Beleza Pura
CapítulosFique Por DentroBastidoresCréditosPersonagensTrilha Sonora

Bastidores
Baile de máscaras
Saiba como foram produzidos a decoração e os adereços da grande festa de Tomás

 
Tomás não poupou esforços para impressionar os convidados de sua misteriosa festa. Chegou de helicóptero, usando uma máscara e uma capa e encontrou uma decoração encantadora, digna de quem quer causar impacto ao mesmo tempo em que mantém o mistério sobre sua identidade. Cada elemento do cenário foi pensado especialmente para criar esse clima.

Decoração une mistério à realeza
O produtor de arte José Artur Camacho diz que a equipe de produção tentou passar o perfil do personagem para a festa. “O Tomás é um personagem que mostra poder o tempo todo. Ele marca a festa para ostentar, para impressionar. Então utilizamos elementos que remetem à realeza ao mesmo tempo em que formam um clima de mistério”, relata.

Os balcões iluminados utilizados no cenário serviram de base para vidros vermelhos, pães, frutas e flores. “Resumindo, utilizamos naturezas mortas para dar o efeito de pompa. Combinamos o vermelho, cor da realeza, ao negro do mistério”, explica Camacho. Por isso, muitas rosas e frutas escuras, como jabuticabas e uvas. “Conseguimos ficar dentro da linguagem da novela sem perder a densidade do personagem e da festa”, conclui o produtor.

 
Carnaval de Veneza em Beleza Pura
No baile, todos os personagens vestiam roupa de gala. Os homens, de smoking, as mulheres, de belos vestidos longos. O adereço mais curioso da festa, porém, foram as máscaras. Com penas, paetês ou veludos, elas deram um ar de charme e mistério aos convidados.

As máscaras foram produzidas por artistas plásticos de quatro ateliês cariocas (Cláudio Rosito, Cláudio Sampaio, Normandes e Ricardo Torres) em diferentes materiais. Foram utilizados papier marché, tecidos nobres como veludo, cristais, couro, paetês, plumas e plásticos.

“Tivemos o carnaval de Veneza como referência”, explica a figurinista Natália Duran, uma das responsáveis pelas encomendas aos artistas. “E também os bailes de máscaras sofisticados que acontecem na Europa. É uma tradição mais européia do que brasileira, apesar de eles acontecerem por aqui também. Em relação às roupas, usamos cores elegantes como vermelhos e vinhos, além de smokings para os homens”, observa.

Clique aqui para ver mais detalhes das máscaras e da decoração!

Não deixe de conferir as cenas do grande baile nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6.

Novela dá exemplo de responsabilidade social
Acessibilidade para deficientes físicos é abordada na trama
 
A partir desta semana, Sônia e Guilherme começaram a se mostrar preocupados com a acessibilidade de deficientes físicos à clínica Beleza Pura. A dupla resolveu até fazer obras no local para permitir que deficientes possam entrar e circular pelas clínicas, podendo usufruir de seus serviços. Outra preocupação é de treinar os funcionários para que saibam atender da melhor forma os deficientes.

Marco Vitale, presidente do projeto Percepções, ajudou a autora a criar as cenas de conscientização social para o problema, indicando quais mudanças poderiam ser feitas na clínica. “Quem convive com um deficiente, sabe que ele também pode ter senso estético. Até mesmo uma pessoa cega tem essa preocupação de fazer a unha, cuidar dos cabelos. E é muito interessante ver esse assunto ser abordado em uma novela”, declara Marco.

Inclusão social
Segundo ele, há muitos deficientes que ficam constrangidos de ir a certos locais porque a acessibilidade é precária, não há rampas, estacionamentos e corredores adequados. “Não deve haver locais só para deficientes e só para pessoas comuns. É importante que todas as pessoas se relacionem, como vai acontecer na clínica Beleza Pura. É a inclusão da pessoa com deficiência em todos os lugares”, explica.

A iniciativa veio da pesquisadora Danielle Lima, que já trabalhou com projetos de responsabilidade social e acredita que a novela pode ser uma forma de alertar as pessoas sobre o assunto. “São pessoas que, como nós, consomem, têm direitos, usam serviços, são eficientes, mas, que muitas vezes, por falta de acesso vivem num total ostracismo”, declara a pesquisadora da novela.

Então, não perca os próximos capítulos e aprenda com a iniciativa de Guilherme e Sônia.

