Treinadores universitários Norte-Americanos
Volta à MATÉRIAS ESPECIAIS
Os treinadores universitários norte-americanos tem uma função diferente dos professores que trabalham em academias e clubes.
A diferença principal entre um treinador universitário e um professor comum é que se não ajuda um aluno apenas com o seu jogo de tênis, mas tem que orientá-lo para a vida no futuro.
Os treinadores universitários tem que ter amor pelo que se está fazendo, já que a profissão não vai deixá-lo rico.
Obviamente é preciso treinar o seu esporte, mas entendê-lo é mais importante que ser um bom jogador. É preciso saber lidar com o seu atleta sempre tendo certeza de que o treinador não está deixando ir no caminho errado.
A principal tarefa de um treinador universitário é ensinar aos atletas os princípios do trabalho duro e disciplina, ensiná-los como lidar com adversidades e pressão e isso os ajudará em suas vidas e consequentemente, nas suas carreiras como jogador de tênis.
A pressão de estar numa universidade, devido aos estudos puxados, atrapalha e muito o trabalho do treinador, mas o objetivo principal da escola é mostrar para os atletas que o fato de ganhar ou perder no esporte, jamais poderá se impor aos princípios que são para o crescimento do atleta como um indivíduo, estabelecidos.

Por Marcelo Ribeiro Cunha
Data 22/03/98