Plataforma de governo Aloha!


1) Transformar o colégio em uma sociedade.

(administração, cultura, comunicações, esportes e lazer)

- A palavra sociedade não foi empregada no sentido hierárquico, mas no sentido de igualdade e cooperação entre os quatro campos de pessoas consideradas pela chapa Aloha !, existentes no colégio: Alunos; Corpo Docente; Serviço de Orientação Educacional e Pais de Alunos. O projeto faria da área do colégio um lugar seguro para o exercício do aprendizado, da amizade e da compreensão, não só entre alunos, mas transformando as outras pessoas presentes no colégio ou ligadas a ele, como professores, orientadores, pais e membros da diretoria.


2) Manter uma relação estreitíssima com todos os representantes de turma (Conselho Deliberativo) e com organizações estudantis.

(administração, comunicações, cultura, esportes e lazer)

- Manter uma relação estreita com os representantes significa ter uma visão mais global do realidade do colégio. Além disso, os representantes formam uma parte totalmente ativa dentro do G.E.P.P, constituindo o Conselho Deliberativo, como prevê o Capítulo IV do Estatuto do Grêmio Estudantil Pitágoras Pampulha. Visando uma atuação também externa, a chapa Aloha ! pretende manter contato com organizações estudantis, como a UCMG (União Colegial de Minas Gerais) e a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).


3) Promover eventos culturais periódicos, para o entrosamento entre os alunos, diretoria e os professores (Farofa Musical, Sextão Popular, etc.)

(cultura e lazer)

- Isto seria uma demonstração de que o G.E.P.P se preocupa com a cultura extracurricular dos alunos. A Farofa Musical constitui-se numa forma garantida de lazer e cultura, devido à sua grande aceitação entre os alunos do colégio. Já o Sextão Popular é uma idéia nova, que deverá ter a mesma aceitação, pois está incluído num campo semelhante ao da Farofa: toda sexta-feira, durante o intervalo entre o 3º e 4º horários, será aberto um espaço aos alunos que desejarem demonstrar seus dons artísticos (música, piadas, histórias, etc.) utilizando o equipamento disponível no G.E.P.P. (microfone, amplificador, mesa de som, etc.).


4) Reforma do infra-estrutura do Grêmio (espaço físico).

(administração)

- O local de trabalho deve constituir-se em um ambiente tranquilo e agradável, para que os frutos deste trabalho sejam os melhores possíveis.


5) A efetivação da Rádio Interna.

(comunicações, lazer e cultura)

- A Rádio Interna possibilitará uma maior integração entre o G.E.P.P e os alunos, tornando mais rápida a comunicação entre estes, além de constituir mais uma forma de lazer dentro do colégio.


6) Manter um jornal mensal.

(comunicações)

- O jornal se constituirá em um outro meio de aproximação entre o G.E.P.P e os alunos, servindo como uma interseção entre os acontecimentos internos e externos.


9) Realizações de excursões extracurriculares.

(lazer e cultura)

- As excursões compõem uma alternativa de aprendizado muito eficiente, pois os alunos aprendem de uma forma muito mais descontraída.


8) Organização da Coleta Seletiva.

(administração e cultura)

- A implantação da coleta seletiva ocorreu em 1995, resultado da parceria entre o G.E.P.P e a diretoria do colégio. A chapa Aloha ! deverá fazer campanhas de conscientização dentro do colégio e procurar um bom destino para o lixo coletado.


9) Reintegrar o Pitágoras Pampulha no Intercolegial e incentivar os intercâmbios esportivos a serem promovidos pelo Departamento de Educação Física.

(esportes)

- A reintegração do Pitágoras no torneio esportivo Intercolegial já é, há muito tempo, desejo da grande maioria dos alunos, pois o jovem tem vontade e necessidade de conhecer novos amigos. A grande popularidade dos intercâmbios esportivos realizados no ano passado pelo Dep. de Educação Física demonstraram esta necessidade. Por esta razão, a chapa Aloha ! optou por incentivar também os intercâmbios previstos para o presente ano (Aracruz-ES, Curitiba-PR).