Mudanças nas regras para 2002

VOLTA À MATéRIAS ESPECIAIS
Algumas alterações aprovadas pela CBT - Confederação Brasileira de Tênis, em Assembléia realizada no início de dezembro, vão afetar profundamente as competições da temporada 2002. A mais importante é a que se refere ao "NO AD". 

No próximo ano, os jogos voltam a ser realizados com games com vantagem e desvantagem, ou seja, foi abolido o "NO AD". Também foi aprovada a substituição do terceirro SET pela disputa de um SUPER TIE-BREAKE , sistema baseado no Tie-Breake, porém mais longo, terminando em 10 pontos. No caso de empate em 9 a 9 há a necessidade de 2 pontos de diferença.

Com relação a esta regra, a única exceção feita foi para a categoria 18 anos, que jogará três sets normais em torneios da CBT. 

No Estado de São Paulo a Federação Paulista de Tênis adotará esta mudança para todas categorias. 

Outra alteração importante foi a divisão das idades de tenistas infanto-juvenis principiantes. As categorias 12MB, 14MC e 16MC foram desmembradas em 11MB, 12MB, 13MC, 14MC, 15MC e 16MC. 

Com as alterações as chaves dessas provas ficarão menores, possibilitando uma maior organização nas chamadas, menos atrasos e também maior competitividade pois, para quem começa a participar de campeonatos, a diferença de idade pesa muito, principalmente para os que estão no primeiro ano da categoria. 

A pontuação para promoção e rebaixamento também sofrerá alterações que facilitarão a passagem dos tenistas para categorias superiores. 

As informações completas serão publicadas no Calendário para o 1º semestre de 2002 que tem a previsão de 90 torneios.

© 2001 - Federação Paulista de Tênis


Por Marcelo Ribeiro Cunha
Data: 29/12/2001

Volta ao topo

1