Fortaleza de S. João Baptista
Castelo de S. Sebastião
O Castelinho começou a edificar-se em 1555, denominando-se
Castelo de S. Sebastião.
O Padre Jerónimo Emiliano de Andrade descreve-o
assim: “fica situado a Este da baía de Angra, a sua artilharia cruza
com a ponta de Santo António e fecha a entrada a quaisquer navios
inimigos. Esta fortaleza (...) seria contada entre as maiores e melhores
dos Açores, se não estivesse como que eclipsada pela grandeza
colossal do castelo de S. João Baptista, que lhe fica em frente”.
Neste castelo, além do corpo da guarda, há
uma bela casa de moradia dos governadores, um armazém de munições
de guerra e uma grande cisterna que comporta mais de quinhentas pipas de
água.
Do alto da sua praça corre por baixo do chão
um caminho subterrâneo por meio de abóbada, por onde se desce
a uma plataforma ou bateria colocada sobre um penhasco, onde bate o mar.
A fortaleza é fechada por altas muralhas e a praça
plana é guarnecida por catorze canhoneiras. Merece ser visitado
o cubelo ou torreão.
É curioso, ainda, descer à casamata.
Castelo de São Luís ou dos Moinhos
Em finais do século XV foi
construído neste local um castelo com o nome de S. Luís,
o primeiro da ilha Terceira, destinado a defender os habitantes dos pira-tas
argelinos que costumavam navegar nos mares dos Açores. Era também
conhecido como Castelo dos Moinhos, dada a quantidade de moendas situadas
nas suas proximidades. Mais tarde em 1641, serviu para
auxiliar no cerco feito ao castelo de São João Baptista que
naquele tempo estava ocupado pelos espanhóis.
Depois foi abandonado, uma vez que
não podia defender eficazmente o porto.
O lançamento da 1a pedra
do monumento a D. Pedro IV, a primeira a ser pisada por ele, aquando do
seu desembarque em Angra do Heroísmo ocorreu a 3 de Março
de 1845.
A construção, concluída
em Julho de 1856 tem forma de urna pirâmide quadrangular, apresentando
nas suas faces datas alusivas à vida de D. Pedro.