Padre Justiniano da Cunha Pereira
ANOTAÇÃO N° 02 [Anotação de Carlos G. Rheingantz:]
PEREIRA, Justiniano da Cunha O club dos anarchistas, comedia composta pelo P. Jus- tiniano da Cunha Pereira, redactor do Parahibuna. Ouro-Preto, Typ. do Correio de Minas, 1838. 22 p. 14 cm Folha de rosto ilustrada.
"Correspondencia. Sr. "Sete" Lendo - o Club dos Anarquistas (comedia composta pelo padre Justiniano da Cunha Pereira, redactor do "Parahybuna"), achei tão bem descriptos os caracteres de alguns dos nossos deputados mineiros, que não pude resistir á tentação de tomar a pena e rogar-lhe o obsequio de fazer conhecida tão excelente peça que tanto honra o genio do seu autor. Outrossim é do meu dever revelar as desconfianças que eu tenho do serem os deputados de Minas o objeto dessa peça, e por isso permitirá que apresente também ao publico esta minha suposição. Sou etc. O Amante do bom gosto", p. 3.
[NOTA: A matéria deve ter sido publicada no jornal O SETE D’ABRIL, Rio de Janeiro, Typ. Americana, do qual existem, na Biblioteca Nacional, os n°s. 1-272, 275-556, 558-718, relativos ao período de 01/jan/1833 a 20/mar/1839, em microfilme PR-SOR 604 (1-3) N/P. Todavia, não foi encontrada a nota acima, na seção "Correspondência", no ano de 1838. A edição referenciada da peça Club dos Anarchistas, comédia ... não coincide com a original, existente na Seção de Obras Raras da mesma Biblioteca Nacional, sob n° 99D, 1, 2, que foi publicada em Barbacena, MG, na Typographia do O Parahybuna, em 1838. Ignora-se qual foi a fonte usada por Carlos G. Rheingantz.]
|