Werner fala sobre o misterioso Tomás
“Ele parece o Conde de Monte Cristo”, diz, referindo-se ao livro de Alexandre Dumas
 
Para o ator Werner Schünemann, que interpreta Tomás, o misterioso ex-marido de Sônia, o tempo que passou na prisão fez o vilão refinar o desejo de vingança. “Ele é um homem ressentido, que fará de tudo para atingir seu objetivo”, afirma.

Werner diz que adorou o personagem e até cruzou o país para interpretá-lo. “Estava na Argentina quando surgiu o convite”, revela. O ator veio ao Rio e aceitou a proposta, pois o personagem o atraiu. “O Tomás é uma figura bem legal, pois volta para fazer uma vingança depois de ter sido encarcerado pela própria esposa. Isso me fascinou, ele parece o Conde de Monte Cristo”, lembra, referindo-se ao personagem do livro de Alexandre Dumas. Na obra literária, um marinheiro é vítima de complô e vai preso. Quando sai da prisão, porém, fica rico e busca vingança.

Werner diz que gosta de interpretar vilões, mesmo sem saber o rumo de Tomás. “Sei do ressentimento dele, que é um cara rude que já foi muito violento. Vou até aí, depois é com a autora”, garante.

Além da atração pelo personagem, a companhia nos estúdios também foi um grande atrativo para o gaúcho.  “Trabalhar com a Christiane (Torloni) e o Edson (Celulari) vai ser muito bom. E tem o Papa (Rogério Gomes, o diretor da novela), com quem eu queria trabalhar há muito tempo”, declara.

Fique ligado nos próximos capítulos, pois a vingança de Tomás está para começar!

Quer saber mais sobre o novo vilão da novela? Então clique no vídeo acima e confira!

Os opostos se atraem
Adriana Birolli é a namorada de Anderson na trama: “Ele vai curtir a vida com ela”
 
Na pele de Viviane, a nova namorada de Anderson que vai deixar Ivete de cabelo em pé, Adriana Birolli está fazendo sua primeira novela.  A curitibana de 21 anos foi convidada para interpretar a personagem após participar de uma oficina de atores da Globo. A jovem é produtora de teatro desde os 13 anos de idade, trabalha como atriz desde os 8 e esta é sua primeira experiência em novela. “A personagem é uma delícia. A maquiagem é incrível e o figurino também. Ela é uma menina bem diferente!”, declara Adriane.

Nada de caretice
Sobre o romance entre Viviane e Anderson, ela afirma: “É difícil saber se a Ivete vai aceitar a Vivi, porque ela é muito maluquinha, mas vamos ver se a menina muda um pouquinho, né? O Anderson estava precisando de alguém para trazê-lo para a vida. Ela vai aprontar muito e vai fazê-lo mudar bastante, porque ele é muito caretinha. Ele vai curtir um pouco mais a vida com ela”, analisa Adriana.
 
Paulo Vilela concorda que seu personagem merecia uma namorada e não economizou esforços para manifestar sua felicidade com a chegada de Vivi.  “Ele estava precisando, né? Já tinha levado três ‘tocos’! O Anderson está mudando, pois ele é todo certinho e agora conheceu a Viviane, que é bastante revolucionária. A Ivete se preocupa, como qualquer mãe, né? Mas eu acho que se o Anderson realmente se apaixonar pela Vivi, a mãe vai ceder. Como o Anderson é muito tímido e ela é toda espontânea e gosta muito de sair, os opostos acabaram se atraindo. Está sendo tudo muito divertido. A Adriana é ótima”, declara o ator.

Mãe zelosa
Para Zezé Polessa, a atitude de Ivete é apenas uma implicância inicial de mãe, pois a cabeleireira liga muito para a aparência e a moça tem um estilo bem diferente. “A Vivi também tem um jeito meio doido, né? A Ivete fica muito estressada com tudo, como a maioria das mães. Ela tem esse medo, mas acho que depois ela vai observar mais o caráter da moça e vai ver se ela gosta mesmo do filho. Com o Robson também foi assim, no início. Ela implicou por ele ser pedreiro e porque a Rakelli tinha sonhos. Mas depois aceitou. A Ivete quer ver os filhos felizes”, completa Zezé.

E se você acha que Ivete está se preocupando à toa com a influência de Viviane em Anderson, não perca os próximos capítulos! Esse namoro vai virar a vida dele de pernas pro ar!

Você entrevista Ísis Valverde
Mande sua pergunta para a intérprete de Rakelli! Ela pode ser respondida aqui no site
 
Impossível não rir com as cenas de Rakelli, a manicure e esteticista maluquinha, que sonha em dançar no palco do Caldeirão do Huck. Seu jeitinho inocente e desengonçado conquistou o público de todas as idades, inclusive as crianças, que se identificam com essa “moleca”. Ísis Valverde, intérprete da personagem, está muito feliz com o papel e com a receptividade do público.

