De 13 à 15 anos
Volta à Juvenil
Quando a criança atinge a idade de 13 anos, ela está numa fase de transformação.
É a fase que ela passa de criança à adolecente.
Trabalhar com adolecentes, requer um cuidado maior, pois exige do professor um "felling" maior, pois o adolescente está se descobrindo como um individuo.
Posso separar essa idade em vários níveis distintos, mas para facilitar o entendimento do meu texto, vou classificar essa idade em dois níveis:
1º nível: Esses são os tenistas que estão descobrindo o jogo de tênis, ou estão começando a jogar, ou já jogam a muito tempo, mas não competem e usam o tênis apenas como lazer e para fazer amizades.
2º nível: Aqui a história é outra. Os tenistas desse nível competem em campeonatos da federação.
Esses tenistas sabem realmente o que é o "tênis" e alguns deles sabem tanto que podem jogar contra um adulto perfeitamente e em nível muito alto.
Para os pais que me perguntam a carga horária de treinos pra essa faixa etária, eu sempre faço uma pergunta logo a seguir: Qual é o objetivo do seu filho?
Se o objetivo for para tenistas do nível 1, eu recomendo 3 vezes por semana 1 hora por dia.
Se o bojetivo for competição para campeonatos de federação, eu recomendo treinos diários, sendo duas horas de quadra e mais uma hora de preparo físico.
Os pais tem uma preocupação muito grande com tenistas dessa idade, pois a escola começa a pesar na hora de decidir se o filho pode vir a ser um tenista de ponta, ou se ele perderá o seu tempo treinando e competindo, sendo que ele poderia estar estudando e se preparando para o vestibular.
Agora vem aqui a minha dica:
Se você que é pai ou mãe e tem essa dúvida, a única pessoa que poderá lhe responder essa questão, será o professor do seu filho, pois ele é um profissional na área e garanto que ele já viu muitos atletas se darem bem, ou mal nessa profissão de tenista, portanto ele é a pessoa que vc terá que confiar na hora de fazer essa pergunta.
Muitos pais e mães, acham que o filho não dá pro negócio quando ele começa perder vários jogos, ou ficam animados demais quando ele começa ganhar jogos sucessivos, mas isso não indica nada, ser profissional é muito mais que ganhar ou perder jogos de federação.
Eu já vi garotos começarem a jogar com 16 anos e serem execentes jogadores de nível muito alto.
Portanto se você já não está mais nessa faixa de 13 à 15 anos, não desanime, você poderá seguir a carreira de tenista, claro, se você levar jeito pro negócio.
Mas isso, é como em qualquer profissão!

Gostaria que você que é leitor da Tênis Date, faça comentários à respeito dessa matéria e se tiver alguma dúvida, crítica e sugestão, por favor me mande um e-mail, terei prazer em respondê-lo.

Por Marcelo Ribeiro Cunha
Data 15/11/98