “43  E se  a  tua  mão  te  fizer   tropeçar,   corta-a;   melhor   é  entrares na vida aleijado, do que,  tendo  duas   mãos,   ires   para   o  inferno, para o fogo que nunca se apaga.  

44  [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]  45  Ou,  se   o  teu    te  fizer   tropeçar,  corta-o;  melhor  é   entrares coxo na vida, do que,  tendo  dois   pés,   seres   lançado   no   inferno. 46  [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]  47  Ou, se o teu olho  te fizer tropeçar,  lança-o  fora;  melhor  é   entrares no reino de Deus com um só olho, do  que,  tendo   dois   olhos,   seres lançado no inferno. onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

 

 MARCOS 16.16: “Quem  crer e for batizado será salvo; mas  quem  não  crer  será   condenado.

 

b) -  Com Cristo -   Vamos saber o que significa isso.

1-       Arrepender-se dos seus pecados.

2-       Aceitar Jesus como único e suficiente Salvador.

3-       Nascer de novo.

4-       Andar em novidade de vida.

5-       Permanecer em Cristo.

 

Se achamos que pelo simples fato de termos Cristo nos lábios já estamos garantidos, cuidado!  Quando uma pessoa vive dentro dos padrões estabelecidos por Deus, a morrer, vejamos o que acontece:

1-  Não existe mais nenhuma condenação para ela.

ROMANOS 8.1 “ Portanto, agora  nenhuma  condenação há para  os  que  estão  em  Cristo Jesus”.

 

JOÃO 5.24: “Em verdade, em verdade  vos  digo  que   quem   ouve   a   minha   palavra,  e crê naquele que me enviou,  tem a vida eterna e não entra  em   juízo, mas já passou da morte para a vida”.

 

Não haver nenhuma condenação significa sem nenhuma dívida para com Deus. Pois a Bíblia diz: ROMANOS 6. “... porque  o salário do pecado é a morte”.

 

E Jesus veio a este mundo justamente para pagar o preço de resgate da vida humana.

ROMANOS 5.10:  “ Porque  nós...  fomos reconciliados com  Deus   pela   morte   de   seu   Filho”. 

 

HEBREUS 2.9: “Vemos, porém, aquele que foi feito um   pouco   menor   que   os   anjos, Jesus, coroado de glória e  honra,  por   causa   da   paixão   da   morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos”.

 

HEBREUS 2.14: “ Portanto, visto como os filhos  são  participantes   comuns   de   carne e sangue, também  ele   semelhantemente   participou   das   mesmas   coisas, para que pela morte derrotasse aquele que  tinha   o   poder   da   morte, isto é, o Diabo”

 

CONCLUSÃO:   Não se deixe enganar, ninguém, senão Jesus, pode nos garantir vida eterna no céu.  Milhões de pessoas estão indo para o inferno porque ignoram as verdade de Deus. 

Pr. Sergio Luis dos Santos

  O Pastor Brás Edimar Casado é casado com a irmã Clô á sete anos. Possuem um filho por nome de João Paulo de 5 anos. Atualmente está pastoreando uma crescente  Igreja em Campinas -SP.

Elaborado pelo designer Toty