Se você também curte o trabalho da atriz, aproveite essa chance:  CLIQUE AQUI E ENVIE SUA PERGUNTA PARA ÍSIS VALVERDE. Ela pode ser respondida pela atriz aqui no site da novela! Participe!

Se ela dança, eu danço!
Ísis Valverde fala sobre os passos engraçados de Rakelli
 
“5, 4, 3, 2, 1” Quem ouve essa contagem, já sabe o que vem em seguida: Rakelli começa a dançar daquele seu jeito espevitado, doidinha como só ela. Ísis Valverde, intérprete da personagem, conta que já fez balé na infância e dança contemporânea na fase adulta. “Os passos que a Rakelli faz, às vezes meio desengonçados, faziam parte de um espetáculo que eu fazia no ano passado. Esses passos existem, só que pra Rakelli é uma coisa completamente fora de ritmo”, diverte-se Ísis.

Para dançar do jeitinho de Rakelli, a atriz diz que basta se soltar. Mas quem dá uma canja é Marcelo Faria, que faz Robson, o namorado de Rakelli. Quer ver Marcelo dançando? Então clique aqui e assista ao vídeo exclusivo.

Novela é elogiada por médicos
Veracidade das cenas chama atenção. Saiba como o elenco se preparou para viver médicos na trama
 
Encarar uma mesa de cirurgia e interpretar um médico envolvido com uma situação de vida ou morte foi bastante desafiador até mesmo para os experientes Humberto Martins e Kadu Moliterno. Desde o início da novela os atores têm sido orientados por profissionais de saúde para dar maior veracidade às cenas.

Na última terça, dia 22, foi ao ar a cena em que Sônia sofre uma delicada cirurgia, em que Renato e Gaspar se saíram como heróis. A consultoria médica ficou por conta da cirurgiã plástica Dra. Bethânia Cansanção e da dermatologista Dra. Graça Tavares, que oferece consultoria aos atores desde o início da trama.

 

Humberto Martins já pensou em ser médico
Para interpretar o conceituado Renato Reis, Humberto Martins chegou a perder 9 quilos, buscando evitar uma figura muito bruta e mostrar um profissional que se cuida. Além disso, o ator se familiarizou com uma postura mais elegante e hábitos típicos de um médico. “Essa cena da cirurgia foi uma das mais marcantes e desafiadoras”, declarou o ator, que precisou assistir a diversas cirurgias. “A equipe de médicos nos ajudou muito. Eles nos deram bastante segurança, porque com eles eu tiro qualquer dúvida que tenho sobre o manuseio do equipamento, o vocabulário e a postura. Eles estavam ali sempre para orientar e fizeram isso muito bem. Na infância, já cheguei a pensar em fazer medicina e engenharia”, declarou Humberto.

 

“O clima estava bem real”
Kadu Moliterno, que já interpretou médico na novela Porto dos Milagres, também encarou a cena como um desafio. “A profissão de ator nos dá essa possibilidade de viver uma coisa que jamais poderíamos viver se não estudássemos pelo menos uns 10 anos. Nessa cena, eu acabei de passar por uma situação com muita adrenalina, como cirurgião. Tem algumas palavras técnicas que são mais difíceis, mas quando a gente se coloca na situação, parece que a coisa flui. Eu acho que os atores se saíram bem na cena, pois o clima estava bem real. Mas nunca pensei em ser médico de verdade”, revelou o ator. 

A arte imita a vida
Compenetrados na cena, os atores receberam elogios dos médicos: “Eles acatam tudo o que falamos. Prestam a maior atenção a todas as orientações e estão aprovados”, garantiu Dra. Bethânia Cansanção. Segundo a cirurgiã, alguns instrumentos cirúrgicos utilizados na cena foram trazidos pela produção de arte da novela; outros, pelos próprios médicos. 

 

Dra. Graça Tavares, responsável pela parte dermatológica, mostrou a Regiane Alves e Humberto Martins como é o dia-a-dia de um dermatologista e como o profissional se comporta na clínica de estética. Regiane também assistiu a pequenas cirurgias e tratamentos a laser. A médica, que na infância chegou a pensar em ser atriz, disse que interpretar um médico deve ser difícil e considerou a tarefa um desafio dinâmico e interessante para os atores. “Para mim está sendo muito gratificante fazer esta consultoria. Desde que entramos na faculdade, ficamos presos ao meio médico e esta experiência está sendo diferente e divertida, além de ser uma grande responsabilidade”, contou a doutora.

