Sobre a Free Software Foundation

É dedicada em eliminar restrições em cópia, redistribuição, entendimento e modificação de programas de computador. A FSF faz isso promovendo o desenvolvimento e uso de software gratuito em todas as áreas de uso de computador. Especificamente, a FSF está desenvolvendo um sistema completo e integrado chamado "GNU" (GNU's Not Unix ou GNU Não é Unix) que é compatível com Unix. A FSF já está distribuindo muitos dos componentes que teve que criar.

A palavra "free" em FSF significa liberdade, e não preço. Você pode ou não pagar um preço para obter software GNU. De qualquer maneira, uma vez que você tenha o software você tem três liberdades específicas em usá-lo. Primeira, a liberdade de copiar o software e dar cópias aos amigos ou pessoas; segunda, a liberdade de mudar o programa conforme o seu desejo, tendo total acesso ao código fonte; terceira, a liberdade de distribuir uma versão melhorada e assim ajudar a construir a comunidade. (Se você redistribuir um software GNU, pode cobrar uma taxa para o ato físico de transferir uma cópia, ou você pode distribuir cópias à vontade).

Quando você for fazer referência ao Linux, é importante que adicione o termo "GNU". Isso porque o Linux na verdade incorpora o sistema GNU: sem todas as funcionalidades oferecidas pelo conjunto de ferramentas GNU, o Linux não teria praticamente nenhum uso. Por isso, sempre use o termo Sistema GNU/Linux ou Sistema GNU baseado em Linux ao mencionar o Linux.

Retorna