- Parque Nacional do Iguaçú -

Localizado no extremo oeste do Paraná, o Parque faz fronteira com o território argentino, além de delimitar-se com diversos municípios paranaenses, abrangendo cerca de 185.000 ha.

Foi criado em 10 de janeiro de 1939 e tombado em 1986 pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade constituindo-se numa das maiores reservas florestais da América do Sul, bem como de proteção dos recursos naturais renováveis do Estado. O tipo de vegetação predominante é a mata pluvial e a mata de araucária, com a presença de palmeira, imbuía, caviúna, erva-mate etc.


Cataratas do Iguaçu - Vista Parcial

No Parque, o espetáculo são as Cataratas do Iguaçu. De forma semicircular, com 2700 metros de largura, as quedas enchem os olhos dos visitantes, pela espuma d'água que cai de uma altura de até 72 metros nos saltos existentes entre o Brasil e a Argentina - o número de saltos varia entre 150 e 300 dependendo da vazão do Rio Iguaçu.

Além das exuberantes cataratas, possui em seu interior outras atrações como a fauna, bastante representativa, o Poço Preto, o Salto do Macuco, o Centro de Visitantes, a Estátua de Santos Dumont, homenagem da VASP ao "Pai da Aviação", responsável pela transformação da área das cataratas em Parque Nacional, e um hotel de lazer.

As Cataratas do Iguaçu, com 2.700 m de extensão e 80 m de altura, são uma das maiores e mais imponentes quedas d'água do mundo. Elas ficam num parque com 492 km quadrados de área e uma reserva natural de 63 km quadrados.

Na região fluvial do médio e baixo Iguaçu foram encontrados mais de trinta sítios ameríndios, o que indica que a área pode ter sido usada como rota de intercâmbio entre a costa atlântica e o interior, no período pré-colombiano.

O parque oferece um safari ecológico para observar plantas e animais em seu ambiente natural. A vegetação é exuberante, semelhante a da Amazônia. Na reserva vivem animais raros ou ameaçados de extinção como a onça pintada, o maior felino da América.