Elogio dos médicos
A médica destacou que o público vem achando interessante o fato de a novela ter apresentado vários tratamentos novos e de qualidade, que estão fazendo as pessoas conhecerem mais a medicina. “A prevenção contra o câncer de pele, por exemplo, que foi apresentada num programa da Ana Maria Braga, dentro da própria novela, foi bastante elogiada no meio. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Dermatologia nos ofereceu uma homenagem dentro da revista, em que a Regiane Alves também apareceu, e a Sociedade agradeceu à Rede Globo, principalmente à novela, por ter exposto isso para a população. A novela está sendo muito elogiada pelos médicos, principalmente por essa função social, de prevenção de doenças e desenvolvimento da saúde”, enfatizou a doutora.

Rakelli visita Fernanda Lima!
Ísis Valverde vai à casa da atriz e apresentadora para gravar entrevista

 
Nesta terça-feira Ísis Valverde foi à casa de Fernanda Lima para gravar a cena em que Rakelli entrevista a atriz e apresentadora para saber suas dicas de beleza. É que, além de virar garota-propaganda da pasta de dente Branquíssima, agora a espevitada Rakelli vai dar uma de repórter do programa de TV Beleza Pura. A gravação aconteceu na varanda da casa de Fernanda, que há três meses deu à luz gêmeos. Ela recebeu a equipe animada e se divertiu ao contracenar com Ísis na pele da cômica Rakelli.

 
Fernanda respondeu livremente às perguntas, já que estava representando ela própria na novela. Uma das questões levantadas por Rakelli foi sobre alimentos calóricos aos quais a apresentadora não resiste. “Adoro negrinho, aquele doce que vocês chamam de brigadeiro aqui no Rio”, explicou Fernanda, que é gaúcha. “E como você faz, sai correndo quando vê brigadeiro?”, perguntou Rakelli, para gargalhada geral. “Não, eu como mesmo!!!”, divertiu-se Fernanda.

Veja tudo no site!
A cena está prevista para ir ao ar na próxima quarta-feira, dia 23. Só que, como Rakelli sempre fala demais, apenas uma parte da entrevista vai aparecer na novela. A íntegra do vídeo estará disponível no site do programa Beleza Pura, após a exibição do capítulo, para você conferir todas as receitas de beleza de Fernanda Lima. Fique ligado!

Quer saber mais sobre o encontro de Fernanda Lima e Rakelli? Então clique aqui e veja a galeria de fotos!

Saiba tudo sobre os bastidores de Beleza Pura!

Pelas barbas do profeta!
Pedro Brício comenta a obsessão de Erik pela enorme barba
 
O nórdico Erik vive se vangloriando de sua barba ruiva. Segundo ele, quanto maior a barba, maior sua capacidade de fazer “baguncinha” com sua amada Meu Bem. Não à toa, o gringo, um pouco decepcionado com o tamanho dos pelos da sua face, decidiu passar a loção capilar Mateus Sister no rosto. E não é que a receita deu certo? De um dia para o outro, a barba de Erik ficou gigante, para a felicidade do gringo – e susto da esposa e da sogra.

Para Pedro Brício, que interpreta Erik, o tamanho da barba não tem nada a ver com a masculinidade. “Essa coisa de barba não tem nada a ver”.

 
Segundo o ator, o poder da barba é outro: “Ela me deixa engraçado, com uma cara de ‘primitivo’. Mas não gosto de usar barba, coça muito o rosto”, confessa o ator, que teve que usar uma barba postiça, já que a sua não cresceria tão rápido quanto a do personagem.

“Tenho vikings na família”
O personagem de Pedro Brício, o dinamarquês Erik, veio do norte da Europa fugindo de uma roubada e acabou se dando bem com a brasileira Meu Bem. O segredo do charme gringo é a barba, que Erik diz ser garantia de virilidade, tradição passada de seu “vovô viking” de geração para geração. Ruivo como Erik, Pedro garante que tem algo em comum com seu personagem: os antepassados nórdicos.

Descendente de portugueses, o ator lembra que os vikings, há muitos séculos, estiveram na península ibérica e deixaram algumas heranças por lá. “Por isso há muitos ruivos em Portugal. Então, pela vigésima geração antepassada eu devo ter um viking na família”, brinca Pedro.

Outras Novelas
Malhação 2008Ciranda de PedraBeleza PuraA Favorita
[Copyright 2004 - 2008]