Ciclo da água
(texto trabalhado pelo Adãozinho para esta página)


A água está em constante movimentação em nosso planeta. Com a evaporação, ela forma nuvens e volta ao solo, como chuva. Esse movimento, conhecido como ciclo da água, é muito importante, pois contribui na formação de rios e lagos, fontes de água potável, e permite a manutenção da vida na Terra.


Chuva feita em casa
Material: um copo com água, uma chaleira ou bule de café, uma tampa de panela e fogão.
Como fazer: Coloque água na chaleira e tampe-a. A seguir, ponha a chaleira em fogo médio. Cuidado! Peça ajuda a um adulto, se necessário. Após algum tempo, uma fumacinha começa a sair pelo bico da chaleira. É o vapor d'água! Aproxime a tampa de panela do vapor. Quando este encontra a superfície fria da tampa, volta a ficar líquido, formando gotas. É mais ou menos esse o mesmo processo que forma as chuvas.

O ciclo da água
O Sol aquece a superfície da Terra. Com o calor, a água de rios, lagos e mares vira vapor, formando as nuvens. Uma parte das nuvens acumuladas sobre os oceanos volta para os continentes, empurrada pelos ventos. Quando o vapor d'água esfria, voltando ao estado líquido, ocorrem as chuvas. Uma parte da chuva que cai sobre os continentes é absorvida pelo solo. Outra parte escorre pela superfície terrestre, alimentando rios e lagos. Os rios correm para o mar, onde a água evapora novamente, recomeçando o ciclo todo.

A importância da água
A quantidade de água em nosso planeta é muito grande, ela ocupa três quartos da área da Terra. Porém, quase toda a água está nos oceanos, ou seja, é salgada e imprópria para o consumo humano. Assim, temos que utilizar a água de rios e lagos que, após tratada, chega às nossas casas.

Texto extraído do CD-ROM "Máquina Maluca: viagem do espaço ao centro da Terra".
© 1998 Ciência Hoje/SBPC: www.ciência.org.br
e-mail:choje@omega.lncc.br