Saiba como evitar as doenças de verão, principalmente o Câncer de pele.

VOLTA À MATéRIAS ESPECIAIS

O verão chegou, e junto com ele, o sol forte, a praia, os picolés, e o clube ficaram mais convidativos. No entanto, procure ficar atento para não estragar as suas férias, já que essa estação também propicía uma grande incidência de doenças de pele, além de algumas infecções e micoses.

Como a pele é o órgão mais exposto do corpo, e em conseqüência disso o mais desprotegido, sofre com as agressões do meio ambiente, principalmente de intensos raios solares. Qualquer alteração na sua pele, como surgimento de pintas ou alguma modificação nas pintas já existentes, como sangramentos, aumento sugestivo ou escamações, procure o médico para fazer um exame e avaliação, pois são os sintomas do câncer de pele, o qual se descoberto a tempo, não causará danos maiores, nem a sua pele, nem ao seu organismo.

Câncer de Pele

Melanoma

O Melanoma é o tipo mais perigoso de câncer de pele, e espalha-se rapidamente pelo corpo (metátase). É identificado geralmente através de pintas que aumentaram de tamanho, ou que tem coloração diferente das demais pintas do corpo, ou que a cor ou formato de uma metade não coincide com a outra metade. Se diagnosticado cedo, maior será a probabilidade de reversão.

Carcinoma Basocelular

Esse é o tipo mais comum e também menos agressivo do que o melanoma. Raramente se espalha pelo corpo e pode aparecer como nódulo ou ferida que nunca cicatriza, uma mancha avermelhada ou como uma lesão, parecida com uma verruga.

Carcinoma Espinocelular

Também surge como uma lesão nodular ou de uma verruga. Embora tenha mais chances de se espalhar pelo corpo do que o basocelular. Não é tão agressivo como o melanona.

Observação: Evite o sol das 10 horas da manhã até as 16 horas. Esses são os horários onde os raios solares UVB estão mais presentes. Esse é o grande responsável por tudo de ruim que pode acontecer à nossa pele. Então, seja esperto e fuja dele!


Fonte: Círculo Militar em Revista. Janeiro 2002


Por Marcelo Ribeiro Cunha
Data: 27/01/2002

Volta ao topo

1