Jornais

Diário de Notícias

Diário de Notícias

Em: 18-DEZ-1999

PAIGC apresenta queixa a Mané contra oficiais da Junta Militar

O PAIGC apresentou ontem uma queixa ao líder da Junta Militar da Guiné-Bissau, brigadeiro Ansumane Mané, por suspeita do envolvimento de cinco altas patentes militares na campanha presidencial de Kumba Ialá. Os cinco oficiais - Zamora Induta, porta-voz da Junta Militar durante o conflito que levou à destituição de Nino Vieira, Emílio Costa, Bitchola Nafafe, Bubu Natchut e Tagme Na Uaie - também já apresentaram queixa à Procuradoria-Geral da República contra o autor da carta, o presidente do PAIGC, Francisco Benante.

Na carta, Benante acusa Emílio Costa de ameaçar de morte outro dirigente do seu partido, Policarpo Almada, aquando de um desentendimento entre ambos, e de ter participado no transporte de urnas de voto a seguir ao sufrágio de 28 de Novembro, não indicando, porém, hora e local. Em relação aos outros oficiais, o presidente do PAIGC acusa-os de terem organizado manifestações públicas de apoio ao PRS, de Kumba Ialá, e refere-se especificamente a Zamora Induta, relatando uma viagem que este fez a Bafatá no período eleitoral, "para convencer as pessoas a votar no PRS".

Diz ainda que Na Uaie "chegou ao ponto de exibir publicamente os seus boletins de voto para mostrar aos outros eleitores a escolha que fez", acusando-o, também, de ter exercido "pressão e ameaças" sobre um presidente de uma mesa de voto, obrigando-o "a deixar votar um homem não recenseado". Os oficiais visados por Francisco Benante são na sua maioria da mesma etnia de Kumba Ialá, balanta, e a sua acção foi relevante na vitória da Junta Militar.

Jornal Diário de Notícias: E-mail: dnot@mail.telepac.pt

ÍNDICE DO JORNAL

Contactos E-mail:

Geocities:  bissau99@oocities.com

Outros endereços referentes a este tema:

Guiné-Bissau, o Conflito no «site» Geocities

Guiné-Bissau, o Conflito no «site» Terràvista

     Get Internet Explorer