A Reciclagem das Embalagens PET

Rodrigo M. de Oliveira

   O que é uma embalagem PET? O PET (polietileno teraftalanato) é o material (mais precisamente um polímero) usado na confecção das embalagens de refrigerantes. Você o encontra no mercado e, ultimamente em nossos rios e lixões, no modelo verde ou transparente. Este material foi descoberto em 1941 e passou a ser utilizado em 1970 após provar para ecologistas que é possível reciclá-lo. No entanto, a partir do momento em que foi colocado no mercado, os efeitos no ambiente foi se tornando cada vez mais discutidos entre os ambientalistas.

Se por um lado o polímero apresenta vantagens como leveza, transparência, praticidade e resistência; também apresenta desvantagens para o meio ambiente. Como não pode ser transformado em adubo, e é de difícil degradação em aterros, a única saída para reutilização do material é a reciclagem. Mas como é feita esta reciclagem?

Após feita a separação das embalagens, o material limpo é triturado em pedaços aproximadamente iguais e segue para uma reciclagem secundária. Aí o PET é reprocessado mecanicamente para recuperar o poliéster para, então, ser utilizado na fabricação de lâminas ou embalagens para material de limpeza e alimentos. Existe, ainda uma outra forma de reciclagem na qual ocorre uma espécie de reversão química recuperando-o para reaproveitamento na confecção do mesmo produto. Uma terceira forma de reciclá-lo seria utilizá-lo em usinas termoelétricas que recuperam parte da energia utilizada no material, porém se a usina não possuir instalações adequadas pode poluir o ar.

Devemos lembrar que antes da reciclagem , todas as garrafas de refrigerantes são separadas umas das outras pela cor ou pelo símbolo de reciclagem impresso na garrafa. Tudo é vendido para fábricas especializadas que fazem a lavagem e limpeza para a retirada do rótulo, tampa e detritos (como exemplo, resto de refrigerante e terra).

Há, ainda uma forma de reciclá-lo em casa. Basta que você transforme essas garrafas (independentes do volume que comportem) em enfeites com traços retorcidos. Enfim, use a sua criatividade.

Porém se achar difícil fazer alguma das opções acima, basta que jogue a garrafa no local correto, o lixo; e não em nossos rios e áreas da cidade. Assim, todas as vidas do planeta agradecem!

Fonte: CEMPRE Informa – Compromisso Empresarial para Reciclagem